Recommended Posts

Publicado

oi!

desculpem a minha ignorancia :idea: mas ja há algum tempo que ouço chamar a algumas espécies de Mbunas. gostaria que alguém me esclarecesse qual o critério de atribuiçao dessa designaçao.

muito obrigado desde já e lembrem-se que perguntar nao ofende!hehehe!

footer28wh.jpg
Publicado:

Acho que os ciclideos do lago Malawi se dividem em 4 grupos, sendo eles os Aulonocara, os Haplochromis, os Mbunas e um outro que não sei o nome que contem espécies de maiores dimensões.

Em relação aos Mbunas posso transcrever aqui a uma frase de um livro que adquiri.

"This group contains all the smaller rock-dwelling - and some sand-dwelling as well - cichlids of Lake Malawi"

Foi o meu parco contributo, vamos esperar pelas explicações dos "tubarões" na matéria.

Hasta.

Bruno Nogueira

Publicado:

Mbuna, é no dialecto local a palavra utilizada para descrever peixe da rocha, que habita ou esta associado a ela.

Este nome começou a ser utilizado pelos aquariofilistas , e não só, para designar, maior parte dos generos que conhecemos, por Pseudotropheus, Metriaclima, Cynotilapia, etc, (rockdwelling) que são na sua maioria herbivoros, destinguindo-os assim facilmente dos outros habitantes do Lago da familia dos Haplocromideos, vulgarmente chamados de "Malawi Haps".

cumps, Rui Correia

Rui Correia

Pic_243_19.jpg

Publicado:

Algumas características dos m'bunas (peixes nas rochas):

- maioritariamente vegetarianos (alimentam-se das algas existentes nas rochas, embora haja alguns que preferem alimentar-se de plânton - C. afra.);

- incubadores bucais maternais;

- rápidos e agressivos principalmente entre os das mesma espécie (esta agressividade provém principalmente da luta pelo alimento (normalmente escasso) e pelas fêmeas);

- não formam casais, normalmente cada macho tem o seu harém de fêmeas (também eu gostava :roll::lol: );

- crescem muito rápido e a sua esperança de vida ronda os 8 anos.

cumps

João Magalhães APC #45

http://joalmag.blogspot.com/