Recommended Posts

Publicado

Olá,

estou a ciclar um aquario que de momento tem uma anubia, um pleco, areia de coral e algumas pedras.

reparei que algumas pedras passaram a apresentar um género de "penugem" nalguns sitios, digo "penugem" mas é mais fino ainda que penugem. Parece bolor naquele estado inicial. As pedras foram-me "emprestadas" pela serra da arrábida, e estavam muito sujas. Eu limpei-as muito bem com muita água e com escovas de arame. Por fim fervi as pedras, com o objectivo de "matar" eventuais fungos.

Alguma vez viram isto acontecer? De que se poderá tratar? O que fazer?

Obrigado

Bruno Nogueira

Publicado:

Sem ver é complicado de dar uma respoda exacta.. algas? sujidade? algum tipo de poeira? Não consegues postar umas fotos? Já tentaste tirar as fotos e escova-las?

Cumps.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Publicado:

Não dá para fotografar... tentei mas não tenho uma maquina suficientemente boa. Posso acrescentar que a "penugem" é branca, é finissima e diria que se tratam de algas. Por outro lado parece-me que para algas são um bocado grandes demais. A parte que tem a penugem maior tem penugem com cerca de 1 cm de altura o que me parece exagerado para apenas uma semana de algas. A cor branca também me faz pensar que não se trata de algas, julgo que as algas ou são verdes ou castanhas. Um fungo qualquer que já viesse com a pedra parece-me também esquisito porque fervi as pedras... enfim... estou um bocado confuso com isto.

:)

Thxs

Bruno Nogueira

Publicado:
geralmente isso são fungos, mas com o tempo e com o pleco isso vai ao sitio... n te preocupes

Também estou convencido que é um fungo qualquer que foi resistente á fervura. Embora se continue a desenvolver bastante em comprimento não está a alargar na superfície ocupada. Há uma parte que neste curto espaço de tempo tem cerca do dobro do tamanho no entanto há agora bocados que se começam a libertar. Noutras zonas a penugem está a desaparecer, o pleco tem estado a dormir ou a fingir que dorme, provavelmente a parte que desapareceu libertou-se por si só. Parece-me um bom sinal, estou agora menos preocupado e mais confiante.

Vou continuando a relatar aqui o desenrolar do fenómeno, pode ser que sirva a alguém no futuro.

Thxs

Bruno Nogueira

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!