David Pereira Publicado Julho 1, 2003 Publicado Julho 1, 2003 Oi, Estou com ideias de montar um aquário para discus, de 120x40x50 ou 120x50x50. O preço do aquário em si, o vidro não é muito caro, agora o móvel, é que estraga tudo. Gostaria de perguntar ao pessoal que possui aquários mais ou menos dos tipos que mencionei quanto custou os vossos movéis??? onde os compraram??? mandar fazer a um carpinteiro sairá mais barato??? A tampa se for de origem também é um problema, onde é que já se viu pedirem por uma tampa para duas lâmpadas de 30W mais que 150eur!!! Mas isso depois arranjo-me ,o problema é mesmo o móvel!!! Fiquem bem... Citar
Nuno Carvalho Publicado: Julho 1, 2003 Publicado: Julho 1, 2003 Olá jedi|knight!! É verdade, o matéria de aquariofilia é muito caro, principalmente para a malta mais jovem que ainda n tem rendimentos!!! Quanto ao sistema de iluminação eu fiz o meu com 3 lâmpadas de 38W (hoje tou arrependido de não ter posto mais uma) e foi simples. Pedi a um carpinteiro para fazer uma caixa de madeira do género caixa de sapatos e dp foi só instalar o sistema eléctrico.Sem lâmpadas ficou ai em 25€. Fiz tudo da minha cabeça, mas como ando a pensar fazer uma UV encontrei este site que te pode dar uma ajuda: http://www.drpez.com/drbric.htm Quanto ao móvel é assim, eu aproveitei um móvel antigo que tinha cá em casa. Tirei-lhe a parte das estantes e ficou bem porreiro. O Único problema seria o tampo, pois tinha de ser resistente e de preferencial não de madeira pois com a água que acaba sp por cair podia apodrecer. Resolvi o problema indo a uma oficina de PEdra-Marmore (aquelas que vemos a saída das cidades) e comprei uma pedra de 4cm de espessura e de 130x55cm por pouco mais de 40€. Ficou um móvel porreiro pois como tem portas e gavetas dá para arrumar o filtro e as coisas todas. Se tas a pensar fazer o aquário fazes bem, eu mandei fazer o meu numa loja de vidros e ficou a metade do que me pediam nas lojas de aquariofilia, contudo já tou arrependido de n o ter feito eu mesmo. Desde que os vidros venham cortados a esquadria e utilizado uma boa silicone n é difícil. Recomendo, em aquários de grande dimensões a utilização de canas de alumínio (o meu passado um ano começou a abrir e tive de lhe por umas, o que m obrigou a desmontar tudo). Se quiseres mando-te fotos! Espero ter ajudado Citar Nuno Carvalho
David Pereira Publicado: Julho 1, 2003 Autor Publicado: Julho 1, 2003 Oi Nuno, Desde já obrigado pelas dicas que já me deste até agora, o site que referiste é muito bom!!! Em relação ao aquário, eu não vou construi-lo, em principio vou manda-lo vir da alemanha, fica-me por 125eur mais ou menos. Tenho de ver se fasso mais contas à vida, ehehehe!!! Fica bem... Citar
caotropheus Publicado: Julho 1, 2003 Publicado: Julho 1, 2003 Andava eu com ideia de construir um aquário grandote para água salobra (2,50 X1,00 x 0, 60, tudo em m ) e não sabia o que fazer da minha vida quanto ao preço elevado dos materiais quando um amigo me diz assim: Porque não fazes uma mesa aquário? Como? perguntei. Vais à empresa da pedra, que vende pedra para as cozinhas e pedes um base em granito mais barato para o aquário com as medidas 2,60 X 0, 70, 4 cm de espessura, a 5 cm de cada margem fazes um ranhura de 1 cm de profundidade e 15 mm de espesura e podes colocar um vidro de 12 mm com silicone. Fiquei assim Depois só tens que reforçar em cima porque debaixo, não abre, de certeza. Bem, perguntei o preço numa empresa de pedra e não é que toda esta base com ranhura e tudo é ao mesmo preço do vidro de 12 mm com a mesmas medidas. Para a base apenas é necessário um móvel em madeira ou uns "pés" em perfil de ferro. Aliás, foi dada aqui um site que ensina a fazer móveis para aquários. Jedi, será que com estes elementos não poderás construir esse móvel por ti próprio? se necessitares dos pormenores para o móvel, apita. Citar
David Pereira Publicado: Julho 1, 2003 Autor Publicado: Julho 1, 2003 Oi caotropheus, Obrigado por partilhares a tua experiência comigo, mas estava a pensar fazer tudo em madeira, e tinha que ter um certo estilo, é para meter neste momento no meu quarto e mais tarde no meu escritório da nova casa. Também já pensei em ser eu a fazer, poderia ir ao aki e comprar lá a madeira, só que o pessoal lá corta tudo torto, estragam a madeira toda!!! Por isso se calhar vou pedir orçamentos a alguns carpinteiros. Estive a ver na net, alguns preços de móveis, e para as dimensões que desejo andam à volta de 40-50 contos, às vezes um pouco mais, acham que num carpinteiro consigo muito mais barato??? Fiquem bem... Citar
Nuno Carvalho Publicado: Julho 1, 2003 Publicado: Julho 1, 2003 Em relação ao aquário, eu não vou construi-lo, em principio vou manda-lo vir da alemanha, fica-me por 125eur mais ou menos. Olá jedi|knight! Vais mandar vir da Alemanha??Tão barato??? É por algum site?? Podes-me dizer como vais fazer??? Abraço! ------------------------------------------------------------------------------------ Olá Caotropheus Vais à empresa da pedra, que vende pedra para as cozinhas e pedes um base em granito mais barato para o aquário com as medidas 2,60 X 0, 70, 4 cm de espessura, a 5 cm de cada margem fazes um ranhura de 1 cm de profundidade e 15 mm de espesura e podes colocar um vidro de 12 mm com silicone. Fiquei assim Depois só tens que reforçar em cima porque debaixo, não abre, de certeza. Bem, perguntei o preço numa empresa de pedra e não é que toda esta base com ranhura e tudo é ao mesmo preço do vidro de 12 mm com a mesmas medidas. Eu também comprei uma predra dessas de granito para fazer o tampo da mesa, mas se percebi bem o teu aquario n tem fundo! Ou melhor, tem essa pedra como fundo, é isso??? E foi facil fazer??? Fica bonito?? O grande problema dos aquarios de garnde dimensão é poderem abrir, mas se percebi a ideia esse assim n abre de certeza! Abraço!! Citar Nuno Carvalho
David Pereira Publicado: Julho 1, 2003 Autor Publicado: Julho 1, 2003 Oi Nuno, Estive a ver preços na www.aquaristikshop.com , os valores dos móveis andam por volta dos 30-40 contos, mas mais os portes, como é uma grande mercadoria e vêm entragar a casa por uma empresa especializada, de ve ficar por mais uns 10 contos, mas ainda vou pedir um orçamento aos alemães. Achas barato o preço dos moveis??? Devo de andar um bocado fora dela!!! Fiquem bem... Citar
caotropheus Publicado: Julho 1, 2003 Publicado: Julho 1, 2003 Nuno, Ainda não construi o aquário porque não tenho massa, mas assim que tiver, vai logo. Da experiencia que tenho a trabalhar com vidro, um fundo de granito parece ser resistente, sendo apenas necessário reforçar em cima, porém, é necessário saber-se fazer os pés em ferro ou madeira para dar apoio à pedra de 50 em 50 cm, e ter algum material macio entre o suporte e a pedra. Citar
Recommended Posts