problema co2


Recommended Posts

mais uma pergunta  

qual o valor minimo a que pode chegar o ph da agua com a injeccao de co2??

se fosse 6.8 era uma maravilha para mim :cry:

 

Cuidado!!!

No meu aquário só de plantas, a injecção de co2 leva o PH a descer abaixo de 6 (o minimo do meu teste de ph é 6 por isso acredito que possa ir mais abaixo) que eu compenso com trocas de àgua.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

 

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Muito obrigado Ivo.

 

Ontem fiz uma nova mistura caseira de CO2. (estou a ver que vou obter um Master Degree em ferementação) 8)

 

Aumentei a quantidade de açucar e mantive a quantidade de bicarbonato de sódio, diminui no entanto a quantidade de fermento.

 

Resultado = Bolhas muito pequeninas, entrada lenta.

A alteração do PH de 7,8 para 6,5 levou cerca de 3 horas a acontecer.

 

Com a tua dica de por a pedra mais á superficie e a do bicarbonato dissolvido na água...achei muito interessante :cry: .

 

Qual a porporção de Bircabonato por Litro é que tu pões para tamponar a água. Julgo que é o que pretendes ? ( Os quimicos de serviço que me corrijam se disse uma "barbaridade" :D )

 

PS: Da mesma maneira que há um grupo neste fórum, de informáticos e conhecedores de mecanismos automáticos que estão a desenvolver investigação na área de automatismos.

Seria interessante haver um grupo de trabalho que se dedicasse voluntáriamente a coligir informação do forum e criar um livro. O que acham?

 

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Fiquei deveras impressionado.... ao fim de 30 minutos era injectar como gente grande CO2....no meu aqua.

O PH começo com 8,0 e passada 1 hora já estava em 6,8....

 

Resultado = Bolhas muito pequeninas, entrada lenta.

A alteração do PH de 7,8 para 6,5 levou cerca de 3 horas a acontecer.

 

:cry:8)

 

Então andas a alterar o pH do aquário em cerca de 13 valores numa questão de 3 horas? :D

Isso é muito perigoso para os peixes e plantas!! Tens de controlar isso melhor, senão arriscas.te a ficar sem eles...

 

Seria excelente se controlasses também o kH, para além do CO2 e pH, de modo a não teres essa mudança brutal no pH....

A introdução de bicarbonato de sódio (hidróxido de cálcio seria ainda melhor, embora mais perigoso) deve ser feita muito lentamente e controladamente, verificando com atenção os valores de kH e pH (o controlo do CO2 vem por acréscimo).

Deves ter oscilações incríveis de pH durante a noite!!!

Com CO2 não se brinca, e muito menos com a vida dos peixes! :?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno

 

É sempre um prazer saber que estás online .

 

Tens toda a razão e tenho consciência que a coisa não está a funcionar a 100% e nem a 10%. Falta muita prática.

Por isso é que estou a criar dourados pacientes (nova variedade :cry: ).

 

Dia 1- A coisa correu mal.

 

Mistura original recomendada no forum. Muito forte e entrada rápida. Para assegurar que não havia mortandade, coloquei o medidor de CO2 á superficie e os valores registados foram esses de imediato. Cortei o abastecimento de CO2 e efectuei troca parcial imediadata de 20%. Situação estabilizada.

 

Dia 2- Já correu melhor.

 

Nova mistura com os mesmos parametros excepto no fermento. Coloquei o medidor permanente de CO2 a meio. No fim da experiência voltei a optar por troca parcial de 10%. O peixinhos andam animados. Até as plantas.

 

Dia de Hoje - ????

 

Mistura mais pobre. Colocarei a pedra a superficie e vou usar um pequeno tubo de fotografia para reter as bolhas mais demoradamente na água. Medidor de CO2 a meio do aqua.

 

Concordas ?

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Como já referi, o ideal seria controlares o kH para deixares de ter uma oscilação tão brutal no pH. A oscilação dá-se porque adicionas demasiado CO2 para o teu valor de kH (que deve ser baixo).

 

Além disso a injecção de CO2 deve ser dependente da quantidade de plantas que tens no aquário e á iluminação do mesmo (taxa fotosintética -> quantidade de CO2 introduzido vs. consumido), juntamente com o valor de pH que queres manter.

 

Mistura mais pobre. Colocarei a pedra a superficie e vou usar um pequeno tubo de fotografia para reter as bolhas mais demoradamente na água. Medidor de CO2 a meio do aqua.

 

Todas as alterações devem ser feitas baseando-nos no que referi acima. Se tens uma quebra brutal no pH, é porque adicionas CO2 a mais para as plantas que tens e para o valor de kH do teu aquário.

Injecta menos quantidade, e vai medindo a variação do pH. Aproveita e testa o kH...se tiver muito baixo, adiciona bicarbonato de sódio LENTAMENTE até obteres um valor ideal.

Quando notares uma descida do pH resultante do CO2, pára a injecção e reduz bastante a taxa de bolhas quando voltares a ligar.

Não te esqueças de desligar o CO2 durante a noite e de monitorizar as variações também durante a noite.

 

Em principio vais chegar a um equilibrio entre o valor de pH e de CO2, sem grandes oscilações dos mesmos, quer seja durante a noite...quer durante a injecção diária.

Com o crescimento das plantas, alteras a injecção...até voltares a um novo equilibrio.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- isto digo eu...que não percebo nada de plantados. :cry:

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mais uma ajudinha....

 

Tentei controlar o débito do CO2 com uma torneira nos tubos de silicone que tenho no meu esquema caseiro.

 

Mas não eu resultado, havia fuga de gás.

 

As torneiras que encontro à venda, estão mais direccionadas para água e como tal não são estanques ao gás.

 

Alguma sugestão?

 

Saudações

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças de desligar o CO2 durante a noite e de monitorizar as variações também durante a noite.  

 

Eu penso que estamos a falar de garrafas de co2 caseiras. Como é que se desligam????

 

Para diminuir o CO2 na àgua, não usar o tubo fotográfico para reter as bolhas pois aumenta a quantidade de co2 dissolvido na àgua, e colocar a pedra difusora o mais perto da superficie possivel, ir verificando o PH, se este não tiver a descer podemos gradualmente ir descendo em profundidade a pedra difusora.

Não esquecer que à noite as plantas não consomem co2, devemos contar com uma maior concentração de co2 e em consequência a descida de Ph que pode atingir niveis perigosos.

 

Eu utilizo o bicarbonato de sódio para corrigir o ph somente nos primeiros dias a seguir à colocação de garrafas de co2 com mistura nova, a proporção não existe, é com bom senso. Por exemplo no meu aquário de 340 litros coloco uma colher de chá de bicarbonato de sódio de manhã ,no final do dia volto a verificar o ph e se necessário outra colher de chá de bicarbonato de sódio ou até menos. No aquário de 64ltrs utilizo o mesmo metodo com colheres de café.

Cumprimentos

Vitor Ferreira

 

Pelo bem estar dos peixes...

eu não compro nada em lojas que vendam peixes coloridos artificialmente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Eu penso que estamos a falar de garrafas de co2 caseiras. Como é que se desligam????

 

Não se "desligam" as garrafas, mas desliga-se a injecção de CO2....ou pelo menos diminui-se abundantemente. ;)

O método mais fácil é retirar o difusor da água e cortar o caudal de saída de gás com uma torneira, sem fechar totalmente. Não me parece muito complicado de perceber...

 

Não se esqueçam que o Snan tem peixes de água fria, bastante mais sensíveis á falta de oxigénio na água.

As torneiras que encontro à venda, estão mais direccionadas para água e como tal não são estanques ao gás.

Alguma sugestão?

 

Não percebi... ;)

As torneiras que se usam nos tubos do ar servem para cortar o fluxo de ar, e não de água. Estás a usar um tubo do ar (diâmetro +/- 5mm), certo?

 

aircontrolvalve.jpg

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que me expliquei mal.

 

Actualmente estou a usar um tubo de ar +/- 5 mm, para conduzir o CO2 da garrafa ao aqua. Na extremidade pedra difusora Elite.

 

Já experimentei usar uma dessas torneiras, para controlar o fluxo e reparei que o CO2 fugia através da torneira (na zona de rosca), nomeadamente quando estava em posição aberta.

 

Acabei por abandonar a torneira e fiz ligação directa à garrafa.

 

Já agora fiquei curioso, os peixes de água fria são mais sensiveis á falta de Oxigénio ? Porquê?

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Acabei por abandonar a torneira e fiz ligação directa à garrafa.

 

Se queres diminuir o fluxo e não gostas de torneiras...usa uma mola da roupa no tubo, depois de dobrado.

Há algumas "torneiras" para esses tubos que são simplesmente mini-prensas que, ao comprimirem o tubo, diminuem o fluxo.

 

Já agora fiquei curioso, os peixes de água fria são mais sensiveis á falta de Oxigénio ? Porquê?

 

A quantidade de oxigénio dissolvido na água varia com a temperatura e a salinidade (entre outros factores que não interessam ;) ). Quanto mais quente e salgada, menor a quantidade de oxigénio dissolvido.

Se os peixes são de água fria e doce...estão habituados a ter uma grande quantidade de oxigénio dissolvido na água.

Ao aqueceres a água e ao juntares CO2, vais diminuir a quantidade de oxigénio na água e os peixes ressentem-se.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá again

 

Concordo com a tua analise....mas eu não tenho o meu aquário aquecido e nem é salgado (ou saloubro).

 

Pelo pouco que sei, o O2 presente na água fria não se recente com a introdução de CO2.

 

Assim sendo simplesmente estou adicionar mais um gás, que posteriormente reagirá e transformar-se à em Carbono e Oxigénio.

Estarei errado?

 

Acreditava que estava em posição preveligiada em relação aos outros aquarofilistas que tem aquas tropicais, recifes ou maritmos.

Resumindo, estava em crer que possuia mais margem de manobra para aplicar o CO2. ;)

 

Saudações amigas.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Estava a usar torneiras inadequadas. Eram para água.

 

Fui á loja e comprei uma torneira da Hagen com dupla saida, adequada a ar.

 

1ª Torneira (T1): Torneira de Segurança (serve para vazar CO2 em caso de emergência . Tb. é para ser usada qd. T2 está fechada). Ou seja qd. não quero que entre

 

2ªTorneira (T2): Controlo do Débito de CO2. Regulação perfeita.

 

PS: Comprei uma garrafa de aluminio no Lidl (as vulgares de ciclista), de 750ml e foi a partir daqui que criei a minha botija.

Uma das vantagens é a capacidade de contenção do gás. Não é preciso fazer nada (nada de furos). O bucal tem +/- 5mm, é só introduzir o tubo, colar por dentro silicone sem tratamento e voilá.

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Tempo de vida do fungo e, consequentemente, da reacção. O aumento da actividade biológica destes fungos leva a um consumo mais rápido do açucar e à morte destes por falta de alimento. O fim da fermentação nas nossas misturas caseiras deve-se essencialmente a 2 factores: o esgotar do alimento (açucar) e as elvadas concentrações de álcool (etanol?) dentro da botija

Eu já tinha dito isso... :) Não sei se chegaste a ler...

 

Acho que percebo o que queres dizer. Quanto mais rápido a reacção, mais rápido se produz Etanol, mais rápido começam a morrer os fungos... era isto que estavas a pensar? Ou querias dizer menor tempo dura a reacção?

Só achei estranho, porque bicharocos, geralmente não têm "tempos de vida" associados...

Por exemplo, se tiveres os fungos a 20ºC sem renovação de água; e outro sítio com os fungos a 40ºC mas em que se consegue retirar o Etanol da água, os que estão a 40ºC duram mais tempo.

Só acho que o termo "tempo de vida" não é o mais apropriado aqui... Tem a ver com outras coisas. Mas enfim... Adiante.

 

por causa do aumento da temp. que ajuda na fermentacao, alguem sabe a verecidade disto???

Bastava tomares atenção ao que eu e o paulo duarte estavamos a discutir, que encontras lá a resposta :wink:

 

qual o valor minimo a que pode chegar o ph da agua com a injeccao de co2??

se fosse 6.8 era uma maravilha para mim

Depende... de muitos factores. Estás a saturar a água com CO2? Ou seja, o borbulhar é excessivo? Quais os valores de pH inicial da água? Qual o KH? Enfim... uma panóplia deles.

Mas para a água destilada, a 25ºC o pH mínimo que podes atingir usando apenas CO2, é de 6.35 (valor do pKa1 do Ácido Carbónico).

 

Eu coloco pequenas quantidades de bicarbonato de sódio no aquário para ajudar a manter o ph contrariando a sua descida devido ao co2, ou utilizo para subir ligeiramente o ph quando utilizo o co2 caseiro, e normalmente só ao principio quando o co2 caseiro ainda está bastante forte.

Aqui tenho de fazer uma vénia... :D Muito bem pensado. Mas o importante nem é por aumentar o KH, e consequentemente o poder tampão, nem por ser uma base e "neutralizar" o ácido carbónico.

É inteligente sim, porque liberta bicarbonato na água, ou seja, está já de certa forma, a "saturar" a água com bicarbonato para impedir que o ácido carbónico se dissocie, impedindo assim às plantas que o absorvam, tão eficazmente.

Digo isto, porque podíamos ter uma água tamponizada a pH=7.00, por exemplo, e o ácido carbónico dissociar-se à mesma, ficando na forma de Bicarbonato. E como a água estava tamponizada (e não tamponada, isso é brasileiro Snan) o pH não variava, no entanto, ao invés de termos CO2 dissolvido, íamos ficar com Bicarbonato.

 

Só queria dar-te uma dica quanto a isso Vitor Ferreira. Se usasses Bicarbonato de Potássio ao invés de Sódio, até era melhor, pois até estavas a contribuir com Potássio para as plantas. E a diferença de solubilidades destes dois sais é indescirnível, para as concentrações que a gente utiliza nos aquários. Podemos admitir, sempre, que eles se dissolvem por completo na água.

Só tem um senão. É mais "díficl" de arranjar que o NaHCO3, e a razão moléculas/grama de sal é menor (Potássio é mais pesado que o Sódio).

 

No meu aquário só de plantas, a injecção de co2 leva o PH a descer abaixo de 6 (o minimo do meu teste de ph é 6 por isso acredito que possa ir mais abaixo) que eu compenso com trocas de àgua.

:?:? Aqui tenho de discordar de ti... Pelo menos da forma como eu entendi o que escreveste. O CO2 por si só, tal como já disse acima, só pode descer o pH até 6.35. E este valor é para a água destilada, ou seja, para águas de aquário esse valor ainda vem mais alto... Deves ter mais alguma coisa a diminuir o pH. Fertilizantes, turfa como substracto, etc...

Se se sentirem muito incrédulos, peguem num copo de uma água que tenha um pH inicial de 7.0-7.5 (com pH's abaixo de 6 não vale :P), e mergulhem lá o difusor a injectar CO2 continuamente. Passados alguns minutos (depende se têm aquilo a bombar muito ou não) meçam o pH. Andará por volta dos 6.35-6.5 :wink:

 

Seria excelente se controlasses também o kH, para além do CO2 e pH, de modo a não teres essa mudança brutal no pH....

A introdução de bicarbonato de sódio (hidróxido de cálcio seria ainda melhor, embora mais perigoso) deve ser feita muito lentamente e controladamente, verificando com atenção os valores de kH e pH (o controlo do CO2 vem por acréscimo).

Deves ter oscilações incríveis de pH durante a noite!!!

Hum...??? :wink::lol: Não percebi essa Nuno...

Porquê Hidróxido de Cálcio, ao invés de Bicabonato de Sódio/Potássio?

O Hidróxido de Cálcio é uma base fortíssima, daí como já disseste ser necessário algum cuidado no seu manuseamento, mas não é nenhum tamponizante. Estás a falar em termos de servir como neutralizante do ácido carbónico? Ou seja, haver uma reação ácido-base? Também funciona, se não quisermos que o pH desça, mas aí o CO" ficava na forma de Bicarbonato, e isso a gente não quer... :?

 

Como já referi, o ideal seria controlares o kH para deixares de ter uma oscilação tão brutal no pH. A oscilação dá-se porque adicionas demasiado CO2 para o teu valor de kH (que deve ser baixo).

Aqui não é para te chatear Nuno, é só para alertar o pessoal, que o KH mede-se antes de se injectar o CO2, pois este quando se dissocia na água aumenta o KH. É para não haver frases tipo: eu tenho KH em 10-12º e o pH oscila bastante :wink:

 

Pelo pouco que sei, o O2 presente na água fria não se recente com a introdução de CO2.

Uma chamada de atenção para os dois, Diesel_Car incluído.

O simples facto de borbulhar CO2 na água não influencia a quantidade de O2 na água. Influencia sim, a concentração de O2, e esta é que é importante...

Picuísses... :D

 

Assim sendo simplesmente estou adicionar mais um gás, que posteriormente reagirá e transformar-se à em Carbono e Oxigénio.

Estarei errado?

Não percebi... :oops: O que queres perguntar/afirmar?

O CO2 na água não se "desintegra", e vão os atómos de Carbono para um lado, e os de Oxigénio para o outro...

 

Desculpem o testamento.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.