Magallanes Publicado Setembro 5, 2005 Publicado Setembro 5, 2005 oi! desculpem a minha ignorancia mas ja há algum tempo que ouço chamar a algumas espécies de Mbunas. gostaria que alguém me esclarecesse qual o critério de atribuiçao dessa designaçao. muito obrigado desde já e lembrem-se que perguntar nao ofende!hehehe!
Bruno Nogueira Publicado: Setembro 5, 2005 Publicado: Setembro 5, 2005 Acho que os ciclideos do lago Malawi se dividem em 4 grupos, sendo eles os Aulonocara, os Haplochromis, os Mbunas e um outro que não sei o nome que contem espécies de maiores dimensões. Em relação aos Mbunas posso transcrever aqui a uma frase de um livro que adquiri. "This group contains all the smaller rock-dwelling - and some sand-dwelling as well - cichlids of Lake Malawi" Foi o meu parco contributo, vamos esperar pelas explicações dos "tubarões" na matéria. Hasta. Bruno Nogueira
RCorreia Publicado: Setembro 5, 2005 Publicado: Setembro 5, 2005 Mbuna, é no dialecto local a palavra utilizada para descrever peixe da rocha, que habita ou esta associado a ela. Este nome começou a ser utilizado pelos aquariofilistas , e não só, para designar, maior parte dos generos que conhecemos, por Pseudotropheus, Metriaclima, Cynotilapia, etc, (rockdwelling) que são na sua maioria herbivoros, destinguindo-os assim facilmente dos outros habitantes do Lago da familia dos Haplocromideos, vulgarmente chamados de "Malawi Haps". cumps, Rui Correia Rui Correia
João Magalhães Publicado: Setembro 5, 2005 Publicado: Setembro 5, 2005 Algumas características dos m'bunas (peixes nas rochas): - maioritariamente vegetarianos (alimentam-se das algas existentes nas rochas, embora haja alguns que preferem alimentar-se de plânton - C. afra.); - incubadores bucais maternais; - rápidos e agressivos principalmente entre os das mesma espécie (esta agressividade provém principalmente da luta pelo alimento (normalmente escasso) e pelas fêmeas); - não formam casais, normalmente cada macho tem o seu harém de fêmeas (também eu gostava ); - crescem muito rápido e a sua esperança de vida ronda os 8 anos. cumps João Magalhães APC #45 http://joalmag.blogspot.com/
Recommended Posts