Identificação de CA


Recommended Posts

Gostaria de saber as opiniões sobre a especie da foto.

 

Foi-me vendido como cynotilapia afra "white top"

mas no site cichlid forum vi uma outra especie que tambem é bastante parecida:

- Pseudotropheus kinsizei

 

Já ouvi algumas opiniões fora do forum mas gostaria de "ouvir" mais umas.

 

Fotos(com a qualidade que se conseguiu :wink::

- a primeira foto tá um pouco tremida e mais escura(foi sem flash)

 

Pic_3843_3.jpg

Pic_3843_4.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem duvida que é Cynotilapia Afra, pela forma do corpo e a boca não engana.

Para teres a certeza podes confirmar se o animal tem os dentinhos bem visiveis, a sua imagem de marca.

 

Cump

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tb me parece um afra, bem parecido por sinal com um k tenho - acho k na nova classificação do Konnings se chama Cynotilapia afra hara.

Vê neste site as imagens...

http://www.franchi-cichlids.com/Cynotilapia.htm

 

Já agora, Jorge Carvalho, n recebeste as minhas mps???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que é um "white top" não há dúvidas.

Que existem aos montes à venda nas lojas com a designação de cynotilapia afra também é certo.

Quanto à sua verdadeira identificação é uma incógnita, já que existem muitos c. "white top" e nenhum que eu me lembre de ter visto (capturado no seu meio selvagem) é igual a esse :)

Quanto à dentição também me parece que seja de cynotilapia, inclusive eu já os tive nos meus aquários. Agora que população de c. afra é ou se é alguma mistura entre afras que algum exportador/criador fez, isso já é mais dificil saber :D

 

acho k na nova classificação do Konnings se chama Cynotilapia afra hara.

 

Permite-me o esclarecimento:

Pseudotropheus sp. "zebra hara" ou Cynotilapia sp. Gallireya Reef não são nenhuma nova classificação porque ainda não foram classificados (tanto é que ainda há dúvidas quanto a ele ser um ps. ou um cyno.), são sim uma nova espécie capturada em Gallireya Reef.

 

Citando o Konings: Que ele faça parte do grupo dos cynotilapia não é certo; eu ainda não tive ocasião de examinar os seus dentes.

 

Concerteza que neste momento já existirá mais informação sobre isso e provavelmente até já estão identificados e classificados, no entanto esta é a última que tenho.

 

Os espécimes e seus descendentes que tenho conhecimento existirem em Portugal têm todos a mesma proveniência - Feira de ciclídeos de Vichy 2004.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. não há certezas sobre o que é.

 

Cynotilapia afra hara não me parece pois nesse as ricas vão até à barbatana e tem riscas na testa que este meu não tem.

 

Gostava de saber o que era para lhe arranjar mulheres mas não vai ser fácil.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cynotilapia afra hara não me parece pois nesse as ricas vão até à barbatana e tem riscas na testa que este meu não tem.

Carlos,

 

"Hara" não é de certeza bowdown

 

Gostava de saber o que era para lhe arranjar mulheres mas não vai ser fácil.

 

Mesmo não sabendo o que é, é fácil arranjar femeas para isso, basta ires a uma loja que tenha esses peixes (machos e femeas) e escolheres uma fêmea. Se reparares esse teu peixe tem duas risquinhas pretas na cauda, as fêmeas também têm essas rsiquinhas na cauda, e como nenhum outro afra as tem é fácil :oops:

Esses "afras?" são muito diferentes do que qualquer afra bem identificado, mesmo as fêmeas.

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem...para lançar mais confusão e contradizer a ideia do Nelson que com tanta convicção diz não se tratar de um "afra" ou uma mistura de grelos proveniente de algum produtor sem escrúpulos, aqui vai:

 

Fotos dos Ps. sp. "kingsizei" likoma island - maingano

 

Pseudotropheus.sp.kingsizei.M.jpg

Macho (sem dúvida muito parecido com a foto do Carlos e com as fotos apresentadas pelo Nelson)

 

Pseudotropheus.sp.kingsizei.F.jpg

Fêmea (como devem reparar tem uma cor amarelada escura)

 

Fotos dos meus peixinhos há 1/2 dúzia de anos a trás

 

C.afra.manhoso.M.jpg

Macho (sem dúvida parecido ou mesmo igual à foto do carlos)

 

C.afra.manhoso.F.jpg

Fêmea (sem dúvida muito diferente da anterior e não tem nada de amarelo, é cinza com riscas escuras verticais, à emelhança de qualquer outra afra)

 

Conclusão: o iogurte não tem espinhas :wink::arrow:

 

OBS: Carlos, por acaso não compraste nehuma fêmea quando compraste o macho? Não tinha fêmeas quando compraste esse peixe?

 

cumps

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Não, onde comprei não tinha fêmeas ou diziam que as femeas eram muito parecidas com os machos mas eu não arrisquei a trazer machos como femeas.

 

Mais umas fotos(estas são do aqua onde estava antes):

Ainda não consegui tirar-lhe À boca para apanhar os dentes...

 

Pic_3841_15.jpg

Pic_3841_16.jpg

Pic_3841_17.jpg

Pic_3841_18.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais