Setup para Tanganyika


davlima

Recommended Posts

Boas

 

Gostaria que me ajudassem e sugerissem na escolha de um "setup" (biótopo) para o lago tanganyika.

Actualmente tenho um tanque com 520 L com uma mistura de malawi e tanganika, mas como tenho de mudar o aquário de casa vou aproveitar para fazer uma remodelação.

 

O objectivo é reproduzir o mais fielmente possível um biotopo do lago tanganyika.

no entanto pensei em alguns objectivos que queria tentar seguir.

 

1 - Não ter peixes com mais de 12/13 cm

 

2 - Não ter mais que 3 espécies

 

3 - umas das espécies com um cardume numeroso

 

4 - todas as espécies com alimentação compatível

 

5 - Ser possível reproduzir todas as espécies.

 

6 - Tipo diferentes de reprodutores (incubadores bocais, depositores de ovos).

 

Bem tendo este cenário que espécies e numero de elementos por espécie vocês escolheriam para um aquário de 520 L ?

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Bem tendo este cenário que espécies e numero de elementos por espécie vocês escolheriam para um aquário de 520 L ?

 

Seguindo mais ou menos as características que pretendes, apostaria em 4 géneros:

 

- Cyprichromis

- Xenotilapia

- Ciclideos das rochas (Lamprologus, Neolamprologus, Julidochromis, Altolamprologus, etc...)

- Conchiculas

 

1 - Não ter peixes com mais de 12/13 cm

 

Nenhuma das espécies ultrapassa esse tamanho.

 

2 - Não ter mais que 3 espécies

 

4 talvez abordasses uma maior variedade de habitat's...

 

 

3 - umas das espécies com um cardume numeroso

 

Cyprichromis e Xenotilapias vivem em cardumes numerosos.

 

 

4 - todas as espécies com alimentação compatível

 

Sim...são todos carnívoros.

 

5 - Ser possível reproduzir todas as espécies.

 

6 - Tipo diferentes de reprodutores (incubadores bocais, depositores de ovos).

 

É fácil reproduzir todos os géneros que indiquei, sendo mesmo possível que o mesmo aconteça no aquário.

Incubadores bucais mono.parentais (cyprichromis) e bi-parentais (algumas xenotilapias), conchiculas e depositadores de ovos.

 

Com os géneros que indiquei, podes fazer o seguinte leque em termos de números:

 

- 12 cyprichromis (meio do aquário -> zona geralmente dificil de ocupar por outras espécies)

- 6 xenotilapias (fundo -> zona de areia)

- Grupo de "lamprologus" jovens, todos da mesma espécie (zona das rochas -> irão formar-se casais com o tempo, que defenderão territórios)

- Casal/grupo de conchiculas (fundo -> zona com conchas)

 

Em termos de decoração, o ideal será utilizares rochas muito grandes (3 ou 4), complementadas com algumas rochas mais pequenas a fazer buracos e grutas. Zona a um canto com conchas...e um espaço grande só com areia e plantas no centro.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno

 

Obrigado pela tua resposta foi mt completa é uma excelente sugestão, acho que os 4 géneros também não será problema vou investigar sobre algumas espécies que me indicaste e que n conheço mt bem.

No entanto gostaria de "ouvir" ainda mais opiniões e diferentes cenários, =D.

 

Quanto a decoração já a idealizei e ando neste momento a fazer uns esboços e umas experiências, vi aqui um post sobre um background 3d que me impressionou bastante andei a investigar na net e vou construir um com bastantes fendas e cavernas, para o fundo vou usar areia da praia, basicamente ficara a parte rochosa no fundo do aquário e talvez nas laterais no centro como disseste vou deixar um espaço livre só de areia, em termos de plantas tinha pensado usar musgo de java para imitar um pouco as algas, não sei bem que mais plantas usar, que sugerias ?

 

 

mais uma vez Obrigado

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

em termos de plantas tinha pensado usar musgo de java para imitar um pouco as algas, não sei bem que mais plantas usar, que sugerias ?

 

Até introduzir alguns caracois (Marisa cornuarietis) :roll:, tinha o meu aquário bastante plantado com Vallisneria spiralis.

Dava um efeito muito bom, pois ao ter a zona da superficie pouco habitada, as plantas (altas e finas) preenchiam esse espaço.

 

Anúbias e fetos-de-java nas rochas também dá um efeito engraçado.

 

Espécies do género Crinum (Crinum thaianum, por exemplo), dão um efeito parecido ao das valisnérias, embora sejam mais "carnudas" e...caras.

 

Quanto á ideia do musgo, talvez seja dificil de manter devido ao constante movimento dos peixes e o formato das rochas (lisas), mas com um pouco de imaginação talvez consigas. A grande dureza e pH elevados não ajudam muito neste aspecto...

 

Neste momento estou a usar Ceratophyllum demersum que, embora nada tenha a ver com o habitat natural dos peixes, cresce muito depressa :( criando zonas verdes que gosto bastante. Dá um efeito pouco natural (em termos de habitat, claro), mas "enche" bastante o aquário, substituindo muito bem, no meu caso, as "R.I.P." valisnerias. ;)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mais uma vez obrigado pelas sugestões.

 

Aqui fica mais algumas questões

 

Nenhum dos teus ciclídeos abusa dos caracóis, fazendo assim uns belos festim ?

Achava piada se sim =D era uma boa maneira de controlar a população de caracóis.

 

bem andei a fazer algumas pesquisas a partir da tua sugestão

 

para os conchiculas pensei no 'Lamprologus' multifasciatus como primeira opção, mas não sei se são comuns em lojas na área de Lisboa, se não os encontrar fico pelos 'Lamprologus' similis (grupo de 6 a :(

para os habitantes das rochas - prefiro sem duvida os Julidochromis, um grupo também de 6 a 8

em relação as Xenotilapia ainda estou muito na duvida, mas talvez uma espécie Biparental Mouthbrooder, mas o aspecto deles ainda não me cativou muito tenho de os ver ao vivo primeiro.

Quanto aos Cyprichromis, Não mesmo faz-me lembrar o aspecto deles faz-me lembrar os KILLIFISHES e para ser sincero odeio =/, bem de qualquer maneira tenho de os ver ao vivo primeiro.

 

outra opção era por duas espécies de ciclídeos das rochas, juntamente com os Julidochromis pensei num calvus em casal se possível, mas será que este calvus depois não tratava da saúde aos conchiculas ?

Falando das plantinhas os fetos de java parecem-me muito bem, acho que vou experimentar

Cumprimentos

David lima

David Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Se enumeraste determinadas caracteristicas que os peixes deveriam ter, e agora decides mudar tudo...talvez te fizesse bem melhorar o teu planeamento das coisas. :)

 

Se queres peixes de cardume, as únicas duas hipóteses serão algo do género do que te disse (Cyprichromis e semelhantes - Paracyprichromis por exemplo - e Xenotilapias e semelhantes - Callochromis, Enantiopus).

 

Nenhum dos teus ciclídeos abusa dos caracóis, fazendo assim uns belos festim ?

Ao invés de controlares os caracóis dessa forma, talvez fosse melhor eliminares o que os alimenta.

Os caracois que comeram as minhas plantas são grandes, não havendo nada que os coma (talvez uns botias ou peixes grandes).

Quanto aos caracois pequenos, tenho uma "praga" muito benéfica de Melanoides que me limpam o areão e ninguém lhes toca (casca muito dura...já são milhões).

Todos os outros tipos de caracóis são comidos pelos julidochromis ou não se reproduzem no meu aquário (tenho mais 3 espécies, mas com os números controlados).

 

ara os conchiculas pensei no 'Lamprologus' multifasciatus como primeira opção, mas não sei se são comuns em lojas na área de Lisboa, se não os encontrar fico pelos 'Lamprologus' similis (grupo de 6 a

 

São ambos boas escolhas...

 

para os habitantes das rochas - prefiro sem duvida os Julidochromis, um grupo também de 6 a 8

 

O ideal era conseguires um casal já formado, mas se optares por alguns jovens eles formam sozinhos os casais. Se tiveres esconderijos suficientes, talvez consigas mais que um casal.

Depois não te esqueças de comprar algum peixe para controlar o excesso de alevins (Synodontis, por exemplo)...

 

em relação as Xenotilapia ainda estou muito na duvida, mas talvez uma espécie Biparental Mouthbrooder, mas o aspecto deles ainda não me cativou muito tenho de os ver ao vivo primeiro.

 

Ver ao vivo vai ser complicado. São dificeis de arranjar em Portugal já adultas e com cor. Procura na net, e contenta-te a ver fotos.

 

Quanto aos Cyprichromis, Não mesmo faz-me lembrar o aspecto deles faz-me lembrar os KILLIFISHES e para ser sincero odeio =/, bem de qualquer maneira tenho de os ver ao vivo primeiro.

 

Peixes de cardume no Tanganyika é dificil encontrar, assim como peixes que ocupem a zona superior do aquário...

Mais uma vez, para veres ao vivo no total explendor é complicado. São peixes dificeis de encontrar já sexados e com as cores no "auge". O mais provável é encontrares exemplares minúsculos e cinzentos.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais