Qual é o tempo aconselhado para iluminar um aquário ?


Fernando Cardoso

Recommended Posts

Pois mas a isso ninguem te pode dizer "são tantas", isto porque existem pessoas que têm sucesso com 8 outras com 12.

 

Pessoalmtente acho que 12 é de mais, tenho 3 aquas num esta 11(vai ser reduzido para 9quando tiver peixes) outro 10 e outro 9 por isso até a mesma pessoa pode defenir um numero de horas diferentes para os seus aquas.

 

Se estás a dizer "ho fiquei com as mesmas duvidas", então digo-te para pores 9h/dia

 

Boa sorte

banner.jpg

Avisar por MP antes de adicionar contacto do msn

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião o ciclo de 12 horas é o mais adequado. A maioriadas plantas são provenientes de países tropicais próximos do equador em que a duração do dia se mantém próximo das 12 horas.

Alguns aquariófilos criam estções do ano como na Natureza diminuindo as horas durante o Inverno, para as 10 horas, sempre de forma gradual e voltando às 12 horas no Verão. Para as plantas que são de latitudes mais afastadas do equador é aconselhável para que elas tenham uma época de repouso, no Inverno.

 

Cumprimentos

José Carlos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O fotoperíodo depende principalmente das espécies de flora mantidas. Cada uma exige um tempo de iluminação especíico. MAs como orientação 10 horas é o suficiente.

Claro que se quiseres resultados excepcionais 10 horas não chegam. Mas permite manter razoavelmente bem as plantas.

___________

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por me servir deste tópico para colocar uma dúvida em relação ao fotoperíodo...

Até hoje, desde que tenho aquários, nunca tive um horário de trabalho normal, por isso arranjava sempre forma de ligar e desligar as luzes e dar comida em horas que me convinham.

Mas a partir de amanhã passo a trabalhar fora de casa o dia todo, saio às 8 da manhã e estou de volta não antes das 19... a minha dúvida é: ligo as luzes às 8, dou comida e desligo quando chegar, mal vendo os peixes? Ou recorro a um temporizador e ponho a ligar pelas 12, desligando mais à noite, com tempo para ver os meninos como de costume? E neste último caso, dou comida às 8, às escuras? Ou só ao final da tarde? Eles normalmente comem duas vezes ao dia, de manhã e ao final da tarde... Como é que vocês fazem, hum?

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamento ao foto periodo eu optei por 12 horas diárias, embora apenas 10 com a totalidade das minhas 4 lampadas ligadas.

 

Explicando... com o recurso a um outro temporizador (de um aquário de momento incativo) ligo 2 das lampadas 12 horas e as outras duas 10 horas havendo um periodo de uma hora de manha e uma ao final da tarde que o aquario apenas fica com duas lampadas ligadas. Deste modo evito ligar tudo ao mesmo tempo e tenho tido bons resultados. É um preciosismo mas vai funcionando.

 

Já agora alguem conhece o sistema de simulação do luar, e se traz alguma vantagem?!?

 

A ideia de ir variando os periodos conforme as estações também faz algum sentido.

 

Quanto à alimentação às escuras posso dizer que tenho ideia que os peixes se alimentam na mesma. Mas porque nao utilizar um pouco de luz natural (se for possivel) às 8 da manha suficiente para eles poderem ver a comida?! ... ou entao um alimentador automatico temporizado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais