zimbras Publicado Setembro 8, 2005 Publicado Setembro 8, 2005 Ois Tenho neste momento uma duvida no que toca a filtragem e procuro opiniões A questão é a seguinte Panorama atual : tenho um aqua de +- 180 litros uteis, bem plantado, 20 neons 6 limpa vidros 4 corys e 3 camarões Filtro ehiem 2224, temp 27 a 28, ph 6,8 amonia nitritos e nitratos a 0 trocas de 20% semanais. Até aqui nada de mais mas pertendo colocar 2 casais de discus e passar a fazer trocas qinzenais e dizem voces ...isto é um contra senso por isso o que fazer ? colocar um segundo filtro ( talvez um ehiem 2211 ou um 2213 ) ? o filtro que tenho chega perfeitamente ? não tenho hipotese mesmo com dois filtros, para ter discus saudaveis tenho que fazer trocas semanais ? Se a situação for viavel as trocas quinzenais devem ser de que % ? Gostaria de saber as vossas opiniões. Obrigado Citar
nunomiguel Publicado: Setembro 8, 2005 Publicado: Setembro 8, 2005 Os discus não gostam de águas muito agitadas, logo não convém ter muito movimento na água. No entanto, uma filtragem insuficiente pode-te trazer problemas sérios. Mais peixes trazem mais carga orgânica para o aquário. Provavelmente vais ter de limpar esse filtro com mais regularidade. Vai limpando de vez em quando as mangueiras do filtro pois costumam ganhar muito sujidade reduzindo o caudal prejudicando a filtragem. Se tiveres hipótese então o melhor seria mesmo comprares outro filtro de caudal semelhante. Se for muita corrente podes sempre reduzir um pouco (fechando as torneiras). As trocas de água deveriam ser, preferencialmente, semanais. O facto de comprares mais 1 filtro não quer dizer que possas "alargar" o tempo das TPA's... Citar Cumprimentos, Nuno
Recommended Posts