RECUPERAÇÃO DE CORAIS DUROS (8-10)


Pedro Conceição

Recommended Posts

Boas.

 

Neste tópico gostaria de recolher algumas opiniões e experiências a respeito de recuperação de corais duros.

Tenho lido que quando estes começam a morrer, chegando mesmo a uma percentagem muito grande, torna-se muito difícil ou mesmo impossível recuperar.

Gostava então que comentassem as vossas opiniões e experiência a respeito deste tema, pois pode ajudar algumas pessoas.

No meu caso expecífico trata-se de uma Goniopora/Alveopora que depois de alguns problemas que tive no aquário e alguma falta de tempo derivado à vida profissional este quase que morreu por completo.

Quando o comprei estava assim:

IMG_0110.jpg

 

 

Toda a rocha estava coberta pelo coral, mas depois começou a morrer e acabou por ficar assim:

IMG_0975.jpg

 

Depois de pôr o aqua a 100% reparei que o coral estava a recomeçar a espalhar-se e a criar novos polyps:

IMG_0976.jpg

 

 

Depois criou uma camada sobre a rocha que "liga" os polyps uns aos outros:

IMG_0977.jpg

 

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro,

 

Infelizmente não conheço ninguém que tenha conseguido recuperar uma goniopora - são corais difíceis de manter e normalmente não duram mais do que 6 a 8 meses nos nossos aquários...

 

Consegui manter uma por quase um ano e de um dia para o outro sem que nada o indicasse morreu! De qualquer forma a recuperação que se vê nas fotos é incrivel - pode ser que consigas.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

pelos que dizes é muito dificil se não imposssivel recuperar um coral duro, mas caso esteja ja morto não existe esperança?

Pergunto isto pois um colega meu tem uma arcopora (acho que é assim que se escreve) que parece morta, não existe possibilidade nenhuma para a recuperar?

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bigode, quanto às Acroporas eu conheço pouco desse coral, mas se morreu por completo, não restando nem um pedaço de tecido vivo, não será possível recuperar, mas se ainda restar um pedaço de tecido vivo penso que será possível recuperar, se existir condições para isso: água a níveis excelentes, elementos traço para sua alimentação...resumindo, condições o mais perto do natural para um recife.

O meu coral ficou reduzido a cerca de +/-2% do que era. Ficaram somente cerca de 3 ou 4 polyps, mas muito fracos, pois não saíam do boraco. agora posso contar em toda a superficie da rocha cerca de 50 polyps completos e mais uma duzia de pequenos polyps a tentar colonizar.

Fico muito contente por isto, pois trata-se de uma vida animal, algo que considero quase tão importante como uma pessoa, e acreditem que há pessoas que valem menos! :wink:

Tenho tirado fotos ao coral quase todos os dias (ontem adormeci e não tirei) vou recolher mais umas fotos e depois ponho aqui no forum para vermos a diferença.

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro e Bigode.

 

Estou de há um mês para cá a tentar recuperar a Acropora da foto.

 

Aparentemente já nem tinha tecido vivo e pólipos nem vê-los, no entanto tem-se revelado uma agradável surpresa e o tecido já está em expansão aparecendo de quando em vez um pólipo ou outro aberto.

 

Daqui a uns tempos posto as evoluções

 

3.jpg

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Duarte.

 

Fico com essa ideia pois muita das vezes quando temos um aqua estabilizado e com algum tempo podemos ter algum problema com excesso de matéria organica e apatrecer ciano. Já deves saber depois como é, este cobre muitas das vezes os corais duros e não deixa com que estes façam a filtragem dos alimentes, acabando por morrer. Acho que se fizeres uns bons TPAs com água natural e acrescentares algum suplemente alimentar para corais, se necessário, ele safasse.

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Comigo aconteceu algo parecido com um frag de Acropora. A zona junto ao pé perdeu tecido mas o coral recuperou e voltou a envolvê-la a ponto de se ter tornado na zona mais grossa e com mais pólipos.

 

Essa da Goniopora a recuperar é material com qualidade suficiente para mandar um emailzinho ao Sr. Borneman :D

 

A sobrevivência das Gonioporas (e já agora as Dendronephitas) é talvez o mais aliciante desafio no campo da manutenção de corais.

 

Excelente!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Tenho neste momento 2 corais duros em recuperação no aquário! Uma montipora - uma muda que o Marco Madeira me ofereceu e que aparentemente tinha branqueado e que ontem reparei estar com um bocadinho de tecido (o curioso é que ela estava quase enterrada no areão de coral no fundo do aquário - sem luz). Coloqueia mais para cima e estou agora a acompanhar a sua recuperação.

 

Pic_5907_31.jpg

 

Outro coral que estava numa loja e aparentemente sem recuperação - foi-me oferecido e agora está a recuperar - é uma caulastrea!

 

Em 15/08

 

Pic_5907_29.jpg

 

Hoje

 

Pic_5907_30.jpg

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal.

 

Bem, parece que, felizmente, não sou o único a tentar recuperar corais duros! Fico feliz por saber que existe mais pessoas que se preocupam com este tipo de coisas!

 

Apisto, ainda bem que a tua Acropora está a recuperar bem! Parece que ao contrário do que dizem, já se pode tornar possível a recuperação de corais, talvez pelo aumento de qualidade na aquariofilia, visto termos hoje em dia uma vasta gama de produtos, desde vitaminas a sal sintético e comida congelada de qualidade... Isso ajuda sempre! Eu digo isto porque nunca fiz mudas de água natural (não tenho carro), utilizo osmose e sal.

Visto muitos dos corais que vamos adquirindo serem reproduções de aquacultura, estes desenvolvem uma resistência maior e mesmo que estejam a morrer podem recuperar por um pequeno tecido vivo.

 

Diogo, a tua Montiopora está a recuperar bem, visto ter estado em condições muito más, principalmente de iluminação, factor muito importante para um coral duro.

Quanto à caulastrea será mais difícil recuperar as outras partes mortas, provavelmente só as partes vivas ficarão melhores, recuperarão a côr viva caracteristica delas e pouco mais. Não deve ser novidade para ti, mas digo que deves de alimentar bem esse coral! Não me importava nada que me dessem esse coral, mesmo com as minhas PCs penso que conseguiría fazer o mesmo que tu, e depois gosto muito desse coral.

 

A minha goniopora está a recuperar lentamente, mas está em bom caminho! Já existe novos polyps em outros locais da rocha. Poderei dizer que estará a cerca de 20% da sua totalidade, teve uma recuperaçam lenta, mas está a ficar mais bonita. Ao contrário do que disse, não tenho tirado fotos diáriamente, mas tirei umas hoje que já mostra o avanço.

 

Na foto de baixo podemos ver uma zona já fotografada com um tecido melhor e com os polyps já de fora com um comprimento bom.

IMG_0994.jpg

 

Nas próximas foto vemos umas zonas novas com tecido, algum recente outro com alguns dias, desde as fotos do ínicio.

IMG_0995.jpg

IMG_0996.jpg

 

Nesta foto podemos ver uma geral do coral, apesar da fraca qualidade dá para ver alguma coisa. Na parte de trás do coral ainda tem uma camada recente, e grande, de tecido novo que infelizmente não consegui tirar uma foto, mas vou tentar tirar uma virando o coral.

IMG_0999.jpg

 

 

Aproveito para falar de mais um tema que acho interessante e que tem a ver com corais moles.

Existe muita gente a fazer frags dos corais cortando/arrancando do local de origem e colando/fixando numa pedra ou outro material de suporte. Eu utilizo um método natural mas mais demorado, e comparando com a outra técnica utilizada por muitos companheiros, reparo que no meu aqua (120 lts e PCs de 72w 10000k + 36w actinias) os frags que cheguei a comprar de xénias castanhas e brancas a outros utilizadores crescem bem, mas não se multiplicam tanto como as que fiz naturalmente. Em cerca de um mês a colónia de xénias brancas cresceram e multiplicaram tornando 5x maior e as castanhas cerca de 4x maior. O processo é simples, basta arranjar pedras lisas e achatadas (podemos apanhar na praia) esterelizá-las e depois colocar junto de uma "pernada" do coral de forma a precioná-lo levemente. Leva algum tempo a modar para a pedra nova (no meu caso cerca de 4 a 8 dias dependendo da espécie). Depois da mudança de local fica espaço vazio que rapidamente é ocupado por mais uma "pernada" do coral. No outro método apenas duplicaram, tanto as brancas como as castanhas.

Nas próximas fotos podem ver alguns frags naturais e a preparação para novos.

IMG_1002.jpg

IMG_1003.jpg

IMG_1004.jpg

IMG_1005.jpg

 

Nas próximas vemos algumas mudas recentes.

IMG_1006.jpg

IMG_1007.jpg

IMG_1008.jpg

 

A minha próxima experiência será com uma sinulária. Neste caso penso que o método mais utilizado é cortar um pedaço e colar a uma pedra. Já arranjei uma pedra maior que as que costumo utilizar e coloquei mesmo de baixo do coral, visto este ter adoptado uma posição boa para fazer a tentativa, está meio deitado na base. Nas horas seguintes o coral já se moldou à forma da pedra e espero daqui a um ou dois dias começar a agarrar à pedra. Espero que ele se divida e apareça um pedaço mais fino que passará para a pedra.

Aqui ficam umas fotos.

IMG_1000.jpg

IMG_1001.jpg

 

Espero comentários para este tema e se ouver alguém que queira trocar uma das minhas xénias por outro coral estou disposto a isso.

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa por não contribuir com nenhuma informação, até porque não sou portador de sabedoria suficiente. Deixem-me só que Vos diga:

 

 

EXCELENTE TÓPICO!!! Muito bom mesmo! Não o deixem morrer. Isto só é prova que nada na aquariofilia, nem na vida, é um dado adquirido! É sinónimo que temos grandes aquariofilistas em Portugal. Daqui a umas semanitas, este tópico será, para mim, muito útil e relido do início ao fim. Até lá, vou acompanhando e aprendendo mais um pouco!

 

BOA!!

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Duarte essa acropora esta totalmente branca (morta) ou ainda tinha alguma vida? Já agora podes explicar o processo de recuperação dela.

APC #173

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Vitor!

 

Fico contente que te possa ser util este tópico, muitas das vezes aprendemos assim, foi como eu, fui lendo e agora já vou sabendo alguma coisa.

 

Bigode, não sei como o Duarte está a fazer, mas o que eu faria era umas mudas de água natural ou acrescentando suplementos no caso de osmose para proporcionar muito alimento ao coral, mas nada de excesso! Depois basta dar-lhe muita luz, mesmo muita luz! Acho que basta isso, e claro óptimas condições da água!

 

Cumprimentos,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bigode.

 

Não tenho tido nenhum procedimento especial com esta acropora.

 

Infelizmente não encontro as fotos do primeiro dia em que a introduzi no aquário, mas garanto-vos que não tinha cor, e estava completamente coberta por alga coralina. Possivelmente algum pedaço de tecido que não descortinei.

 

Coloquei-a numa zona com bastante iluminação e correntes directas e tem crescido tecido muito lentamente, passando de uma fase inicial de castanho para uma coloração verde que apresenta actualmente. O tecido está lentamente a ganhar a guerra à alga coralina.

 

Agora tenho aqui outro "doce" :cry: Este "palito" que ainda não consigo identificar veio também do aquário da acropora e nas mesmas condições (coberto de coralina). Pólipos nem vê-los. Está há cerca de 2 meses no meu aquário e aqui fica uma foto actual

 

5.jpg

 

acrescentando suplementos no caso de osmose para proporcionar muito alimento ao coral, mas nada de excesso!

 

Não dou qualquer tipo de suplemento aos corais. A que te referes em concreto? Phytoplancton direccionado junto aos pólipos? Cyclopeeze? Ou outro tipo de suplemento?

 

Cumps

DC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois!

 

Duarte, estava a referir aos suplementos alimentares para corais (ex. Marine Trace ou Coral Trace da Red Sea) e também suplementos nutricionais para corais (ex. Coral Gro da Red Sea). Passo a dar as seguintes indicações como exemplo do que eu faço:

Suplementos alimentares (normal 1 vez por semana):

Quarta - dosagem indicada.

Domingo - metade da dosagem indicada

 

Suplementos alimentares (normal 2 em 2 dias):

Todos os dias a dosagem indicada

 

Tenho tido alguns resultados positivos na Goniopora, apesar de agora estar a recuperar mais lentamente.

Lembro que devemos ter cuidado pois o que é demais também é mau, devemos ter sempre cuidado ao acrescentar estes produtos a cima do que é normal, devemos sempre verificar diariamente todas as espécies do aqua, e alguma alteração deve ser suficiente para diminuirmos a dosagem:

 

Suplementos alimentares (normal 1 vez por semana):

Quarta - 1/2 da dosagem indicada.

Domingo - 1/2 da dosagem indicada

 

Suplementos alimentares (normal 2 em 2 dias):

Um dia a dosagem indicada no outro metade repetidamente.

 

 

Espero ter esclarecido não só o Duarte, mas também os que possam vir a precisar.

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas!

 

Depois de alguns tempos e alguns problemas com ciano, a Goniopora que estava a recuperar parou no tempo, mas nos ultimos dias tem vindo a recuperar, muito lentamente. Tirei uma foto dos mais recentes polyps, têm cerca de 1 a 2 semanas:

IMG_1049.jpg

 

Para além deste coral recebi mais dois para tentar recuperar.

O primeiro é uma Tubastrea aurea. Segundo a informação que tenho, havia alguma dificuldade em alimentá-la, por isso começou a morrer. Faz hoje um dia que a tenho no meu pequeno aqua e tive bons resultados ao alimentá-lo! A maioria dos seus polyps aceitou bem o alimento.

Vou mostrar umas fotos tiradas ontem quando estava a preparar para introduzir no aqua. Ainda estavam dentro do saco:

IMG_1013.jpg

IMG_1015.jpg

IMG_1017.jpg

Agora dentro do aqua:

IMG_1020.jpg

IMG_1021.jpg

IMG_1023.jpg

 

Hoje depois de a alimentar dei um tempo e tirei umas fotos:

IMG_1035.jpg

IMG_1036.jpg

IMG_1037.jpg

IMG_1038.jpg

IMG_1040.jpg

IMG_1042.jpg

 

 

O segundo coral que tenho é uma Muriceopsis flavida que não estava a morrer, apenas tinha má vizinhança. A causa provável para o mau trato é um Centropyge loriculus que decidiu torturar a desgraçada! Visto não ter descanço no aqua de origem, veio passar umas férias aqui!

Aqui fica uma foto:

IMG_1016.jpg

 

Espero que gostem das fotos e prometo que vou tentar actualizar o tópico com o evoluir dos corais.

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

É a primeira vez que participo no fórum apesar de o seguir com alguma regularidade.

Em Julho ofereceram-me uma goniopora com um belíssimo aspecto, no entanto à uma semana atrás os pólipos fecharam e parece-me que começaram a morrer.

O aquário tem 180 litros (real), é iluminado com PCs da lifetech (já têm 8 meses) e o coral está bem em cima, os parâmetros da água estão bons e a manutenção é: às terças, sextas e domingos TPAs de 5 litros com água natural. Tenho elementos traço da aquacare (isto pode ser considerado alimento?) mas raramente dei com medo de haver um boom; de algas.

Sei que manter gonioporas é missão quase impossível, apesar dos sucessos de alguns. Que conselhos me dão? A minha experiência em reefs é pouca e vivo num local onde é difícil a troca de experiências.

Abraços

Carlos Domingues

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Carlos!

 

O simples facto dospolyps estarem fechados não querem dizer nada. A parte de baixo na segunda foto trata-se de uma zona morta, não sei se apareceu agora ou se já vinha assim. Uma zona morta é também a partes que se vê no meio do coral que só apresentão a rocha sem tecido do coral! As Gonioporas são realmente um grande problema para as manter! Posso mostrar uma foto de como era a minha no início, achei esta foto perdida:

DSCF0001.JPG

DSCF0298.JPG

 

Acho que depois de verem como era o coral devem ficar com a ideia da minha "tristeza" por agora estar reduzido a alguns polyps! Mas espero, quem sabe, um dia voltar a vê-lo como era!

 

Carlos, a respeito dos elementos traço e do boom de algas eu não sei se acontecerá isso! Se eu utilizasse água natural talvez não acrescentaria nada disso, mas visto não utilizar água natural eu acrescento, mas se quizeres acrescentar para tentar fazer alguma coisa, experimenta, mas só se vires que existem partes mortas no meio do coral!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Erazor, obrigado pela referência! O que está no tópico reforça algumas ideias e acrescenta algumas que devem ser levadas em conta! Acho que o artigo está muito bom e completo, vai-me ajudar e muito, mesmo muito! A esperança de voltar a ver a minha Goniopora como era antes cresceu e muito depois da leitura que indicaste! Muito Obrigado!

 

Agora vou colocar umas fotos tiradas na noite de Quinta para

Sexta da Tubastrea. Nessa tarde tinha estado a alimentá-la e parece que tem melhoras! A qualidade não é muita pois havia pouca luz!

IMG_1082.jpg

IMG_1085.jpg

IMG_1087.jpg

IMG_1089.jpg

 

O que acham? Ainda só não vi foi o coral com os polyps abertos na totalidade! Espero que isso venha a acontecer em breve!

 

Cumps,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais