Alimentação de alvins de escalares


PLATAO

Recommended Posts

Olás,

 

Não percebi muito bem qual a tua dúvida porque não explicaste muito bem como procedes, mas vou tentar responder...

 

Tenho perdido algumas posturas não sei porque (palavra corrigida), até artémia recem enclodida dou

 

Deixas os alevins com os pais ou separas os ovos/alevins mal eclodem?

Talvez fosse bom deixares os alevins com os pais e começares a alimentar quando comecem a nadar.

Tenta com microvermes ou enguias do vinagre, pois são mais pequenos que as artémias embora não tão nutritivos. Tenta usar alguma comida em pó ou liquido, pois por vezes ajuda. Infusórios e rotíferos também resulta muito bem, embora os alevins só os comam nos primeiros dias.

Quando forem maiorzinhos e comerem artémia, alimenta com microvermes e artémia ou somente com a segunda.

 

Se separas os ovos/alevins, coloca-os num aquário apenas com uma bomba de ar e sem areia no fundo. Alimenta como descrevi acima, mas só quando começarem a nadar. Cuidado com caudal em excesso, assim como demasiada comida...

 

mas parece que a artémia morre se não comer durante 1 hora, que devo fazer?

 

Não percebi... ;)

1- a artémia recém-nascida aguenta cerca de 3 dias sem alimento (alimenta-se do saco vitelino) no meio em que nasceu.

2- sendo de água salgada, aguenta algumas horas em água doce mas acaba por morrer.

 

Tens de alimentar os alevins com pequenas quantidades de artémia, até esta ser totalmente consumida. Os microvermes aguentam cerca de 24 horas no aquário. As enguias do vinagre também, mas com a vantagem de se deslocarem para a superficie da água, ao contrário dos microvermes que ficam no fundo.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tudo o que foi dito antes está perfeito. Mas eu fiz de outra forma e também com sucesso. Tira os ovos aos pais (agarrados ao local de postura - folha rocha, etc), sempre dentro de água, coloca-os num penico (como está na moda classificar os aquários mais pequenos - adoro a sobranceria de quem só usa espaços maiores), eu usei um pequeno 10L, trata a água (tirada do aqua dos pais!) com anti-fungos, coloca um filtro a ar e um termóstato a 26º, faz mudanças diárias de 50% e não lhes dês nada até que nadem livremente; depois vai dando artémia recém-eclodida (poucos naupálios de cada vez) com um conta-gotas mesmo ao pé do nariz deles. Se não a comerem logo, retira-a e tenta outra vez uma hora mais tarde. Acabam por lhe pegar vorazmente; até ficam com a barriga rosada de tão cheia de artémia. Mantém o fundo sempre limpo, continua com as mudanças de água e muda-os só quando comerem pó (comprado ou feito com um moinho de pimenta) para um aquário livre de tudo com maior litragem para crescerem. Mas continua com a artémia que crescem mais e mais depressa. Funcionou assim comigo. Faz uma busca no google (breeding+angelfish) e terás mais ideias e experiências.

Life is a tale told by an idiot, full of sound and fury and signifying nothing. (W. Sh.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais