Desova de DISCUS...:(


Visitante

Recommended Posts

O meu casal de Discus já tinha feito 2 desovas mas tinha sempre comido os ovos...anteontem voltaram a desovar mas não os comeram e têm estado sempre junto a eles, só que o que acontece é que a grande maioria dos ovos têm ficado brancos...

É normal ficar uma quantidade tão grande de ovos?e porque ficam brancos serão fungos?qual a razão?será que nas próximas os discus tratarão melhor dos ovos no que diz respeito à limpeza dos mesmos?ou será da água?

 

Agradeço desde já a ajuda de todos os elementos do forum!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

 

 

As duas principais razões para os ovos ficaram brancos são ( tanto nos Discus, bem como em outras especies de peixes tropicais ) :

 

 

- Ovo não fertilizado

 

 

- Ovo sujeito a fungos devido ( muitas vezes ) à qualidade inadequada da agua

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tem paciência, quanto menos esperas terás melhores resultados, quem me dera ter um casal assim pois os meus ainda estão muito jovens.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis,

 

A minha opinião é que os ovos que dizes serem de côr branca são ovos fungados (uma solução seria a introdução de um U.V.).

Os ovos fertilizados distinguem-se dos não fertilizados pois ficam com uma pinta preta.

 

Este é a minha ajuda simplista espero que te seja útil :)

 

Muitas felicidades para futuras desovas.

Abraços

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Figueiredo

Pode haver diversas circunstâncias para essas ocorrências como por exemplo:

- Serem 2 femeas( Infelizmente tenho duas femeas lindas que estão a desovar todos os 15 dias)

- O Macho ser estéril e como tal nada se consegue.

- A agua não estar nos parametros devidos ( Tenho um casal que desovou há cerca de 20 dias (tenho no forum 2 fotografias em que são bem visiveis os embriões e...... quando os alevins estavam a iniciar a nadar foram comidos).

- Culpa do creador que pela sua insitência de não resistir a dar uma olhadela de vez em quando e que motivo o stress nos pais.

E mais outras causas...

O meu conselho será muita paciência, paciência .

Se eu souber e possa ajudar disponha.

Ate sempre.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luis

A minha "receita" mantem-se igual ás dos outros membros: paciencia... paciencia... paciencia...

Eu explico:

Também tenho Discus! Acontece que perdi para aí umas 10 ninhadas nos últimos 4/5 meses...

1º - O casal umas vezes comiam os ovos...

2º - Outras vezes eles fungavam...

3º - Também tive momentos em que eles comiam os alevins...

4º - Por incrivel que pareça, houve momentos em que o casal não produzia o muco suficiente e os alevins morriam à fome...

Enfim... acho que não houve nada que não me acontecesse com aquele casal.

Agora neste momento, e após muuuiiinta paciencia, tenho então a primeira ninhada com SUCESSO, os alevins vivem já há 10 dias, o pai conseguiu produzir o muco suficiente para aguentar a ninhada, e os alevins começam agora a mostrar interesse na artémia recém nascida :lol:

Portanto: CORAGEM e PERSISTENCIA são fundamentais. Paciencia então nem se fala... Trabalho então... é pra esquecer... com todas aquelas TPA´s... Mas acredita, vale a pena!!! Nem sabes o quanto é gratificante, quando finalmente conseguimos!!!!

Não desanimes e vai pela máxima do totoloto: insista... insista... insista...

verás que não te arrependes!!!!

Desejo-te BOA SORTE para a próxima postura :wink:

Um Abraço

 

Jorge Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas Jorge,

 

Estou a ver que as feras ainda estão bem de saude espero que continuem assim pois era maravilhoso tudo aquilo que vi.

 

Continuaçao de boa Sorte.

 

PS: vamos ver se ainda lhe compro alguns desses alevins se quizer vender pois agora estou a montar uma nova casa para os meus discus

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boa noite a todos, e bom 2004,fico satisfeito por finalmente o Sr. Jorge ter dissipado as duvidas em relação ao casal,nos discus é necessário ter paciência, e nos amigos confiança, abraço

 

PS;ainda tenho 3 casais para quem estiver interessado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola !!

 

Alem de tudo o que foi dito e bem , penso que uma das razões de os ovos ficarem brancos têm apenas a haver com a dureza da tua água . Quando temos aguas duras (eu costumo medir em microsiemans) acima de 250 microsiemans os ovos arrebentam com a presão osmotica da água. Para isso temos que recorrer a um aparelho de osmosse inversa , águas engarrafadas ou então o precesso mais ecónómico, usando zeolite que absorve alguns minerias da água . Todo isto depende da dureza da mesma obviamente .

 

Um abraço

 

HUGO

 

Discus World Lda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais