Segestões aceitam-se!!


NJP

Recommended Posts

Boas pessoal,

Tenho um aquario de 200LT, com CO2 caseiro, e uma Calha HQI de 150+ 2x27 PC, pretendo montar um plantado com plantas de crescimento lento, gostava de sugestões daqueles que já têm mais expriencia nestas coisas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Bem com tanta luz e tendo plantas de crescimento lento com Co2 caseiro, vai ser muito difícil não teres um boom de algas. Se no aspecto definitivo queres ter apenas plantas de crescimento lento, então aconselho-te a primeiro equilibrares o aquário com plantas de crescimento rápido. Quando tiveres isso estabilizado então retiras as plantas que não queres. Já decidiste que plantas queres colocar? Já tens uma ideia de como queres o resultado final? Já agora, quais as dimensões do aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Antes de mais obrigado pela sugestão...

 

Então temos:

 

"aconselho-te a primeiro equilibrares o aquário com plantas de crescimento rápido."

 

se calhar não me expliquei bem, quanto a isso, eu já tenho o aquario montado á algum tempo e acho que já está estabilizado.

 

"Já decidiste que plantas queres colocar? Já tens uma ideia de como queres o resultado final?"

 

é exactamente nesse ponto que eu gostava de receber várias propostas, para depois optar por uma e ver se conseguia obter o resultado proposto.

 

"Já agora, quais as dimensões do aquário?"

 

100x40x50Cm (comp x largura x altura)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

-Esquece o conceito de "plantas de crescimento lento", porque pelas condições que tens em termos de luz (e desde que a lâmpada da HQI seja a correcta) todas as plantas que coloques no aquário ir-se-ão sentir em casa....ou seja não terás restrições em termos de plantas...

 

-uma coisa é ter um aquário estável , outra é ter um aquário plantado estabilizado. Quando metes plantas e CO2 (em contraposição a um aquário sem esses elementos), passas logo para uma situação de desequilibrio...o equilíbrio que procurarás será em termos de crescimento de plantas/fertilização/tempo de iluminação/controlo de algas etc-e-tal... Por exemplo, as plantas de crescimento rápido sugeridas, são boas aliadas para se chegar a esse equilíbrio, nomeadamente em termos do consumo de excesso de nutrientes , que conduzirá um mais fácil controlo de algas....

 

-Para se ter um plantado quase que é condição obrigatória ter ottos/camaões/algumas espécies de caracóis e saes, portanto está na hora de ires às compras...

 

-Quanto a layout só tens de procurar o que mais te agrada , uma vez que não tens limitações em termos de iluminação, portanto todas as plantas (desde que as encontres) são opção....

 

-O resto é tentativa- erro- aprendizagem e ... Arte :wink:

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

primeiro quero-te agradecer o teu post.

 

Agora temos:

"Quando metes plantas e CO2 (em contraposição a um aquário sem esses elementos), passas logo para uma situação de desequilibrio..."

 

Esta parte não percebi muito bem, pois, são mesmo as palntas que fazem o aquario atingir o tal grau de estabilidade, (julgo eu...)

 

esclarecendo o conceito de estabilidade que procuro, devo dizer que entendo por estabilidade antes de mais nitritos e nitratos o mais baixo possivel, mesmo proximo do zero..

outra ideia dentro do conceito de estabilidade é a criação de um layout que seja capaz de se manter por um periodo longo, (e não aqueles 7/8 meses que normalmente consigo)..

Por fim a estabilidade que falo é aquela em que possamos consegui manter o aquario quase como se de um meio fechado se trata-se, (excluindo a alimentação).

 

Em relação ao teu ultimo paragrafo, temos:

 

"O resto é tentativa- erro- aprendizagem e ... Arte "

 

....tentativas - muitas...

....erros....... - mais que muitos..

....apredizagem... - alguma....

....arte..... - eu bem tento....mas não tenho chegado lá...o Mestre Takashi Amano não dá explicações.... e assim é dificil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

primeiro quero-te agradecer o teu post.

 

Agora temos:

"Quando metes plantas e CO2 (em contraposição a um aquário sem esses elementos), passas logo para uma situação de desequilibrio..."

 

Esta parte não percebi muito bem, pois, são mesmo as palntas que fazem o aquario atingir o tal grau de estabilidade, (julgo eu...)

 

esclarecendo o conceito de estabilidade que procuro, devo dizer que entendo por estabilidade antes de mais nitritos e nitratos o mais baixo possivel, mesmo proximo do zero..

outra ideia dentro do conceito de estabilidade é a criação de um layout que seja capaz de se manter por um periodo longo, (e não aqueles 7/8 meses que normalmente consigo)..

Por fim a estabilidade que falo é aquela em que possamos consegui manter o aquario quase como se de um meio fechado se trata-se, (excluindo a alimentação).

 

Em relação ao teu ultimo paragrafo, temos:

 

"O resto é tentativa- erro- aprendizagem e ... Arte "

 

....tentativas - muitas...

....erros....... - mais que muitos..

....apredizagem... - alguma....

....arte..... - eu bem tento....mas não tenho chegado lá...o Mestre Takashi Amano não dá explicações.... e assim é dificil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

primeiro quero-te agradecer o teu post.

 

Agora temos:

"Quando metes plantas e CO2 (em contraposição a um aquário sem esses elementos), passas logo para uma situação de desequilibrio..."

 

Esta parte não percebi muito bem, pois, são mesmo as palntas que fazem o aquario atingir o tal grau de estabilidade, (julgo eu...)

 

esclarecendo o conceito de estabilidade que procuro, devo dizer que entendo por estabilidade antes de mais nitritos e nitratos o mais baixo possivel, mesmo proximo do zero..

outra ideia dentro do conceito de estabilidade é a criação de um layout que seja capaz de se manter por um periodo longo, (e não aqueles 7/8 meses que normalmente consigo)..

Por fim a estabilidade que falo é aquela em que possamos consegui manter o aquario quase como se de um meio fechado se trata-se, (excluindo a alimentação).

 

Em relação ao teu ultimo paragrafo, temos:

 

"O resto é tentativa- erro- aprendizagem e ... Arte "

 

....tentativas - muitas...

....erros....... - mais que muitos..

....apredizagem... - alguma....

....arte..... - eu bem tento....mas não tenho chegado lá...o Mestre Takashi Amano não dá explicações.... e assim é dificil...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esclarecendo o conceito de estabilidade que procuro, devo dizer que entendo por estabilidade antes de mais nitritos e nitratos o mais baixo possivel, mesmo proximo do zero..

 

Esse não é o conceito de estabilidade num aquário plantado, mas sim o conceito de estabilidade num aquário sem plantas ( africanos, aquários nus de criação, etc).

 

Os nitratos são importantes para o crescimento das plantas. Fornecem o azoto que é um macronutriente indispensável. O nível deste composto num aquário plantado deve ser entre 5-10 ppm. Pesquisa um pouco sobre isto pelo fórum...

 

outra ideia dentro do conceito de estabilidade é a criação de um layout que seja capaz de se manter por um periodo longo, (e não aqueles 7/8 meses que normalmente consigo)..

 

Tudo depende das condições que deres às plantas. Podes conseguir atingir uma grande longevidade quer com plantas de crescimento lento, quer com plantas de crescimento rápido. No caso das plantas de cresciento lento vai demorar mais a atingires a estabilidade que o coimbra mencionou no que diz respeito ao crescimento das plantas vs nutrientes vs algas. Tudo porque tens uma boa iluminação, que te puxa quer pelas plantas, quer pelas algas.

 

Por fim a estabilidade que falo é aquela em que possamos consegui manter o aquario quase como se de um meio fechado se trata-se, (excluindo a alimentação).

 

Aqui já falas de manutenção e certamente excluis um layout de plantas de crescimento rápido. O problema é que te vais ver à rasca para controlares o desiquilíbrio entre luz/nutrientes que se faz sentir no aquário ao início, tendo plantas de crescimento lento, mesmo estando estas com o metabolismo acelerado devido à luz/CO2.

 

Dizes que tens o aquário montado à algum tempo... à quanto tempo está montado e à quanto tempo tens essa calha no aquário?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

tenho o aquario montado à 8 meses e teno esta calha à 1 semana.

 

Foi porque adquiri esta calha que estou a pensar mudar o layout.

Era exactamente neste ponto que procuro sugestões..

 

Obg

NJP

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Certo... então presumindo que queres optar por um layout de manutenção baixa: tens cryptocorynes, fetos, musgos, anubias, plantas rasteiras como glossostigma elatinoides, eleocharis, hemianthus callitrichoides " cuba"...

 

No site da tropica podes ver com melhor detalhe as necessidades de cada planta e o aspecto parecido delas. Escolhe as plantas e depois imagina o layout que queres fazer com elas.

 

Se usares essa luz toda podes ter problemas de desiquilíbrio, por isso, gradualmente, à medida que as plantas evoluem e depois de achares que tens o aquário +/- etabilizado em relação a nutrientes, aumentas a luz. Convém teres o CO2 sempre em força para as plantas acompanharem o aumento da luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais