Rocha Morta em aquários de ciclídeos africanos?


Recommended Posts

Boas.

 

Deparei-me no seguinte site

 

http://www.aquahobby.com/tanks/brtank0308b.html

 

com esta afirmação que me intrigou bastante

 

Substrato: 6 cm de Halimeda

 

Decoração: 45 kg de rocha marinha morta e três plantinhas

 

O que se entende por rocha marinha morta? desculpem.me a ignorância, mas esta já foi rocha viva anteriormente certo? Como passa para este novo estado? Existem algumas vantagens ou alguém tem experiências com este tipo de decoração?

 

Abraço e Festas Felizes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Na minha opinião, quando o autor, (Brasileiro) escreveu:

 

"...Este é um bom exemplo do estilo conhecido como 'falso marinho', onde se usa substrato e decoração marinha em um aquário de ciclídeos africanos, permitindo assim ter um aquário de água doce grande e bonito, cheio de peixes multicoloridos, com um investimento inicial muito menor do que o de um verdadeiro aquário marinho. ..."

 

 

Uma forma de imitação de aquário marinho com"...45 kg de rocha marinha morta..." , Pedra que já fui coral. Conserva a mesma textura e formas de coral ou habitado por este. ;)

.

. ><)))º< ~

 

>()º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Pessoal!

Oi Shiva , apesar do nome rochas vivas elas não são totalmente de origem mineral , elas são formadas por proocesso sedimentação biologica

ela e viva porque abriga bacterias e outros micro organismos vivos, em sua grande maioria são porosas e com varias cavidades internas.

na pratica são a base da filtragem biologica de um aquario marinho, as bacterias transformam a amonia em nitrito,nitrito em nitratos e nitratos em nitrogenio livre na atmosfera.

depois dessa rocha retirada agua e seca e denominada rocha morta, pois ja não abriga mais vida (bacterias nitrificantes).

a unica vantagem que essas rochas proporcionam aos aquarios de Ca´s e que extremamente alcalinas e ajudam no tamponamento do aquario.

espero ter ajudado

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ois

 

Desculpa ez..mas a minha formação geológica faz com que tenha de corrgir a seguinte afirmação :lol:

 

Oi Shiva , apesar do nome rochas vivas elas não são totalmente de origem mineral , elas são formadas por proocesso sedimentação biologica

 

a sedimentação é um processo geológico e não biológico, correcto correcto é dizer sedimentação de partículas de origem animal (biológica) :?

 

Espero que não fiques chateado com esta correcção. :)

 

Abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Dom!

claro que nunca ficaria chateado, a coisa mais interesante para mim nos foruns e essa interação , vivendo e aprendendo :lol:

todos nos estamos aqui para isso, compartilhar nossos conhecimentos e com isso engrandecer cada vez mais esse nosso hobby.

valeu! abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi de novo

 

ainda bem ezstyle, eu as vezes tenho receio de algumas respostas que dou pq n quero gerar malentendidos nem mau estar a ninguém.

 

tento contribuir na medida do possivel, e penso que estas pequenas ajudas são beneficas para todos.

 

Mas sabes qdo na se conhecem as pessoas pessoalmente (mas espero vir a conhecer) nao sabemos muito bem como vão reagir..pq cada um é como é e tem direito a ser susceptível.

 

mto obrigado e espero as tuas contribuições aos meus posts tb :lol:

 

PS- por falar em conhecer sabem se ja se realizou um encontro ou algo do genero (jantarada ou assim ) entre membros do forum desde q este se iniciou?

Epa se não vou por um post a propor um o q dizem?

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Don!

sou uma pessoa bem receptiva, estou sempre aberto a aprender cada vez mais, no seu caso voce tem conhecimento de causa e jamais iria te contradizer.

quanto aos aos eventos :lol: eu não participo muito dessas organizações pois estou do outro lado do Atlantico :) , eu estou no Brasil, mas um dia vou conhecer essa terra maravilhosa que e Portugal.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

RuiC, ezstyle e Domingos muito obrigado pelas vossas respostas, foram bastante elucidativas.

 

Agora arranjar disto só mesmo de um amigo que tenha um salgado para remodelação não é? Penso que não compensaria estar a adquirir rocha viva para posteriormente a "matar".

 

No entanto o conceito pareceu-me bastante engraçado

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Agora arranjar disto só mesmo de um amigo que tenha um salgado para remodelação não é? Penso que não compensaria estar a adquirir rocha viva para posteriormente a "matar".

Oi Shiva!

fico contente pela forma de seu pensamento, isso e importante pois e preservar a natureza. tenho incentivado o pessoal a não usar essas rochas, em aquas marinhos tudo bem ,pois são os pilares que sutentam a filtragem biologica do aqua, mas para Ciclideos Africanos temos outras opções de rocha.

 

existe uma forma para fabrica-las artificialmente

e so misturar cimento branco tipo portland(estrutural) a areia de aragonita

adicionar agua ate conseguir uma pasta dura , ela podem ser moldadas em sacos plasticos para ganhar forma. tem o mesmo tamponamento das rochas vivas.

abração

CICLIDEOS A EVOLUÇÃO

f9c4872b.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ezstyle eu apenas coloquei o post para matar a curiosidade porque não tenciono colocar este tipo de decoração no meu futuro de ciclideos.

 

essa é que eu não sabia de criar rochas, parece-me um projecto bastante engraçado e económico.

 

de qualquer forma vou tentar uma colecta na nossa costa e rios e pode ser que me safe

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes demais seria bom explicar o que é a rocha viva, pois muita gente que ainda nao se iniciou nos Salgados, desconhece.

 

A rocha viva, é assim chamada pois transporta nela uma variedade de microorganismos, algas coralinas, crustaceos, que é tanto maior , quanto melhor manuseada for desde o mar, até ao nosso aquario, processo este que muitas vezes, nos faz comprar rocha meio morta e de odor desagradavel.

A sua qualidade é tb avaliada, pela sua porosidade, o que aumentara a quantidade de bacterias nitrificantes naturais e aumentando exponencialmente a qualidade da agua do aquario, é como que trazer o proprio recife para casa.

 

Sendo assim ja todos devem ter percebido que toda a vida morreria ao passar para um aquario de agua doce, e por isso so se utlizar alguns meses depois.

Ou seja toda a alga coralina , que lhe dá toda a beleza , se iria desfazer ficando a vantagem de termops rocha porosa que depois de novamente colonizada pelas bacterias de um aquario de agua doce nos iria ser mais um meio de filtragem adicional, mas nunca funcionando como o faria num aquario marinho, que na variante de aquario de recife seria o pilar de toda a filtragem do aquario juntamente com uma "Deep Sand bed", os tais 6 ou pouco mais cm de substrato.

 

Como o ezstyle referiu, existem rochas, que faram o mesmo efeito , pois sao muito porosas, e certamente bem mais em conta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais