Duvidas de iniciado


Recommended Posts

Pois bem gostava de juntar um aqua salgado á minha colecção de doces.

 

Agora a ideia era fazer um mano reef com corais (não sei se é possivel), um aqua com cerca de 15L (25x25x25)

 

Equipamento, peixes ou outros, corais, cuidados???...se for possivel

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Bem, num aspecto posso dizer que não seria impossível teres um aqua desses com uma única xénia, de preferência das brancas, visto não crescerem tanto como as castanhas, mas não garanteria que durassem muitos meses!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já vi reefs muito bonitos e com algumas estabilidade com 20.. 25 litros. Por isso deve ser possivel fazeres um com esse tamanho... mas valerá a pena?

 

Poderás meter um ou outro fragmento de coral e esperar que ele cresca. Pouparás em rocha viva e iluminação e um escumador é bastante dispensavel. Mas que irás gozar com isso? Mais cedo ou mais tarde irás crer fazer algo decente e ai irás gastar dinheiro :wink:

 

A minha opinião é que é possivel fazer-se algo parecido com um reef com essas proporçoes mas nada aconselhavel a um iniciado por infindaveis razoes. Fica ao teu critério (: informa-te muito.....

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem sendo sincero a resposta é não. Não adianta dizerem que sim, talvez, com cuidado, poupas aqui poupas ali....

Se, e digo, Se quisermos dar um habitat decente aos nossos animais temos de lhes dar condições senão qual o prazer de investir em bombas e reactores disto e daquilo? Se não pra lhes dar um ambiente do tipo casa, para não se sentirem mal ou menos mal.

 

De facto com essas dimensões podes encher de água, colocas um pedaço de rocha viva, compras uma boa luz, esperas que isso estabilize e compras um coral do tipo xénias ou actinodiscos e pronto montaste um nano... Mas qual o prazer ou mesmo qual a finalidade? Depois ganhas o bichinho, começas a aprender mais tens dinheiro e ai sim vais gastar mas numa coisa que sabes que vai durar mais tempo e vais por peixes e corais, etc...

 

A minha opinião mudou muito desde que comecei com os reefs sempre me disseram que um yellow tang era muito peixe para 100litros, e ao ver que ele não crescia devido ao espaço bem decidi logo por a venda. Acho que todos podemos ter até os peixes mais incriveis do oceano desde que lhes demos condições para tal.

 

Por isso, na minha opinião, vais lendo muito, vais estudando, juntas uns trocos, compras um aquário de 60cm ou de 80cm, uma boa luz, um bom escumador, uns quilinhos de rocha, esperas umas semanas compas um coral ou dois esperas mais uma semana, compras 2 nemos(amphirion ocellaris) e ficas com aquáriozinho jeitoso.

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja tive penicos maiores... :D

 

concordo com o que o luis disse: qual o prazer de ter um aquario desse tamanho? e porque nao juntar uns trocos e fazer uma coisa mais a serio, em que se pode fazer umas "brincadeiras" engraçadas...?

100 PIXEL DE ALTURA MÁXIMA...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel,

 

se queres entrar nessa pensa em algo com mais de 60 litros. Mais pequeno é um passaporte para a chatisse. É difícil de estabilizar e qualquer pequeno erro assume facilmente proporções de catástrofe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok...vou me informar do resto...e o objectivo deste topico foi mesmo esse...começar a aprender por algum lado

 

Só pensei em 15L porque tinha um cubo com plantas e camarões que pretendo aumentar para um de 60c...mas tenho que ver então o que prefiro.

 

Se fosse um cubo quais as medidas miminhas que aconselham, equipamento, etc...

 

 

Também tenho um aqua de 120L, mas ai tenho que acabar com os meus aquas de agua doce, porque a agua salgada dá muito mais despesa.

 

Mas para ter uma ideia o que teria que comprar...e em média se me poderem dizer uma média de custos, tipo orçamento :lol: era ''fish'', para poder fazer contas ao ''TEMPO''

Depois de Adão e Eva terem feito "amor", Deus apareceu a Adão:

- Onde está a Eva?

- Foi lavar-se ao rio !

- Estou tramado, nunca mais consigo tirar o cheiro ao peixe.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Simples. Para teres um reef dá-lhe 60Litros e só fazeres contas.

Para um orçamento voute dar o meu de 100Litros, tu com 120 e praticamente igual.

 

Luz- Calha Jebo lifetech 86cm's PowerCompacts - 120€

Escumador - AquaMedic MidiFlotor - 150€

Rocha viva - 15/16/17/18 € o Kg depende da loja ; 20% do volume do aquário em rocha por ex 100Litros/20Kg

Bombas de circulação - 20x o volume do aquário ou mais em circulação - 50 a 90€

Areão - Sacas de 13Kg Aragamax - 35€

 

Com isto ta um reef montado.. depois é paciencia que essa é de borla. :)

 

 

Cumps

meureef.jpg[Clickable]
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não nos podemos esquecer dos preços dos corais que na minha opinião são mesmo muito caros!

Pensa nas tps e como as irás fazer. Com agua do mar? então tens que arranhar modo de a ires buscar e a guardares... Com osmose? Então tens que lhe adicionar sal...

Ah.. não esquecer a evaporação de agua... è bom! Mas se não for controlada pode-se tornar um problema (mais a mais num nano...)

Como dizia a minha mae: "Isto de ter bixos é muito bonito mas..."

A minha opinião é que salgados é para quem tem um certo nivel de experiençia, muita paçiencia, disponibilidade e algum dinheiro extra na carteira... se assim não for : Penso que n valha a pena...

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais