DSB e as duvidas...


Recommended Posts

Adquiri cerca de 15 a 20 Kg de areia sugar size que iria substituir a areia que tinha no fundo meu aquario dado ser areao de coral com 2/3mm.

Como a areia se encontrava em funcionamento á muito tempo noutro aquario, e, apresentava muita vida optei por fazer uma DSB na Sump, um pouco tambem pelo facto de 20Kg de areia não darem por cobrir o fundo do meu aquario :cry: . Ao começar a retirar a areia sugar size do balde onde vinha verifiquei que o cheiro era muito forte :shock: e que deveria lavar a mesma.

Tendo em conta que iria perder alguma da vida fiz 2 passagens por agua do meu aquario. O cheiro ficou mais reduzido e a areia com melhor aspecto.

 

A minha questão agora tem a haver com a manutenção da DSB que agora exite na minha SUMP com 8 a 10Cm de altura de areia. Basicamente tenho cerca de 20 nassarius neste momento nesta area mas as perguntas são algumas.

 

1º só os nassarius chegam para manter a DSB em bom funcionamento?

2º se preiso de mais bichos quais? claro dos possiveis de serem inseridos manualmente

3º que cuidados tem voces com a DSB?

4º como se diz por ai, quais os truques e dicas que dão para uma boa DSB?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel,

 

Tens DSB? Colocas-te lá minhocas da Pesca com sucesso? não te morreram?  

 

Neste momento tenho duas DSB´s, uma no refúgio com 50x50x12 cm e outra na sump com 30x35x15 cm. A do refúgio está já muito colonizada (dada a idade do aquário - tem apenas 2 meses). Coloquei minhocas provenientes do aquário do Marco Madeira que se multiplicaram muito e estão agora a colonizar a DSB. Penso que as minhocas são iguais às usadas na pesca! Pelo menos não vejo diferenças entre elas e como são provenientes da água do mar deduzo que sejam iguais.

 

Claro que também alimento a bicharada que está no refúgio embora com pouca frequência. O refúgio como está elevado e não está na sump não tem muita matéria orgânica proveniente do aquário por isso duas vezes por semana coloco um pouco de mysis e também cyclopeeze.

 

Aqui ficam duas fotos com 2 semanas de diferença entre elas - pode ver-se um crescimento muito grande das macroalgas!

 

Pic_5908_5.jpg

 

Pic_5908_9.jpg

 

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diversidade = qualidade por isso acho que de vez enquanto o pessoal devia fazer trocas de areia e/ou rocha viva. Um dia destes ponho aqui um post a desafiar o pessoal para se fazer algum intercâmbio. Tem é que se criar um "comité sanitário" que certifique o aquário de origem relativamente a certas pragas. :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...