vermes


Recommended Posts

Socorro! ataque de «vermes». Detectei hoje uns «vermes» de 3 milimetros brancos na parede do aquário de água doce, são muitos.

Ocorrências: introdução de 1 coridora à 3 dias, parece de boa saúde... 1 dos guppys (só tenho guppys e coridoras) apareceu com feridas e ventre inchado. Agradeço soluções/esclarecimentos.

( tenho 2 aquas, só com guppys e as ditas coridoras de 3 dias, no outro ainda não vi estes bichos, mas morreu umas das coridoras e um guppy tem a barriga vermelha e zona das guelras, sem feridas exteriores)

Sou novata nos foruns, por isso cumprimento a todos e agradeço as vossas opiniões, obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana esses Vermes são bastante comuns nos aquários e não fazem mal aos peixes, tenta manter o aquário o mais limpo possível aspirando os restos de comida que ficam no fundo e faz trocas parciais de agua mais regularmente.

 

Cumprimentos

Luis Romão

www.clubediscus.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Socorro! ataque de «vermes». Detectei hoje uns «vermes» de 3 milimetros brancos na parede do aquário de água doce, são muitos.

Ocorrências: introdução de 1 coridora à 3 dias, parece de boa saúde... 1 dos guppys (só tenho guppys e coridoras) apareceu com feridas e ventre inchado. Agradeço soluções/esclarecimentos.

( tenho 2 aquas, só com guppys e as ditas coridoras de 3 dias, no outro ainda não vi estes bichos, mas morreu umas das coridoras e um guppy tem a barriga vermelha e zona das guelras, sem feridas exteriores)

Sou novata nos foruns, por isso cumprimento a todos e agradeço as vossas opiniões, obrigada.

 

 

 

Cuidado...

 

Hoje estou a pesquisar sobre a Columnaris e acabei de ler que alguns relatos desta doença começam como este tópico... "vermes brancos colados ao aquário...", e lembrei-me que também tinha lido isso aqui no fórum.

 

É melhor vigiar os peixes durante algum tempo para ver se não apresentam nenhum sintoma.

 

É só uma possibilidade... Pelo que li aqui no forum há quem ache normal. Mas não custa nada olhar para os peixes com mais atenção durante uns dias. :roll:

 

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Hoje estou a pesquisar sobre a Columnaris e acabei de ler que alguns relatos desta doença começam como este tópico... "vermes brancos colados ao aquário...", e lembrei-me que também tinha lido isso aqui no fórum

Nem sempre aparecem estes vermes antes de aparecer a Columnaris.

 

A má qualidade da água, excesso de detritos e falta de manutenção dos filtros é comum em ambos os casos mas não existe uma ligação directa entre ambos.

 

Se tens vermes no aquário isso não quer dizer que "vais ter" Columnaris e vice-versa.

A melhor maneira de evitares ambos os problemas é manter o aquário limpo e fazer trocas de água. :)

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Agradeço-vos a atenção. Ponto da situação: tpa, sinfonagem, limpeza de areão e filtro biológio. Medições, o ph estava ácido, de resto tudo ok.

De momento nada a notar, peixitos (são só mini-guppys de entre 3 e 1 semana) aparentemente bem. Os vermes reduziram drásticamente com a limpeza do areão.

De notar, no entanto, que apareceu um bichito morto tipo mosca, que não sei se foi por acaso ou seria o responsável pelas larvas. Isto estaria mais de acordo com o que tenho lido no fórum.

 

Quanto à Flexibacter columnaris, responsável pela doença da boca de algodão ou da cauda comida e os ditos vermes, não percebi a ligação estabelecida aqui no fórum. Continuem o debate por favor, obrigada.

(no site www.snatural.com.br/doenças.htm - existem uns comentários bem interessantes, pelo menos eu achei)

 

cumprimentos,

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...

Quanto à Flexibacter columnaris, responsável pela doença da boca de algodão ou da cauda comida e os ditos vermes, não percebi a ligação estabelecida aqui no fórum.

 

cumprimentos,

Ana

 

 

Parte inicial de um documento retirado de Internet:

 

Columnaris Disease

(Flexibacter columnaris, Cytophaga columnaris, Bacillus columnaris)

 

In many cases, we receive calls from customers stating that they have white wavy worm-like parasites attached to the glass in the aquarium that tend to sway back and forth with the water circulation in the aquarium.  Often, the fish do not seem to be affected at this stage. Given time for this disease to spread, the infestations usually begin on the fins, which usually become frayed and ragged.  The disease will spread to the skin, eventually causing ulcerations and irregular areas of epidermal loss.  Aeromonas hydrophila is commonly present in advanced lesions and contributes to the pathology.

 

 

 

Mas tal com já disse, foi apenas uma possibilidade, e não uma certeza.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ana,

 

Quanto à Flexibacter columnaris, responsável pela doença da boca de algodão ou da cauda comida e os ditos vermes, não percebi a ligação estabelecida aqui no fórum.

 

Eu não li o outro tópico onde falavam disso...

 

Não são os vermes que levam ao aparecimento da Columnaris.

O que leva ao aparecimento da Columnaris e desses vermes (é comum a ambos) é a má qualidade da água e o excesso de detritos no areão e filtros.

 

Os vermes são inofensivos. Se não forem comidos pelos peixes podem ser eliminados através das limpeza do areão/filtro e com trocas de água.

A Columnaris tem de ser combatida com antibióticos.

Parte inicial de um documento retirado de Internet:

 

Columnaris Disease

(Flexibacter columnaris, Cytophaga columnaris, Bacillus columnaris)

 

In many cases, we receive calls from customers stating that they have white wavy worm-like parasites attached to the glass in the aquarium that tend to sway back and forth with the water circulation in the aquarium.  Often, the fish do not seem to be affected at this stage. Given time for this disease to spread, the infestations usually begin on the fins, which usually become frayed and ragged.  The disease will spread to the skin, eventually causing ulcerations and irregular areas of epidermal loss.  Aeromonas hydrophila is commonly present in advanced lesions and contributes to the pathology.

 

 

É um excelente excerto...

Mas o que leva ao aparecimento desses vermes é a falta de higiene no aquário.

O que leva ao aparecimento da Columnaris também é a falta de higiene.

 

A ideia que queria transmitir anteriormente é que não são os vermes que causam a Columnaris.

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Flexibacter columnaris é uma bactéria opurtunista que está presente em numeros muitos reduzidos em virtualmente todos os aquarios. Quando os peixes entram em stress devido a vários factores, nomeadamente a captura e transporte que muitas vezes provoca ferimentos microscopicos que facilitam a fixação das bacterias e a sua multiplicação . Outros factores como o exceso de materia organica, dureza e temperatura mais elevada da água também favorem a mutiplicação da columnaris. A associação neste caso poderá ser como j´

a foi referido o excessio de materia organica por defeciente filtração, falta de sifonagem e TPA e diminuição do O2 dissolvido.

Mesmo assim a frase parece retirada do contexto ou então poderá mesmo ser um erro . Tens o link?

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Mesmo assim a frase parece retirada do contexto ou então poderá mesmo ser um erro . Tens o link?

Cump.

Rui

 

Rui, clique aqui.

 

E quanto aos factores que referiu (e bem) no seu comentário, vai encontrar referência a alguns deles no link.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para que fique claro, não estou a insistir que se trata de Columnaris. A Ana já disse que está tudo bem no aquário e isso é que é o importante. Estamos a trocar ideias, informações e experiências, que é para isso que os fóruns servem.

 

Cumprimentos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O site é bom, o artigo está bem escrito, excepto, na minha opinião as 2 primeiras frases que me parecem um, pouco forçadas e desenquadradas, porque estes nematodos aparecem sempre que há excesso de materia organica e isso pode conduzir ou não ao aparecimento de outras doenças

bacterianas . Aliás e tal como eles referem as pseudomonas, aeromonas e columnaris "andam muitas vezes juntas". Não existe é uma relação directa como pode transparecer do inicio do artigo, como tu concluíste e bem.

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Para que fique claro, não estou a insistir que se trata de Columnaris.

Nem ninguém está a dizer isso. :)

 

De facto o que o Rui referiu parece-me correcto. As 2 linhas introdutórias nesse excerto/texto é que podem levar a alguma confusão.

No entanto se o texto for analisado com atenção podemos verificar que o que eles dizem até nem está mal.

 

Acho que a Ana fez muito bem em ter colocado esta questão (embora já tivesse sido debatida e bastasse fazer uma pesquisa :lol: ). Com isto conseguiu corrigir uma situação que lhe poderia trazer graves problemas brevemente.

A multiplicação das bactérias é muito rápida e certamente que as mortes teriam sido elevadas (caso viesse a ocorrer alguma infecção bacteriana).

 

é para isso que os fóruns servem.

E por isso é que cá estamos, para poder partilhar e aprender...

Por isso é que isto é um fórum 5*! :lol:

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais