pedroplx Publicado Setembro 1, 2005 Publicado Setembro 1, 2005 Boas, Ontem fui dar com um dos meus Discus enfiado de cabeça pra baixo nas echinodorus tenellus, pensei que se teria assustado e tivesse ficado preso nas plantas, quando ao ver com mais atenção me deparei tb com um Altum na mesma situação. Retirei-os aos dois, o escalar morreu, mas o disco sobreviveu após ter andado um pouco atordoado. Fiz logo testes à água fiz uma valente muda, limpei o filtro meti-lhe bactérias apesar de não ter detectado qualquer anomalia nos resultados dos testes. Quando pensei que o problema estaria resolvido, deparo-me hoje de manhã com um espectaculo horroroso, tinha os 2 altums que me restavam e os 4 discos todos na mesma situação, enfiados nas tenellus de cabeça para baixo... aínda vivos. Peguei logo num aquario pequeno que lá tinha e retirei-os todos para lá na esperança de recuperar alguns, com metade da água do aquario e outra metade nova. Estou um pouco assustado com esta situação, porque nunca tinha visto nada de parecido ... Nem consigo perceber o que possa ter passado de anormal !! Aínda à 2 dias os discos estavam aparentemente saudaveis, a comer bem e inclusive com uma postura de ovos. Alguém tem alguma ideia do que possa ter sucedido ? Os neons e corydoras aparentemente andam bem... Poderá ter sido algum problema na comida congelada ? Obrigado
pedroplx Publicado: Setembro 1, 2005 Autor Publicado: Setembro 1, 2005 Infelizmente morreram todos ... Discus, escalares, corydoras, etc ... Continuo sem perceber o que aconteceu !! Inclusive um outro disco que estava em tratamento à parte e em recuperação morreu também repentinamente ...
pedro sousa Publicado: Setembro 2, 2005 Publicado: Setembro 2, 2005 chegaste a medir os niveis de amoniaco?nitritos e ph?que materia filtrante tens colocado no teu filtro?talvez assim é mais facil de chegar ao problema
pedroplx Publicado: Setembro 2, 2005 Autor Publicado: Setembro 2, 2005 Sim, fiz essas medições todas não detectei qualquer anomalia, o PH subiu um bocadinho mas não me parece razão suficiente para o que aconteceu. Até porque sobreviveram neons, otos, e CAE's. Até que quando notei o primeiro sintoma de que algo estava estranho tinha um casal de discus com desova, o que em principio quer dizer que a água está boa. No filtro as unicas coisas fora do normal que tenho são umas rezinas redutoras de Nitratos e fosfatos da JBL, mas já lá estava à umas 3 semanas. Eu neste momento estou mais desconfiado das larvas de mosquito congeladas que lhes tida dado à 2 ou 3 dias... Até porque os peixes mais pequenos não morreram (em principio não conseguem ingerir as larvas devido ao seu tamanho).
Luis Piu Publicado: Setembro 2, 2005 Publicado: Setembro 2, 2005 Não acredito que tenha sido isso pois os neons apesar de serem pequenos tambem conseguem comer as larvas. Usas CO2?E Oxigenação?
manu33 Publicado: Setembro 2, 2005 Publicado: Setembro 2, 2005 Quando é que fizes-te TPA´S ??? não adicionas-te nada a agua???' Aquarella Project 300ltNatur Ada 90% 300lt
pedroplx Publicado: Setembro 2, 2005 Autor Publicado: Setembro 2, 2005 Sim uso botija de CO2 e bomba de ar à noite, por acaso na última semana tinha acabado o CO2 e apenas estava a usar a bomba à noite, é normal que tenha subido ligeiramente o PH mas não tanto que justificasse a morte dos peixes (penso eu). Não fazia TPA's à semana e meia, apenas fiz quando notei um ou dois peixes com comportamento estranho, mas o meu outrio aquario tb levou da mesma água e estão todos bem. Notei no dia anterior que alguns dos peixes andavam com um comportamento fora do normal, assustavam-se muito e ficavam completamente "malucos". Será que é possível fazer algum teste à água do aquario ? Sem ser os banais de Amonia, nitritos etc ... ?
nunomiguel Publicado: Setembro 2, 2005 Publicado: Setembro 2, 2005 Olá, Pode ter sido algum ataque bacteriano fulminante ou algo na água que usas no aquário. Eu também perdi bastantes discus à uns meses atrás sem saber porquê. Tinha alguns separados noutro aquário e morriam, tanto de um aquário como de outro. O mais provável era ser alguma coisa na água. Eu também fiquei sem saber ao certo o que se passou... Cumprimentos, Nuno
Luis Piu Publicado: Setembro 2, 2005 Publicado: Setembro 2, 2005 Se não me engano a Parede fica perto do Estoril e se assim é tem cuidado pois a água dessa zona tem estado a dar problemas aos aquarios tenta te informar junto de empresa a ver o que eles modificarão no tratamento da água. Ontem tomei conhecimento que numa determinada loja da zona têm morrido constante mente peixes no ultimo mês nos dias em que se fazem as trocas de água e no seguinte toma cuidado com isso e informa o pessoal se descobrires algo.
Recommended Posts