Novo Plantado com 200 L


Nuno Delgado

Recommended Posts

Oi pessoal

 

Vou começar a montar o meu aquario de 200L. Como é a 1ª vez que monto um aquario tenho andado a pesquisar ai na net mas duvidas ha sempre :D. Por isso vou bombardear aki umas a ver se me podem ajudar.

 

:wink: Quais são os niveis ideais de nitratos e nitritos?

:) Ja ouvi aki falar de Substrato. O Substrato e o proprio areão ou é um adiçional? é essencial?

:arrow: como quero um plantado vou fazer CO2 caseiro que aprendi aki neste forum. o CO2 e para estar sempre a debitar para dentro do aquario ou e so por um periodo de tempo, tipo so de dia e a noite retira-se do aquario?

:arrow: em termos de luz pensei nuns 100/120W. Axam que chega? ou qual e mesmo o ideal para um plantado?

 

Um abraço e mto obrigado

Nuno

-----------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Nuno.

 

Vou começar para o proximo fim de semana a montar o meu aquario de 200 L. é a 1ª vez que monto um aquario e tenho andado por ai na net a explorar e a tentar aprender o mais possivel. podem entao tirar umas duvidas?

Concerteza, o pessoal está cá é para isso.

 

Quais são os valores ideias de nitritos e nitratos num biotopo Amazonico?

Quanto mais baixos, melhor. Os nitratos é sempre um bocado difícil de andarem perto de 0 ppm (ou mg/L, como preferires), mas os nitritos, desde que tenhas um bom filtro(s)/sump com uma capacidade boa para alojar bactérias nitrificantes, não te precisas de preocupar muito.

 

Quando falam em substrato e um complemento ao Areão ou o proprio areão é o substrato?

Depende do ponto de vista... :wink: O substracto, para mim, é onde se fixam as plantas, colocas as pedras, os troncos, etc... ou seja, é o que fica no fundo do aquário... :arrow:

O que muita gente usa, é substractos férteis para manter as plantas melhor, e para elas se desenvolverem melhor também. Mas desde que trates as plantas bem, e não escolhas espécies muito exigentes, não tens com que te preocupar.

 

posso inicialmenter meter plantas sem envelhecimento da agua ou o inicio do ciclo deve ser feito sem plantas, ou seja, so meto plantas quando estiver o ciclo completo?

Podes colocar logo as plantas, até são boas para eliminarem amónia/nitritos/nitratos do aquário. Tens é de tomar atenção, porque sem peixes nenhuns, também é mais lento para as bactérias se reproduzirem. Eu, sinceramente, prefiro deixar o aquário "rodar" uma semana sem peixes nenhuns. Depois colocar um/dois peixes resistentes. E passadas 3 semanas, posso admitir que o ciclo está completo.

Mas se quiseres ter a certeza em que fase está o ciclo. Podes comprar os testes de nitritos, amónia e nitratos. Como já deves saber, ao início vais ter um pico de amónia, seguidamente um de nitritos (com o abaixamento da amónia), e por fim um pico de nitratos (com o abixamento dos nitritos).

 

Como vou tentar fazer um plantado vou fazer o CO2 caseiro. Devo colocar o CO2 a debitar so durante 1 periodo de tempo (dia) ou fica sempre a debitar?

Isso é um bocado "manhoso" estar a responder, pois nunca se sabes quais as plantas que vais colocar e qual a sua quantidade :arrow: No entanto, espera por mais respostas...

 

Estou a pensar colocar uns 80w de luz.. acham (palavra corrigida) que chega ou para um plantado tem de ser mais?

Acho que devias apostar em mais... Tanto quanto sei, para aquários plantados, deve-se manter uma relação de 1 Watt/Litro de água, se bem que, é relativo, pois para grandes litragens pode-se ter uma razão menor, e para aquários de pequena litragem, até convém ter maior...

Mas mais uma vez, espera por mais opiniões.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

PS: Espero que te divirtas muito neste hobby. E lembra-te, a paciência é a melhor virtude de um aquariófilo... :)

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esquecime de dizer..~

 

o Filtro e um ehiem 2126 para aquarios de 350l.

 

As plantas k keru.. ainda nao decidi bem.. so tenho a certeza de 2 plantas :roll: (eu sei k sou maluko) Musgo de Java e Riccia.. pois quero por uns coridina japonicas e uns red cherrys.. mas isso e outra fase :D.

 

Abraço

-----------------------------------------------

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

coridina japonicas e uns red cherrys..

Parece-me que há por aí uma troca de nomes...acho que te estavas a referir a "caridinas"...certo?

 

depois

 

tenho a certeza de 2 plantas  (eu sei k sou maluko) Musgo de Java e Riccia.. pois quero por uns coridina japonicas e uns red cherrys..

 

Da maneira que está escrito parece que vais pôr essas duas plantas porque queres ter essas duas espécies de camarões...para teres esses camarões não precisas de ter essas duas espécies de plantas, podes camarões e ter outras...

(pode ter-se tratado dum erro de escrita e em vez de "pois", poderias ter querido escrever "depois"...:lol:)

 

Em termos de peixes podes acrescentar uns Ottocinclus affinis e uns SAE`s (Siamese Algae Eaters ), que num plantado dão sempre jeito....

 

Quanto à luz "quase" de certeza que 120W é pouco...180W é um valor mínimo que deverias tomar como referência....mas quanto mais melhor :lol: (mas também depende de outros factores como a dimensão do aquário e o tipo de iluminação utilizada...)

 

Um conselho de borla :) ....vê umas fotos de aquários e pensa bem o que planeias fazer em termos de layout e só depois mete "mãos ao trabalho"....muitas vezes começa-se logo mal (para quem é "iniciado"), escolhendo um substracto não aconselhado para plantados....

 

Força nisso!

Um abraço

Coimbra

Link to comment
Partilhar nas redes sociais