Sarcophyton não cresce, devido a guerra química?


Luis Delgado

Recommended Posts

Olá,

 

Há dois meses comprei uma muda de sarcophyton assim (esqueci-me de rodar a foto, mas dá para ver na mesma):

 

Pic_5201_8.jpg

 

Agora, ainda continua do mesmo tamanho, senão até um pouco mais pequeno. Penso é que seja por estar mais recolhido.

 

Todos os restantes corais crescem, menos este. Todavia, reparei que com esta muda, veio à boleia um coral castanho que se vê na seguinte fotografia (e na anterior, bem mais pequeno), e que também tem vindo a crescer:

 

Pic_5201_7.jpg

 

Assim, tenho duas questões:

 

:lol: Que coral castanho será este?

8) Poderá o Sarcophyton estar a borregar por incompatibilidade com o coral castanho?

 

Abraços.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

 

mais um comentário curioso: O Sarco está populado de uns bichinhos castanhos avermelhados, muito pequeninos (para aí com um décimo de milimetro, ou menos) quje andam por toda a superfície do sarco.

 

Alguém sabe o que serão e se poderão ser prejudiciais ao sarco, ou até se poderá estar relacionado com o facto do sarco não estar a crescer?

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

1º que tudo seria possivel tirares uma foto para se perceber qual é o outro coral

 

2º - Esses bichos assim tão pequenos nao podem ser planárias, que sendo vermelhas podiam explicar o não crescimento ou morte do sarcophyton...

Existe um produto da Kent, Coral Dip senao me engano, que elimina muitas dos parasitas, bacterias prejudiciais que poderão estar no coral.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

1º - parece-me uma muda de Colt (pólipos grandes e com aspecto de couve-flor)

 

2º - retira o colt e verifica se o sarcophyton cresce. Os bicharocos vermelhos parecem-me mau sinal....

Talvez uma mudança de local ajude, mais para cima ou para um local com mais corrente.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

Talvez uma mudança de local ajude, mais para cima ou para um local com mais corrente.

 

Já o meti numa zona mais acima, com mais corrente, mas o tipo quase não abria os pólipos...

 

vou dar uma olhadela na garf, para ver como se trata do Colt, mas ainda é tão pequeno, que vai ser uma bela ginástica...

 

quanto aos bichos, não fazia ideia que os corais também poderiam ter parasitas...

 

abraços.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei de lavar o sarco com água salgada corrente, para ver se a bicharada saía, segundo a sugestão de um site francês que falava do assunto (embora eles se referissem a planárias, que não sei se os meus são alguma variedade de planárias mais pequenas...).

 

Aparentemente, a maior parte da bicharada foi com a lavagem. A ver vamos, amanhã se o sarco mostrará maior limpeza.

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís

Parece-me que o tal coral é uma Gorgonia das caraíbas . Não me lembro agora do nome cientifico mas é chamada muitas vezes de "rabo de porco " porque é muito parecida quando os polipos estão retraídos. Mas claro que é dificil concluir através de esta foto.

Cump.

Rui.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Luís  

Parece-me que o tal coral é uma Gorgonia das caraíbas . Não me lembro agora do nome cientifico mas é chamada muitas vezes de "rabo de porco " porque é muito parecida quando os polipos estão retraídos. Mas claro que é dificil concluir através de esta foto.

Cump.

Rui.

 

Olá Rui:

 

Embora tivesse comentado contigo que o coral era mole, na verdade quando o tiro fora de água, ele fica espetado na horizontal. Por outro lado, estive a ver o livro "A practical Guide to Corals for The Reef Aquarium" de Ed Puterbaugh e Eric Borneman, e o coral de que falas (Eunicea sp. - Knobby Sea Rod) é mesmo igualzinho ao meu, quando tem os pólipos retraídos. Pena que não tenham foto com pólipos saídos...

 

Os autores também dizem que se trata de um coral diícil de manter em aquário, tendo vindo a ser evitado pelos importadores. Se se confirmar que é um Eunicea, sp, vamos ver como se dá, visto estar a crescer bem, por enquanto.

 

Luz média a forte

Corrente média a forte

Agressividade baixa

 

abraço.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...