Recommended Posts

Publicado

olá forum.

recentemente introduzi riçia no meu plantado,

a minha duvida é a seguinte.

setup (120*40*45),co2;fertelizante 5ml semanais,3ml KNO3,tpa semanais 50lts.

tenho 90w de luz (1*30w fluora ,1*30w 865 ,1*30w 827).

pois aqui é que reside a minha duvida será que a 827 não é a ideial?

tenho o aqua com muitas plantas de cresçimento rapido a desenvolverem-se muito bem (podas semanais).

plantei a riçia no fundo do aqua reçentemente mas ela teima em não se desenvolver-se.

porque será?????

cumps

Manu33.

Publicado:

fertelizante no solo?! O que isso tem haver com uma planta flutuante?!

Em primeiro lugar era importante referir com tens pressa a riccia, embora isso n seja quase relevante.

Quase de certeza que o que se está a passar é que tu tens pouco luz para o teu aqua. Tens 90w o que me parece pouco para um aqua da tua litragem, ainda para mais com a altura que o teu tem, de 45 w.

Eu tenho um cubo de 50 cms de altura e acredita que se nota a diferença, mesmo pequena, de watts, no que se trata de as plantas terem um bom espectro junto ao areao...

Por isso tenta rever a tua iluminação, e, se não queres perder a riccia entretanto, mete-a numa maternidade a superficie e ve se a mesma se desenvolve.

Publicado:

eu prendi a riçia seguindo este topico.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=20620

não vejo qual a ração dela não se desenvolver porque tenho

Glossostigma elatinoides e esta desenvolve-se muito bem.a questão é a seguinte será a lampada 827 que não é indicada???

cumps

Manu33.

Publicado:

Quando dizes a lâmpada 827, referes-te a um indicie de reprodução de nivel 8 e uma temperatura de côr com 2700K certo?

Sim seria melhor uma lâmpada com uma temperatura de acima de 4000K, mas não vejo ser dai o problema.

Publicado:

a razão já eu te disse.... falta de luz.

Tens de reforçar mais a calha para chegar mais luz ao fundo. De preferencia lampadas de temperatura 6400k, o mais parecido possivel à luz do sol

Publicado:

Desculpa não ter reparado antes, mas é claro que a Riccia no fundo com apenas 90W para 216l não poderia estar bem de saúde.

Já agora uma pergunta

Tens injecção de Co2?

Senão tens já deves saber que as plantas necessitam muito dele.

Publicado:

Podes colocar umas fotos

É sempre interessante ver destes casos, pois se tens a Glossostigma a desenvolver-se bem e verdinha (calculo eu) mais uma vez se prova que não podemos uniformizar os conceitos das regras para um Aqua plantado de Excelência, pois cada caso é um caso.

Claro que teres apenas 45cm de altura ajuda e muito.

E o Co2?