Bruno Nogueira Publicado Setembro 10, 2005 Publicado Setembro 10, 2005 Olá, estou a ciclar um aquario que de momento tem uma anubia, um pleco, areia de coral e algumas pedras. reparei que algumas pedras passaram a apresentar um género de "penugem" nalguns sitios, digo "penugem" mas é mais fino ainda que penugem. Parece bolor naquele estado inicial. As pedras foram-me "emprestadas" pela serra da arrábida, e estavam muito sujas. Eu limpei-as muito bem com muita água e com escovas de arame. Por fim fervi as pedras, com o objectivo de "matar" eventuais fungos. Alguma vez viram isto acontecer? De que se poderá tratar? O que fazer? Obrigado Citar Bruno Nogueira
Tiago Oliveira Publicado: Setembro 10, 2005 Publicado: Setembro 10, 2005 Sem ver é complicado de dar uma respoda exacta.. algas? sujidade? algum tipo de poeira? Não consegues postar umas fotos? Já tentaste tirar as fotos e escova-las? Cumps. Citar Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 10, 2005 Autor Publicado: Setembro 10, 2005 Não dá para fotografar... tentei mas não tenho uma maquina suficientemente boa. Posso acrescentar que a "penugem" é branca, é finissima e diria que se tratam de algas. Por outro lado parece-me que para algas são um bocado grandes demais. A parte que tem a penugem maior tem penugem com cerca de 1 cm de altura o que me parece exagerado para apenas uma semana de algas. A cor branca também me faz pensar que não se trata de algas, julgo que as algas ou são verdes ou castanhas. Um fungo qualquer que já viesse com a pedra parece-me também esquisito porque fervi as pedras... enfim... estou um bocado confuso com isto. Thxs Citar Bruno Nogueira
Jatbas Publicado: Setembro 10, 2005 Publicado: Setembro 10, 2005 geralmente isso são fungos, mas com o tempo e com o pleco isso vai ao sitio... n te preocupes Citar AquaWizard
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 10, 2005 Autor Publicado: Setembro 10, 2005 geralmente isso são fungos, mas com o tempo e com o pleco isso vai ao sitio... n te preocupes Também estou convencido que é um fungo qualquer que foi resistente á fervura. Embora se continue a desenvolver bastante em comprimento não está a alargar na superfície ocupada. Há uma parte que neste curto espaço de tempo tem cerca do dobro do tamanho no entanto há agora bocados que se começam a libertar. Noutras zonas a penugem está a desaparecer, o pleco tem estado a dormir ou a fingir que dorme, provavelmente a parte que desapareceu libertou-se por si só. Parece-me um bom sinal, estou agora menos preocupado e mais confiante. Vou continuando a relatar aqui o desenrolar do fenómeno, pode ser que sirva a alguém no futuro. Thxs Citar Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 11, 2005 Autor Publicado: Setembro 11, 2005 Já não há vestigem de "penugem"... aparentemente, está tudo bem. Citar Bruno Nogueira
Pedro Figueiredo Publicado: Setembro 12, 2005 Publicado: Setembro 12, 2005 Foi o plecos! Citar Pedro Figueiredo (ex - Down) [url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]
Recommended Posts