Escalares


Amras

Recommended Posts

Já há alguns anos que tenho aquários mas nc me dediquei mt a criação, mas ultimamente tenho andado com vontade de me dedicar aos escalares, já andei a dar uma vista de olhos pela net e já tenho uma ideia de como o vou fazer, o que se passa é o seguinte, eu tenho 3 aquários, 1 de 40l , 1 de 60l e outro de 200l. Os escalares que tenho estão no aquário de 200l e o que eu pretendia fazer era quando eles pusessem os ovos passar a pedra para o aquário de 40l, será que não vai haver problemas por causa da água?? Nesse aquário apenas tenho uma cabeça motorizada para fazer a filtragem pela areia smp esteve assim pois era o aquário que eu usava para por os gulpys e molies qd eles nasciam.

Já agora que tipo de alimento é que devo dar as crias dos escalares??

 

Obg.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Vejo que e' a tua primeira mensagem no forum. Sê bem vindo e que aprendas e ensines muita coisa por aqui :D .

Quanto aos escalares, a primeira coisa que tens de fazer é retirares o areao e filtros motorizados! Teras de ter o aquario nu e com um filtro de esponja movido a ar!

O processo de como fazer podes procurar na net e aqui no forum que encontras centenas de topicos :)

A alimentação que deves dar e' exclusivamente artemia recem-eclodida!

Se tiveres mais duvidas avisa.

Abraço

 

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é mesmo isso o aquario "nu" so agua e filtro de esponja, convem uma pedra difusora para fazer aguma corrente perto dos ovos sem tocar nos mesmos e umas gotas de antifungos.

 

Nos primeiros dias alem da artemia podes tambem dar microvermes para variar.

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desde já agradeço a prontidão da resposta.

Nesse caso acho que vou comprar um aquário mais pequeno para por perto do aquário onde tenho os escalares.

Quanto a essa alimentação tenho de ver onde é que posso arranjar disso cá no Porto :D .

Só mais uma pergunta, pondo um filtro de esponja no aquário não vai sugar os escalares :) como nascem de ovos devem ser minusculos.

 

Abraço

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

 

Precisamente para os ovos não serem sugados é que se usa um filtro de esponja MOVIDO A AR. Quanto ao que diz o zefish, a corrente de agua que se deve formar junto dos ovos deve ser suave e constante para emitar o que os pais fazem com as barbatanas peitorais.

Quanto ao anti-fungus, ajuda, podes usar um qualquer comercial que tenha por base o azul de metileno!

Em qualquer loja de aquariofilia encontras ovos de artemia para depois os fazeres eclodir !! Não tentes outra alimentação (tipo flocos moidos ou pó para alevins) pois a taxa de sucesso será inevitavelmente perto dos 0% !!!

Na proxima Aquario Magazine (espero eu) sairá um artigo escrito por mim que é (quase) um passo a passo para reproduzir escalares! Lê que vais tirar muitas duvidas :D :)

Abraço e boa sorte

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, Pessoal

Com a experiencia que tenho em criar escalares, não posso deixar de comentar este tópico. Pelo que li do pessoal e até do autor do tópico, é que depois da colocação dos ovos tirar os pais, pois é, com a minha experiencia digo-vos que isso não é certo e tenho as minhas razões isso é a mesma coisa que uma criança ficar sem pais á nascença, para mim nada melhor que os progenitores para criar a sua prol. Eu por exemplo tenho quatro casais e o unico trabalho que tenho com eles é a limpeza do aquario e a alimentação, porque o resto ( ventilação, funcos, etc) é com os pais e, em cerca de 100 ovos sou capaz de perder 15 / 20, pouca coisa, para o trabalho que tenho com eles.

Pensem nisso e digam alguma coisa.

Até...

Mais vale ser julgado por doze que carregado por seis....

* Imagem da Assinatura Removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno,

 

 

É claro que se queres ter um espectaculo unico, deixas os alevins com os pais... no entanto se queres eficacia, tiras os ovos!!

Eu tiro aos 500 (sim, leste bem...) por postura!!!

Deixar com os pais é lindo, mas a taxa de sucesso é baixa :P

 

Abraço

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal, eu sou novo por cá. desde já quero dar os parabéns a este forum.

 

Eu tenho um pequeno problema que não consigo revolver, aproveitava para pedir ajuda, pois eu não consigo manter os meus avelins vivos, já tentei de mil e uma forma para os poder alimentar e nada. Artemia recem eclodida eles não comem não sei por que, artemia liquidacomem mas não deve ser o suficiente ou então polui muito a aguá e eles morrem, micron da sera elem comem mas não sei se será suficiente estarei a fazer algo de mal.

 

Depois de eles começarem a nadar sozinhos estão vivos no maximo 3 dias.

 

obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tavares,

 

le este topico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=30526

 

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nuno só uma pergunta tu depois da postura deixas a luz acesa de noite??

É que da última vez que os meus escalares puseram andaram muito cuidadosos com os ovos até a luz apagar, nessa altura o macho começou a comer os ovos e a femea para os tentar defender atacou-o, tive mesmo de retirar o macho do aquário que eles não paravam de lutar, depois disso a femea ainda andou a volta dos ovos mais um dia mas acabou por come-los todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

o artigo foi actualizado ;) a maior alteração foi na parte de distinção dos sexos que tinha um pequeno erro.

Sim, podes deixar a luz acesa para evitar que os peixes comam os ovos.... o desligar da luz é quase sempre motivo para uma refeição de caviar :(

Abraço

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais