!!! AJUDA URGENTE !!!


xalam

Recommended Posts

À coisa de duas semanas mudei um pouco o layout do meu comunitário 100lt para começar a por umas plantinhas vivas....

Basicamente coloquei mais areao fino por todo o aqua e plantei 4 plantas para fazer companhia à minha anúbia já bem grandinha...

Não arrisquei a injeção de CO2 pois não quero perturbar a comunidade existente.

Antes desligava o filtro durante a noite, mas li aqui no forum que convinha não desligar para não matar as colónias de bactérias, e neste momento está sempre a bombar 24/24.

Substituí a bomba de ar com a bela da pedra difusora por um pequeno "fazedor" de bolhas que desligo de noite juntamente com a luz...

 

A noite de sexta para sabado e o dia de sabado, este fazedor de bolhas, ficou por esquecimento desligado, e quando cheguei à noite, tinha os peixes praticamente todos com excessão das coridoras, à tona da àgua.

Fiquei bastante alarmado principalmente com os dois escalares e com um faca negro junior que parecia tentar estar à tona e não tinha forças. Os neos tinham as guelras muito vermelhas...

Liguei as bolhas e passados uns minutos os escalares já estavam menos ofegantes e a circular no meio do aqua.

No domingo de manhâ o faca negro junior estava morto... mas de resto tudo aparentava normalidade...

 

Agora estou em choque novamente... As bolhas estão desligadas à 3 horas e o cenário é o mesmo, todos à tona da àgua e inclusive, o faca negro sénior, anda por fora do esconderijo dele e a vir à superfície. Faz umas paragens estranhas, como se fosse ficar ali a morrer...

 

Ajudem-me por favor, já perdi um peixe que adoro e agora não queria perder o outro, que já cá está à quase um ano...

 

O que será que se está a passar ???

 

PS-Desculpem o testamento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem em principio não é das bolhas (como dizes) estárem desligadas, ou melhor, não deveria ser, visto que na prática isso só vai facilitar as trocas gasosas.

 

Tens o filtro á superficie ou não? Se não põe!

 

Esse peixe faca está bom de saude? Pode ser a causa das mortes :lol:

 

Responde a isto e põe o SETUP do teu aqua aqui para uma melhor ajuda

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aparentemente pela tua descrição tens falta de oxigenio na agua.

 

Falta é investigar porquê.

Verifica o filtro e se tens agitação na agua suficiente de forma a produzir boa a agua bem oxigenada.

Se tiveres testes vê se não tens nitritos ou nitratos muito elevados.

 

Entretanto espera por uma opinião da malta mais experiente.

De qualquer das formas mantem o difusor de ar ligado.

Um abraço

Paulo Campos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro é externo e não faz bolhas, daí a necessidade de ter filtro de ar...

Este fazedor de bolhas está enterrado no areao.

 

Apenas tenho o teste de PH, e está nos 6,9/7, como sempre esteve...

 

Amanhâ vou fazer TPA matinal e ver mais ajudas daqui do pessoal, e vou deixar as bolhas ligadas durante a noite.

 

O faca tem estado sempre de grande saúde, muito tímido, mas sempre em movimento dentro da sua fortaleza...

Quanto ao setup, tenho de o fazer....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei se percebeste mas o que o pessoal esta a sugerir é que ponhas o retorno de agua do filtro externo mesmo a superficie para que haja agitação de agua na superficie de maneira a aumentar as trocas gasosas!

 

abraços

os meus Canito/as

assin5.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que era mesmo falta de oxigenação na água, pois hoje de manhâ estavam bem mais calmos.

Já fiz o TPA e meti a saída de àgua do filtro mais espalhada e mais "borbulhante".

 

Agora coloco a questão de o porquê disso estar a acontecer uma vez que antes tinha apenas a pedra difusora com uma bomba de ar externa e também desligava de noite. As plantas podem consumir o O2 durante a noite ??? Não era suposto produzirem O2 e não esgotá-lo ???

 

Obrigado pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, buenas!!!

 

Xalam disse:

 

As plantas podem consumir o O2 durante a noite ??? Não era suposto produzirem O2 e não esgotá-lo ???

 

Oui, c'est ça!!! É que é isso mesmo. Fora do fotoperiodo, as alfaces não realizam a fotosintese, pelo que não libertam o O2. À noite elas respiram, e tal como nós, utilizam o oxigénio, libertando para a água o dióxido de carbono`. Desta forma, durante a noite, deve-se, á partida, NÃO injectar cO2 na agua, e incrementar o oxigenio, atraves de, por exemplo, uma bomba de ar, ou a saida do filtro junto à superficie da agua, de modo a movimentá-la o mais possivel. Se as dimensões do aqua assim o permitirem, sugiro a utilização de uma powerhead, a injectar bolinhas para dentro do aqua. No meu caso, optei por deixar o cO2 sempre a bombar para dentro da agua, mas tal deve-se não a qualquer necessidade das plantas, mas porque uso o acido carbonico produzido pelo meu cO2 caseiro, para baixar o pH da agua, evitando assim a inserção de quimicos correctores. Durante a noite, ligo sempre uma powerhead, além da bomba de ar que está a trabalhar 24H, para compensar. ----

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alfaces desgraçadas.... :?:

 

F.Vicente :

Então quer dizer que devo deixar as bolhas a bombar durante a noite.....

Em relação ao CO2 caseiro, já o tenho a funcionar no meu pequeno plantado, mas tenho grande receio em po-lo no comunitário, principalmente pela descida rápida o PH para os peixitos...

Como tens o teu equilibrado ???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Durante a noite deves deixar a trabalhar tudo o que incremente as trocas gasosas, pois é assim que se faz a oxigenação da agua. Ao contrario do que muita gente pensa, não são as bolhinhas de ar que saiem da bomba que oxigenam a agua, mas sim o movimento que provocam á superficie, quando sobem.

Quanto ao 'equilibrio', pois bem... eu, no aquario de 460 lts onde mantenho as plantas, tenho tambem uma grande quantidade/variedade de tetras, alem de 6 discus..., e mais umas coisitas... bem, sendo peixes de pH baixo, entre os 6,2 e os 6,8, e a agua que tenho na rede alcalina, cheguei a este equilibrio...se ficar o cO2 sempre a bombar, o pH mantem-se nos valores que desejo, se o por só durante o dia, não baixa o suficiente. Nesta altura, deixei-me de preocupar muito com o pH, pela experiencia, sei que ele está nos valores que pretendo, e vejo isso pela 'saúde' dos peixes. Quanto a variações no pH, podes sempre usar outro truque, que pode parecer um contrasenso, mas que resulta... poe bicarbonato de sódio, o qual vai-te fazer aumentar o efeito tampão da agua, resistindo assim esta a grandes variações no pH. (daí o uso aconselhado de bicarbonato no cO2 diy).

Quanto a doses...isso cada caso é um caso, tens de ir experimentando quantidades de fermento, açucar, bicarbonato de sodio e relação agua/ar dentro da garrafa, até atingires o tal equilibrio... e esse vês tu, na saude das plantas e dos peixes...

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais