Montagem Tanganyika (525 L) com Background 3D.


davlima

Recommended Posts

Olá Nelson

 

Existem corantes não Tôxicos que podes utilizar, podes encontralos nas lojas de bricolage, mas não perguntes por corantes... se não não encontras.. tens de perguntar por corantes de argila, normalmente são pequenos sacos de pó colorido que estão junto aos cimentos, a própia embalegem refere que não são tôxicos. Quanto as Técnicas que vou utilizar para pintar também ainda não sei bem quando chegar la havemos de discutir isso :D.

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 56
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Sim é exactamente nessas lojas, eu vou começar a fazer algumas pequenas experiências em pequenos pedaços de esferovite mas conto também com a vossa ajuda =) para chegar a uma conclusão

 

Cumprimentos

David Lima

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dica:

 

Usa o corante na ultima camada de cimento ... nunca na primeira :wink:

Pessoalmente misturar o corante no cimento no momento de amassar parece-me o melhor.

Se usares 2 corantes talvez misturar duas massas e depois ir usando um pouco de cada uma. No fim, passar uma esponja humida ou um pincel ajuda a esbater as zonas de fronteira e a misturar tudo em condições.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Aqui fica algumas caracteristicas do cimento que podem ser uteis.

Encontrei isto num site de uma empresa PT.

 

 

 

 

 

Composição / Informação sobre os ingredientes

 

Características químicas

 

É essencialmente composto por silicatos e aluminatos de cálcio, ferro-aluminatos e pequenas quantidades de cal, magnésio, sulfatos de sódio, potássio e ainda traços de compostos de crómio. Podem existir ainda outros constituintes (e.g. cinzas volantes, filler calcário).

 

Componentes perigosos

 

Estes cimentos contêm sais solúveis de crómio (Crómio (VI)). Quando misturados com água dão origem a uma solução alcalina com perigosidade potencial.

 

Nome Químico

 

Cimento Portland

 

Número CAS

 

65997-15-1

 

 

 

6. Medidas a tomar em caso de fugas acidentais

 

Precauções individuais

 

Ver Controle da Exposição/protecção individual.

 

Precauções ambientais

 

O produto não deverá ser depositado na natureza, mas sim recolhido e depositado em local apropriado.

 

7. Manuseamento e armazenagem

 

Manuseamento

 

Evitar contacto prolongado com a pele, garantir ventilação ou protecção individual para evitar inalação prolongada.

 

ontrolo da exposição / protecção individual

 

Protecção respiratória

 

Máscara anti-poeiras

 

Protecção das mãos

 

Luvas de protecção.

 

Protecção dos olhos

 

Óculos de protecção.

 

Protecção da pele

 

Fato de trabalho.

 

 

Propriedades físico-químicas

 

Aspecto

 

Pó de cor cinzenta a branca

 

Odor

 

Não tem

 

Superfície específica

 

Igual ou superior a 2500cm2/g

 

pH

 

Entre 12 e 14, quando misturado com água.

 

Viscosidade

 

Não aplicável

 

Temperaturas características

 

Não aplicável

 

Massa volúmica

 

Aparente - 0,80 a 1,10 g/cm3

 

Real - 2,80 a 3,25 g/cm3

 

Propriedades Explosivas

 

Não aplicável (Não explosivo)

 

Propriedades Comburentes

 

Não aplicável

 

Pressão de vapor

 

Não aplicável

 

Solubilidade

 

Parcialmente solúvel em água.

 

 

 

10. Estabilidade e Reactividade

 

Condições a evitar

 

Nenhuma.

 

Matérias a evitar

 

Nenhuma.

 

Produtos de decomposição perigosa

 

Nenhum.

 

 

 

11. Informação toxicológica

 

Efeitos imediatos

 

O pó de cimento é irritante para os olhos e vias respiratórias.

 

O contacto com o pó de cimento ou com misturas água/cimento pode causar sensibilização da pele e severa irritação dos olhos. Em situações extremas pode ocorrer queimadura química dos olhos e pele.

 

Não se prevêem reacções significativas devido à ingestão de pequenas quantidades de cimento. A ingestão de grandes quantidades pode causar irritação gastro intestinal.

 

Efeitos crónicos

 

A excessiva e/ou prolongada exposição ao pó de cimento ou misturas de água/cimento pode causar lesões permanentes nos olhos.

 

12. Informação ecológica

 

 

 

Mobilidade

 

O produto não é volátil, mas pode espalhar-se na forma de poeira difusa por acção do vento.

 

Ecotoxicidade

 

Após hidratação e endurecimento não apresenta riscos ecotóxicos.

 

Degradabilidade

 

Persistente. O produto não é biodegradável.

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebi...

 

Este é o cimento que vais usar?

 

Mas estas caracteristicas são boas??

 

Componentes perigosos

 

Estes cimentos contêm sais solúveis de crómio (Crómio (VI)). Quando misturados com água dão origem a uma solução alcalina com perigosidade potencial.

 

pH

 

Entre 12 e 14, quando misturado com água.

 

Solubilidade

 

Parcialmente solúvel em água.

 

Ou depois de seco isto não se aplica?

 

Hasta

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora Nuno...

Para quando a tal actuliazação dos teus aquarios que referes na assinatura? acho que andas a faltar aos treinos..

Hehe... para breve :D

 

Os mbunas foram "despejados" enquanto estou a remodelar por completo o aquário deles... e é uma brutal remodelação mesmo... o aqua deles está agora em 4 pedaços de vidro à espera para ser colado, algo que acontecerá ainda hoje ou amanhã.

 

O aquário dos tropheus ainda está em negociações (bicho de 1,5M é carote e ainda não me saiu o euromilhões por isso é complicadote).

 

O dos conchiculas não está fotografável dada a brutal confusão que tem à volta

 

O tanganika está à espera que eu tenha um dia para lhe dar uma volta e o colocar devidamente em ordem.

 

Por isso... para breve :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Ecotoxicidade  

 

Após hidratação e endurecimento não apresenta riscos ecotóxicos.  

 

Não é este o cimento que vou usar, mas foi as informações gerais mais completas que encontrei sobre o cimento.

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

Ecotoxicidade  

 

Após hidratação e endurecimento não apresenta riscos ecotóxicos.  

 

Não é este o cimento que vou usar, mas foi as informações gerais mais completas que encontrei sobre o cimento.

 

Isso em miudos quer dizer que depois de seco, não há problema de ph's, dissolver-se em agua,etc?

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Down

 

Não é bem assim, quando pela primeira vez instalas o background no aquário ele vai aumentar o ph, tens de respeitar um periodo de cura de cerca 2 semanas a 1 més mais ou menos, e ele só fica bom quando deixar de alterar o ph.

O cimento é feito basicamente de rocha calcaria moida..

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

venho aqui deixar umas fotos dos desenvolvimentos, embora não tenha desenvolvido grande coisa :wink:, cravar o esferovite dá algum trabalho :) e depois o tempo também não é muito, espero estar no bom caminho aqui ficam as fotos.

 

 

 

IM004242.jpg

 

IM004244.jpg

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tá a ficar muito louco!

 

Esse brilhante que se vê no esferovite é alguma coisa ou é do reflexo do flash?

 

Estou desejando ver isso "cheio" de cimento!

 

Hasta!

Pedro Figueiredo (ex - Down)

[url="http://www.ciclideos.com/forum"][img]http://www.ciclideos.com/forum/barbatana/banner_forum1.png[/img][/url]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

 

O brilhante é apenas o reflexo do flash :D talvez o queimado no esferovite ajude no reflexo hehe =P, bem ainda falta por a ultima pedra ali no meio depois vou começar a escavar as entranhas =P da placa que está atrás e começar a afundar algumas pedras para dar uma noção mais 3D ao mesmo tempo começar a promover as grutas e as fendas =). Depois vou ter de partir o esferovite em várias peças e dar uns ultimos retoques e so depois é que vem o cimento hehe.

 

Cumprimentos

David Lima

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

espero estar no bom caminho

 

estás com certeza no bom caminho :D

principalmente por estares a fazer um relato fotografico

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas

 

Aqui vai os desenvolvimentos

 

bkg_001.jpg

 

 

 

bkg_002.jpg

 

Os proximos Objectivos.

 

prox_av001.jpg

 

o que acham ?

 

não sei se o sistema de correntes será o mais indicado, corrigam-me se estiver a fazer alguma coisa mal =P

 

as bombas são as seguintes do lado direiro sup tenho a saida do filtro que indiquei no inicio do topico, do lado esq sup a power head de 1200 l/h

do lado esq inferior power head de 400 l/h do lado inferior dto uma bomba que arranjei que pode fazer de power head de 450 l/h, mostro seguidamente num post futuro onde a descobri =D.

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pergunta... não achas que as fendas são demasiado estreitas?

Depois de 3 demãos de cimento é capaz de não sobrar assim muita fenda, além de que te vai ser um bocado dificil meteres cimento nas fendas.

 

O meu fundo também está em andamento mas criei menos fendas pequenas e é um layout de uma forma geral mais largo... o que tenho são autenticos vales que depois de mais duas demãos de cimento (já dei a primeira demão) devem ficar fendas mais apertadas.

 

Mas também o meu fundo é para tropheus e é preciso espaço para um peixe de 13cm passar, para além que as filmagens que vi acerca do habitat dos tropheus apresentam grandes calhaus...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Nuno eu não acho que as fendas estejam muito pequenas, talvez tenha de algargalas em alguns sitios, mas outras são para permanecer mais pequenas para servir de abrigo aos peixes juvenis, o tamanho dos peixes que penso adquirir também é relativamente menor que os tropheus.

 

bkg_004.jpg

 

bkg_005.jpg

 

eu vou por cimento nas peças em separado, como podem verificar na imagem posso retirar as peças e cimentar primeiro as fendas.

Isto depois de ter cortado as peças com a medida necessário para caber no aquario.

 

bkg_003.jpg

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu vou por cimento nas peças em separado, como podem verificar na imagem posso retirar as peças e cimentar primeiro as fendas.  

Isto depois de ter cortado as peças com a medida necessário para caber no aquario.

Vais retirar as "rochas", cimentar e recolocar? E depois isso não se vai soltar tudo? Ou depois ainda lhes vais dar com silicone em cima?

 

Já agora... o teu aqua tem travamentos centrais? Se sim espero que essa peça sejam na realidade duas... senão vais-te ver lixado para colocares o fundo.

Eu dividi o meu em 3 peças :(

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

qual é o objectivos dos cortes (os traços vermelhos na foto?)

 

O objectivo é fazer mesmo cortes, criar ali mais umas pedras separadas tentando tornar a imagem mais homogénea, teve graça porque só quando olhei para a foto e que reparei que podia trabalhar mais aquele sitio é uma opinião minha penso que assim fique melhor.

 

Vais retirar as "rochas", cimentar e recolocar? E depois isso não se vai soltar tudo? Ou depois ainda lhes vais dar com silicone em cima?  

 

Vou fazer o seguinte, neste momento as peças estão presas por palitos porque eu tiro e ponho muitas vezes para ser mais fácil trabalhar, vou retirar e cimentar as fendas primeiro, porque se não ficava de difícil acesso, mas não vou por cimento nas faces, vou deixar a descoberto para colar com silicone, e depois de tudo volto a por cimento.

Decidi também seguir um pouco o teu conselho em relação as fendas vou aumentar um pouco em certos sítios, estive a fazer algumas experiências com cimento e pequenas peças e realmente aumenta muito.

 

Já agora... o teu aqua tem travamentos centrais? Se sim espero que essa peça sejam na realidade duas... senão vais-te ver lixado para colocares o fundo.  

Eu dividi o meu em 3 peças

 

:shock: Têm 3 peças de travamento central vai ser complicado acho que vou ter de dividir o background em 5 peças.

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro

 

eu não cheguei a usar aditivos no cimento, apenas cimento normal e os corantes que são de argila e não são toxicos.

 

como disse anteriormente o cimento têm de passar por um processo de cura de cerca de 2 semanas a 1 més ele vai aumentar o ph da água e só vai ficar bom quando esta voltar aos parametros normais, é preciso fazer várias mudanças de agua ate estre processo ficar concluido.

 

cumprimentos

David Lima

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui temos uma fonte

IM004206.jpg

 

depois sem ninguém ver desmontamos a fonte :wink:

IM004207.jpg

 

o que é que temos aqui !!! :shock:

IM004209.jpg

 

hehe power head de 450 l/h =P

 

bem aproveito para falar sobre as correntes e perguntar aos Guros como devo orientar a minha corrente no aquário "postei" anteriormente uma imagem com um exemplo alguém me pode ajudar ?

 

em relação as peças já as cortei e foi em 7 partes depois tiro umas photos para mostrar como ficou.

 

o próximo passo é vazar o aquário e experimentar se as peças cabem la dentro e se não está nada a mais =D, entretanto estou a leiloar os meus M'bunas e tanganyikas se alguém estiver interessado é clicar onde diz leilão de M'bunas e Tanganyicas

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

bem, isto esteve algum tempo parado mas não morreu, as camadas de cimento estão quase no fim, gostava da vossa opinião quanto a cor.. aqui fica uma imagem

 

dsc00757mu8.jpg

 

e a pergunta, mais escuro ou mais claro ? na vossa opinião.

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Éstou a adorar este tópico e kero dar-te os parabéns David pela coragem do projecto e pela forma didática como tens exposto as tuas duvidas, passo a passo, à medida k o projecto avança.

 

Li tudo com o máximo de atenção desde a primeira página e fikei com uma dúvida k me faz recuar quase ao início do tópico... em determinada altura falas no poliuretano e depois n volta sa tocar no "assunto"...

O background n poderia eventualmente ser feito única e exclusivamente em poliuretano (sem teres de fazer recurso ao esferovite, cimento, corantes, colagens com silicone, etc)???

 

Pelo (pouco) k li, o poliuretano traria muitas vantagens:

-n parece ser tóxico para os peixes (aliás é comum vê-lo a "tapar buracos" ou sumps nos salgados);

- tem excelente aderência a todo o tipo de materiais (vidro incluído);

- a espuma de poliuretano é usada para vedação, recheio e fixação, com propriedades isolantes (isolante térmico, aústico e eléctrico).

 

 

Estas são as minhas questões, que espero que sejam construtivas! banana rock

 

 

Já agora deixa-me dizer-te que a cor k eu prefiro no background k tas a fazer é a mais escura!

 

 

Grande abraço e parabéns!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais