Povoamento do meu Reef !


suPafIsH

Recommended Posts

Boas...

 

Vou começar a povoar o meu reef e gostava de saber a vossa opinião sobre as especies que pretendia manter. O meu aquario tem 240L + 120L da sump. E a minha ideia era manter estes peixes:

 

1x Centropyge loriculus

1x Zebrasoma xanthurum

1x Gramma loreto

5x Chromis viridis Já habitam

2x Amphiprion ocellaris Já habitam

1x Ecsenius bicolor

1x Cryptocentrus cinctus + Alpheus

1x Gobiodon citrinis

 

Ja agora gostava de saber algumas informações sobre peixes borboleta e se seria compativel com a lista que dei.

 

Obrigado

Cumpts

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Aqui fica a minha opinião

 

1x Centropyge loriculus - É um peixe muito bonito de facto, porém não se pode considerar totalmente reef-safe. Como tal pondera muito bem o risco desta opção, uma vez que são peixes muito difíceis de capturar uma vez introduzidos no aquário.

 

1x Zebrasoma xanthurum - Parece-me a mim que seria um inquilino muito grande e conflictuoso para esse sistema (normalmente são indicados para displays de +- 350-400 lt). Tens outras opções dentro da família bem mais calmos e que crescem menos como o Paracanthurus hepatus, Acanthurus pyroferus, Ctenochaetus strigosus ou em último caso um Zebrasoma flavescens.

 

1x Gramma loreto - Bem escolhido. Apenas terás de ter cuidado em não introduzir futuramente peixes da família dos pseudochromis.

 

1x Ecsenius bicolor - Muito engraçado de se observar. É sempre uma boa adição a um reef.

 

1x Cryptocentrus cinctus + Alpheus - O único problema é mesmo arranjá-los com o Alpheus.

 

1x Gobiodon citrinis - Pequenino e não chateia ninguém.

 

No entanto não te aconselhava a meteres tantos peixes em 240 lt. Pelas minhas contas com os que tens e os que queres manter são cerca de 13 peixes.

 

Ou tens um escumador muuuuito bom que ajude na limpeza e és certinho com as TPA's ou então irás ter alguns problemas como algas derivadas do excesso de matéria orgânica e fosfastos decorrentes da alimentação de tanta bicharada. Como não referes que tipo de corais queres manter, acredito que se tiveres ou quiseres SPS com os quais é fundamental manter uma boa qualidade da água, irá ser dificil mantê-la.

 

A título de curiosidade o meu sistema é quase do dobro do teu e tenho

 

6 Chromis Viridis

1 Escenius bicolor

1 Gramma loreto

2 Amphiprio ocellaris

1 Zebrassoma flavescens

1 Acanthurus leucosternon

 

E não penso adicionar mais do que um ou outro peixe.

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

De facto tens razão é muita bicharada...

Quanto ao centrogrype vou ter de pensar mto bem se o ponho ou não...Mas como ja ouvi dizer tantas vezes que o centrogrype não representava risco de maior aos corais, ja nao sei que pensar....

Ja agora aproveito para perguntar se o Acanthurus leucosternon seria compativel com o meu display.

 

De certeza que irei por os gobies e o gramma loreto, quanto ao tang e ao dwarf aind n sei.

 

Deixem sugestões!

 

Cumpts

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O Duarte já disse quase tudo!

 

Ja agora aproveito para perguntar se o Acanthurus leucosternon seria compativel com o meu display.

 

Nem pensar - é um peixe que necessita de muito espaço para nadar e por isso um mínimo de 400 litros, na minha opinião!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.