Recommended Posts

Boas,

Eu vou ter um aqua de 200*70*70(980l) e gostava de saber que tamanho deverá ser a sump? e como se constroi a mesma? que material deve ter?Que tubagens devo ter?valvulas?polegada de valvulas?etc....

Quanto deve ser o preço disto?

Obrigado

Fiquem bem :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi!

 

Em termos de tamanho, a sump deverá ser o maior possivel. Neste caso a limitação é em termos de espaço fisico disponivel e €.

No minimo deverá ter espaço para o escumador, aquecedor e um pequeno refúgio com macroalgas.

 

Eu costumo preferir a chapa de acrílico para as sumps. É mais caro do que o vidro, mas é super facil de trabalhar (cortar, furar, etc), mesmo depois de tudo montado, com ferramentas do dia a dia. Além disso a colagem do acrílico é muito mais eficaz do que a do vidro com silicone.

 

Quanto às dimensões das tubagens, tudo depende dos caudais de que se esteja a falar. Normalmente tubagem de 32mm é boa.

 

cumps

DIY or die trying

 

SUMP é bom! Fazem-se projectos ao desafio para quem diz que não pode ter SUMP :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

REdnal,

 

quanto a preços não te posso dizer nada .

 

quanto a ter ou não ter sampe é discutivel. há quem tenha e que não tenha .e tudo trabalha .

 

o melhor é ires a uma loja da região em quem confies , e segue o que ele disser e descute com ele os pró e contra.

 

basicamente há três tipos de " filtragem " fora do aquário :

 

samp , refugios e filtros de algas .

 

as samps aparecerem principalmente com o sistema de Berlim em que só se tinha escumador e juntava-se kalkwasser . a samp servia para por fora de vista e arrumado o escumador e bombas de kalkwasser e até certa medida haver circulação de água sem se ver as bombas visto que as bombas passaram para o fundo .

 

os refugios foram criados por Adey para criar um "reservatório " separado do aquário onde se podesse reproduzir animais sem serem comidos pelos peixes ,etc. e tambem serviam como localonde se podia remover as substancias orgânicas suspensas . ele é da ideia de que não se deve ter escumador nem bombas centrífugas .a filosofia de Adey é de que os aquários devem ser entregais com micro e macro fauna de todo os géneros e que por si acabaram por equilibrar-se .

 

filtro de algas de um modo muito simples são filtros compostos de algas que fazem a filtragem da água e foi idealizada por Adey após os estudos que fez dos recifes de corais das caraíbas .

 

a partir de aí ,pode-se fazer uma combinação ou usar só parte de cada um.

 

podes por areia - ajuda ainda mais a desnitrificar -- e caulerpa e serve de refugium , junta-lhe um escumador e kalkwasser tens um berlim, e ficas com um eco - system ,etc .

 

começar com uma samp simples ainda é o mais facil para quem não sabe muito sobre aquários ,podes começar sem nada e depois cresceres .não te esqueças que para ter samp tens que ter lugar para ele .ou atrás ,cima ou em baixo ou piso inferior sem invadires a casa da vizinha . :wink: e quanto maior melhor .

 

por isso é que disse para ires aí a uma loja pois isto vai demorar muito tempo até teres toda a informação para poderes saber o que queres .

 

claro que se errares só tens que modificar o que estiver errado . errar é humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Faltou ao Rednal referir que quer a sump para água doce (o post foi colocado no local errado...). :wink:

 

Sendo assim, a ideia dos refúgios...espaço para escumadores, etc terão de ser pensados de outra forma.

 

Rednal: mais cuidado da próxima vez!

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Faltou ao Rednal referir que quer a sump para água doce (o post foi colocado no local errado...).  :wink:  

 

Sendo assim, a ideia dos refúgios...espaço para escumadores, etc terão de ser pensados de outra forma.  

 

Rednal: mais cuidado da próxima vez!

 

Cumps,

Nuno Reis

Foi o Nuno Antunes que me mandou por aqui :wink:

Fica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

REdnal,

 

por enquanto ainda não podemos aplicar tudo o que disse a água doce -- os areões com a sua fauna a servir de desnitrificadores -- mas o resto aplica-se .

só que :

 

escumadores de água doce só é aplicavel em águas muito sujas .

 

normalmente não se usa samp em água doce pois só com filtros exteriores tem-se passado bem sem grandes problemas .

qual o motivo para usares samp em água doce ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Foi o Nuno Antunes que me mandou por aqui :wink:

 

Com toda a certeza o Nuno não te terá dito para não referires que er a para água doce! Presumo que ele tenha dito para colocares aqui o post porque de facto em água salgada é suposto usarmos mais sumps que em água doce.

 

Eu por outro lado quase sempre usei sump, quer em água doce, quer em salgada.

 

No teu caso deverás fazer uma sump que te permita colocar as diversas matérias filtrantes que necessitarás para filtrar um aquário de água doce.

 

não sei que tipo de peixes queres manter e isso é importante para te podermos ajudar! De qualquer forma, quer em água doce ou salgada o tamanho da sump é sempre limitada pela dispobilidade de espaço fisico, por isso deverás fazer o maior possível. Podes fazer em acrilico que como foi já dito é mais fácil de adaptar.

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

REdnal,

 

por enquanto ainda não podemos aplicar tudo o que disse a água doce  -- os areões com a sua fauna a servir de desnitrificadores -- mas o resto aplica-se .

só que :

 

escumadores de água doce só é aplicavel em águas muito sujas .

 

normalmente não se usa samp em água doce pois só com filtros exteriores tem-se passado bem sem grandes problemas .

qual o motivo para usares samp em água doce ?

Devido a conselhos de membros como o Nuno Antunes e outros e por causa da potencia e preço mais recomendável

Fica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá' date='

 

Foi o Nuno Antunes que me mandou por aqui :lol:

 

Com toda a certeza o Nuno não te terá dito para não referires que er a para água doce! Presumo que ele tenha dito para colocares aqui o post porque de facto em água salgada é suposto usarmos mais sumps que em água doce.

 

Eu por outro lado quase sempre usei sump' date=' quer em água doce, quer em salgada.

 

No teu caso deverás fazer uma sump que te permita colocar as diversas matérias filtrantes que necessitarás para filtrar um aquário de água doce.

 

não sei que tipo de peixes queres manter e isso é importante para te podermos ajudar! De qualquer forma, quer em água doce ou salgada o tamanho da sump é sempre limitada pela dispobilidade de espaço fisico, por isso deverás fazer o maior possível. Podes fazer em acrilico que como foi já dito é mais fácil de adaptar.

 

Um abraço,

Diogo[/quote']Quero por Mbunas como pseudotropheus,metriaclimas e cynotilapia

Eu não percebo muito de sumps por isso vim pedir opiniões sobre o material e isso por isso é obvio que não sei o que é isso do acrilico

Aconselham-me overflow ou com buraco no aqua?

E o Nuno mandou-me vir aqui porque sabia que na água salgada à muitos de 1000l e sabem mais sobre sumps

Fica

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Quero por Mbunas como pseudotropheus,metriaclimas e cynotilapia

 

Penso que nesse caso será mesmo bom colocares uma sump, pois esse tipo de peixes fazem muitos detritos sendo assim mais fácil controlares as coisas

 

Eu não percebo muito de sumps por isso vim pedir opiniões sobre o material e isso por isso é obvio que não sei o que é isso do acrilico

 

Acho que com este teu comentário, não será muito proveitoso avançarmos com os nossos comentários!! O meu conselho vai para que fales com algum adulto que te ajude na decisão, ou que pelo menos te ajude na leitura destes tópicos!

 

Aconselham-me overflow ou com buraco no aqua?

 

Aconselho-te fazeres furações no aquário com uma ou mais colunas secas (mas presumo que também não saibas o que são colunas secas!!!)

 

É um bocado complicado aconselharmos-te nestas circunstâncias - segue o conselho do George e fala com alguém de um loja.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Faltou ao Rednal referir que quer a sump para água doce (o post foi colocado no local errado...).  :evil:  

Não foi não Nuno. :)

 

Eu disse ao Rednal para perguntar por aqui porque aquários de grande litragem, filtrados com sumps é mais normal nos salgados que nos doces.

 

@Diogo: Por acaso não lhe disse para referir que era de água doce... pensei que ele se fosse lembrar :oops:

 

Nenhum de voçês conhece algum site onde esteja um esquema de sumps? Independentemente de ser para água doce ou salgada certos pormenores tais como a dimensão dos furos a fazer são importantes, daí eu ter dito ao Rednal para vos perguntar :)

E com uma imagem ele já fica com uma ideia melhor.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Não foi não Nuno  :)

 

Foi sim..Nuno :oops:

 

Se a pergunta era sobre uma sump para um aquário doce, é rídiculo ser colocada aqui.

Aliás percebeu-se pelas respostas, no qual se falou muito em refúgios de macro-algas (em água doce já ouvi falar em refúgios de plantas aquáticas, palustres e até de tomateiros...mas nunca em macro-algas) e escumadores (há raros casos de quem utilize em águas doces muito duras e mineralizadas).

Todo o tempo que se "perdeu" a responder sobre sump's em salgados, onde há ausência de filtragem mecânica para além do escumador, poderia ter sido mal interpretado pelo Rednal caso eu (que sou um gajo atento :evil: ) não me tivesse lembrado do aquário de 1000L da secção ciclideos.

Lá andaria o pobre rapaz a tentar colocar Caulerpa, ermitas e ofiuros numa sump destinada a filtrar água doce...e á procura dum escumador decente para 1000litros de água...doce. :)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehe... estou a imaginar o esquema :evil:

 

Mas não concordo que seja ridiculo falar em sumps aqui, mesmo como é o caso que é para aplicar num aquário de água doce.

 

É que a sump implica um desenho e mais importante que isso implica coisas como colunas secas e furos no aquário principal.

Ora os furos ou são feitos logo com as medidas certas ou vão dar estrilho depois.

 

E daí eu ter orientado o rednal para aqui. Eu podia-lhe dizer que tem de fazer um furo de 1 polegada no aquário, mas depois se calhar essa 1 polegada não chega para vazar os acima de 5000 l/h de circulação que ele vai ter.

Alem do mais na aquariofilia de água doce as bombas convencionais chegam aos 1000L/h, mas na de água salgada vão acima disso. Marcas? Não sei, não conheço.

 

O erro foi ter-me esquecido de lhe dizer para vos dizer que era para água doce... pois isso altera o esquema interno da sump e o material a colocar.

Mas todos os restantes principios se aplicam integralmente, e nada melhor que malta com aquários de grande litragem para esclarecer :oops:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É que a sump implica um desenho e mais importante que isso implica coisas como colunas secas e furos no aquário principal.  

Ora os furos ou são feitos logo com as medidas certas ou vão dar estrilho depois.

 

Os furos não são assim um "drama" tão grande. a coluna seca tambem não. Acho que tudo tem mais a haver com o Retorno que outra coisa.

 

Esta pelo menos é a minha teoria. Se tens um retorno que corresponde a 3/4" deverá ter uma saida de 1 1/4" (ou pelo menos é o que eu tenho.

Eu regi-me por esta logica e tou bem servido / funciona!!!.

 

Outra coisa que gostava que não fosse tão "assutadora" era o facto de fazer furos em aquarios. o processo não é assim tão complicado e digo isto depois de ter feito 5 furos de 1"1/4 e alguns cortes em vidro em varios aquarios.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais