Para começar


Recommended Posts

Viva,

 

Ando com vontade de me lançar nos salgados

 

A minha ideia (e espaço) seria um cubo com 50x50x50

 

É muito pequeno?

 

O que poderei colocar?

 

Quais os equipamentos que vou precisar?

 

Quanto poderão custar?

 

O controle dos parametros da água é muito exigente?

 

O controle deverá ser:

Diário?

Bi-semanal?

Semanal?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

50*50*50 não é muito pequeno! Existem nanos de menores dimensões. O que puderas colocar é muito subjectivo, depende de o que queres por.

Vais precisar assim muito resumidamente de: escumador, luz (HQI, T5 ou PC), bombas de circulação (tlvz 3), areia ou areão de coral, RV, kalk, testes e paciencia.

O preço é muito variado. Tens de ver o que te interessa.

O controlo é +/- exigente. Eu faço-o semanalmente.

 

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Esse aquário terá cerca de 125 litros - penso que deverias pensar em ter uma sump para aumentar a litragem e tornares a manutenção mais simples.

 

Material:

 

Rocha Viva - cerca de 50 kg é o ideal mas depende se queres ou não colocar um DSB (Deep Sand Bed - pelo menos 10 cm). Se assim for e colocares uma altura razoável de aragamax ou outro substrato poderás ter menos rocha.

 

Escumador - deves ter mas não indispensável - se mantiveres um ciclo muito certo de mudanças de água podes não ter - mas o meu conselho vai para a aquisição de um.

 

Iluminação - algo muito subjectivo pois irá depender do que queres manter - para corais moles T8, PC´s ou T5 deverão servir, já para corais mais exigentes deverás colocar pelo menos um foco de 150W de HQI.

 

Circulação - aqui penso que com um bom retorno da sump (uns 3500 litros hora ligados a um SCWD, que te permite teres correntes alternadas), conseguirás colocar apenas 2 bombas de uns 2000 l/h dentro do aquário.

 

De resto é muita paciência e como já disseram pelo menos um controlo semanal - pelo menos no início!

 

Abraço e boa sorte,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

que típo de filtragem ncessito?

 

mecanica e biológica como nos de água doce?

 

Já sei que a filtragem biológica depende sobre-tudo da Rocha viva

 

A iluminação? o que preciso exactamente?

 

Com estas dimensões deverei ter de optar pelas hqi, julgo, pois os 50cm não dá para nada em T8

 

As suas exigencias são em função dos corais e anémonas?

 

O que necessita de mais luz?

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Vamos então por partes...

 

mecanica e biológica como nos de água doce?

 

Se optares por um aquário de recife necessitarás apenas de filtragem biológica. A mecânica apenas será uma fonte de nitratos.

 

Já sei que a filtragem biológica depende sobre-tudo da Rocha viva

 

E não só - o substrato também terá um papel importante, caso optes por fazer uma DSB.

 

A iluminação? o que preciso exactamente?Com estas dimensões deverei ter de optar pelas hqi, julgo, pois os 50cm não dá para nada em T8

 

Não sei que tipo de corais queres ter, por isso não te posso aconselhar! Posso dizer-te apenas que com T5 e PC´s poderás ter a maioria dos corais moles e com HQI´s poderás ter tudo!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

viva,

 

Obrigado pelas respostas,

 

Para começar deveria optar por corais menos exigentes e mais fáceis de manter.

 

Assim, p.ex para iluminação com T5 quantos W aconselhas e que tipo de lampadas?

 

Quais os testes básicos que deverei ter? para além dos usuais PH, KH, DH Amonia, Nitritos, Nitratos

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Assim, p.ex para iluminação com T5 quantos W aconselhas e que tipo de lampadas?

 

Com T5 ficas um pouco condicionado por causa do tamanho do aquário, mas de qualquer forma acho que poderás conjugar 4 lâmpadas - duas brancas e duas azuis. Com isto ficarás com cerca de 100W de luz (se não me estou a enganar na potências das lâmpadas T5 para esse tamanho!)

 

Quais os testes básicos que deverei ter? para além dos usuais PH, KH, DH Amonia, Nitritos, Nitratos

 

Os básicos são mesmo esses! Se quiseres ser um pouco mais rigoroso acho que poderás adquirir um de Cálcio e outro de Magnésio.

 

Nota - o DH não é importante

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Podes sempre usar T5 compactas , as lampadas de 55w têm 53 cm de comprimento. Podes fazer uma calha com 4 e já ficas com 220W.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Na minha opinião deverias optar por um projector/ calha HQI 150w com uma lampada de 14000ºK. Ficavas muito bem servido em termos de luz e puderias manter qualquer tipuh de corais.

 

O Domingos falou.t da sump...ele tem tda a razão, esqueci.me de referir isso. Considero muito importante pois aumenta.t a litragem assim como facilita a manutenção e podes por dentro da mesma tdos os equipamentos!

 

Cumpts

Link to comment
Partilhar nas redes sociais