Criação de escalares e restantes peixes


Miguel Pereira

Recommended Posts

Olá,

 

 

 

Abri este tópico ( não sei se este será o local mais correcto ), para tentar averiguar se algum dos presentes já utilizou a técnica da moeda de prata.

 

 

Segundo alguns criadores será benefico colocar uma moeda de prata dentro do aquario de reprodução. Os mesmos defendem que ajuda no controle das bacterias possivelmente prejudiciais aos ovos em eclosão.

 

 

Algum dos presentes já utilizou ou tem conhecimento favorável desta técnica ?

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Domingos,

 

 

 

Segundo algumas pesquisas vim a saber que os Romanos já utilizavam moedas de prata nos reservatórios de agua para purificação.

 

 

Normalmente nas minhas posturas, a percentagem de ovos fungados em cada uma, é inferior a 5 %.

 

 

Lancei a questão porque também não tinha conhecimento acerca da mesma, e gostava de saber se alguem já tinha conhecimento desta tecnica fora do vulgar :D

 

 

 

Movido pela curiosidade :shock:

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

He he

 

Os romanos....os romanos pensava que eles usavam mais era ouro.... pelo menos daqui de portugal raparam-no todo não foi?? :D

 

Qto aos fungos nos ovos tu não metes nada na àgua?

 

Eu qdo os criava punha as placas de ardósia (q era onde os meus desovavam... mas folhas tb da), presas ao areao e por baixo uma difusora a fazer a circulação de água directamante por baixo dos ovos para evitar que particulas se depositassem neles e criassem fungos, com esta técnica punha sempre um pouco de azul de metileno a 5%, com as mudas de água o azul ia desvanecendo mas garantia-me sempre ausência de fungos até eles eclodirem.

 

E tu como fazes?

 

Abraço

 

PS - amanha temos de falar ja devo ter preços para ti ...da um pulo no msn à noite :shock:

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Domingos,

 

 

 

Também utilizo o Azul de metileno, mas também já ouvi algumas referencias acerca do Peroxide. Ao que parece é o melhor produto para a eclosão de ovos ( vou ter que ir a farmacia levantar algumas informações acerca deste produto ).

 

 

Em relação ao aquario:

 

 

Não utilizo areão.. apenas o vidro com termostato, objecto para uma eventual postura ( fiz uns tubos em PVC com uma pequena base ) e filtro.

Estou neste momento a fazer uns filtros de esponja com o respectivo tubo em PVC que servirá para local de postura e filtragem ao mesmo tempo. O local de postura terá de ser oxigenado com uma ligeira corrente.

 

 

Depois da postura:

 

 

Utilizo a oxigenação do filtro direccionada para o local de postura ( exterior ou interior - pelo facto de gerar bolhas mais finas que a pedra difusora ). Reduzo o debito de filtragem após as primeiras 30 horas devido ao facto dos ovos ficarem a partir deste momento mais suceptiveis de cairem no fundo ( menos aderentes ).

 

O aquario é totalmente tapado com uma toalha. A iluminação é proveniente de luz artificial de tubo fluorescente.

 

 

Penso que o essencial foi referido :D

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela partilha

 

Já agora vou dizer como eu fazia..eles desovavam no comunitário de 120 litros com 4 casais (cada ardosia no se espaço) depois sacava a ardosia e dentro de aquarios mais pequenos punha um tabuleiro com menos de metade do tamanho do fundo do aquário com uma placa de fundo tapada por areia fina...para que os alevinos qdo saissem dos ovos não fosesem para dentro do areao, fora dese tabuleiro era vidro... a placa de fundo eu so punha tarbalhar qdo eles ja nadavam com mudas de água quase diarias e aspiração do fundo do aquario e da areia. Durante a eclosão tirava a difuosra da placa de fundo e posicionava-a debaixo da placa para gerar a tal corrente que já referi acima, noutro post.

 

Espero que isto possa servir a outros aquariófilos também ;)

 

Um abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Também agradeço a troca de experiências ;)

 

 

 

Em outros dialogos com outras pessoas, as mesmas também referiam que tiravam o objecto com ovos para outro aquario e não tinham grandes problemas de fungos ( e referiam que tiravam os ovos fora de agua ).

 

 

Das vezes que fiz isso, o resultado final foi desastroso.

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa Miguel

Eu nunca tive esse problema....semre tirei as placas de um aqua para o outro expondo-as temporariamente ao ar livre tipo 5-10 segundos e nunca tive desastres....mas nã deixa de ser um pormenor interessante e a explorar....

 

Cheguei mesmo uma vez a receber de um amigo meu uma ardosia cheia de ovovs para eu eclodir e transporta-la num saco com um pouco de água durante 1 hora e eles eclodiram.... agora pergunto eu ...sorte??...ingenuidade???? agora deixaste-me a pensar nisso.... de facto houve alteraçoes de água e temperatura...tb n erma mto bruscas mas poderiam ter influenciado a eclosão :S

 

Já não me vou deitar sossegado ..bolas.... pq é q fui falar disto :S ;)

 

Um abraço

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Qto à iluminação também nunca achei um item importante...alias eu deixava-os era no escuro..mas não tapados...não acendia era a iluminação pq não havia muito para ler e Fazer crescer ;) Acho que podiamos fazer um capítulo de livro com estas experiências tão variadas...ou então fazer uns ensaios no futoro co variações destas técnicas e afiná-las ;)

 

O q dizes?

 

:D

 

Abração

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

 

 

 

São as tais variantes da aquariofilia.

 

 

A minha agua de reprodução é trabalhada, pelo que é dificil obter exactamente a mesma agua em outro aquario.

 

 

Conforme tu mencionaste, também outros aquariofilos o fizeram.

Diferentes pontos do pais, diferentes aguas ( composições ) ;)

 

 

O objectivo é mesmo esse. Partilhar informações e experiências, testar novas tecnicas, tentando ao mesmo tempo limar as mais variadas arestas em busca da perfeição ( ou perto da .. ).

 

 

 

Grande abraço amigo

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva Gente!

 

Gostei da troca de experiencias :D Como sabes, Miguel, eu retiro os ovos pelo ar, e coloco-os em agua nova, hehehe Nunca tive problemas ;) Quanto 'a iluminacao, o sol e a lua mandam... ou seja de dia tem um pouco de luz natural 'a noite estao 'as escuras;) Tb uso azul de metileno, mas ja' exprimentei sem usar, e tb funcionou ;)

Bom, quanto 'a moeda de prata, ja' tinha ouvido falar num fio de cobre.... e parece-me que te logica.... afinal os medicamentos anti-bacterias, usam cobre!

Grande abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Continuando a discussão saudável....e produtiva .......

 

A moeda de prata ou o cobre fazem-me um certo sentido, porque do pouco que me lembro de biologia há bactérias que têm cargas (acho que negativas e tb algumas positivas), isto a pópósito dos metais referidos... que consoante o seu estado podem estar carregados negativa ou positivamente....será que é isso que os faz serem bons combatentes de bactérias??? :S Não sei se estes tipos de cargas se atraem....

 

Usa-se sulfato de cobre em água salgada para combater o oodinium (é originado por bactérias????) se não me engano ... lá está mais uma vez o cobre ;)

 

Caso isto seja assim como tou a especular tem de se ter em linha de conta o estado de oxidação dos metais que varia em função do Ph...

 

O que acham disto?

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Amigo Valter ( Welcome ;) )

 

 

 

Lembrei-me muito de ti acerca desta questão dos ovos :D.

Recordo-me igualmente, de outras trocas de experiencias com outros aquariofilos que usam essa mesma estrategia, com uma boa percentagem de ovos eclodidos.

 

 

 

Em relação ao cobre ( Valter e Domingos ):

 

 

Tenho conhecimento de algumas referencia acerca deste composto... utilizado como medicamento para certos tipos de doenças. A titulo de curiosidade para quem nos segue, também tenho conhecimento, que a utilização desse composto nos Discus poderá provocar a esterilidade nos machos.

 

 

 

Grande abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A todos, eu não me posso considerar referência a nenhum de vcs pois como já conheço a maioria e sei aquilo que cada um têm, como referência o "Aviário de Escalares do Miguel" ;) gostava de saber qual a percetagem de ovos eclodidos depois de todas as experiências da vc parte.

 

Das minhas experiencias:

 

Deixando os Pais fazerem todo o processo (muito dificil pois a maioria das vezes os pais comem os ovos): Tive 90% da postura eclodida

 

Colocando somente o filtro com bolhas directamente para os ovos: tive 50% da postura eclodida

 

Sem nada e colocando somente anti-Ictio perda total da Postura.

 

Estas foram os resultados ate agora.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva!

 

Deixando os pais a tratar dos ovos e sem nenhum quimico a nao ser H2O ;) , cerca de 80%...

Retirando os ovos e colocando azul metileno, nas 6 ultimas posturas cerca de 3 a 5% (ultimamente anda a correr bem, pq normalmente e' de 10%)

Abraco

 

Valter

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João,

 

 

 

Ao longo desta produtiva troca de experiências, todos tivemos oportunidade de constatar, que existem vários metodos para tentar chegar a mesma finalidade.

 

 

O objectivo aqui, seria concerteza o de tentar aproveitar ao máximo, cada postura de ovos.

 

 

Pessoalmente considero que não existe qualquer tipo de relação entre a percentagem de ovos eclodidos com sucesso, com a presença ou não dos progenitores ( Escalares ) no aquario.

 

Penso que será apenas uma questão de tempo até conseguires obter uma taxa de eclosão muito próxima da que descreveste na primeira situação.

 

 

 

Costumo levar em consideração que para a realização de uma boa postura, não chega apenas o facto de estar a trabalhar com uma agua de qualidade. Existem outros factores, igualmente importantes, como a configuração do aquario de reprodução e/ou mesmo a sua localização.

Todos estes factores contribuem para o possivel sucesso ou não, nas mais diversas reproduções de peixes tropicais ; embora aqui nesta última fase, já esteja a levar em linha de consideração alguns aspectos importantes que devemos ter quando estamos a trabalhar com especies em que a reprodução em cativeiro não é tão frequente ( ou fácil de obter ).

 

 

 

Um abraço

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

folgo em ver que já somos 4 neste topico e a partilhar experiencias...espero por mais aquariófilos aqui a participar nos próximos dias :lol:

 

Sublinho tudo o q o miguel disse e assino por baixo e volto a referir neste hobby há muita subjectividade...

 

Qto ao joão, nenhum de nós se intitulou referência no mercado :), e "aviário.....de escalares.." epa aviário associa a minha mente a imagens degradantes..... :? e não me parece que seja o caso pelo que já ouvi .....

 

Deixar os pais..é um risco..há casais que comem os ovos todos ..há casais que não...tibe uma vez dois casais no mm aqua separados por um vidro, um deles tomava conta das crias e o outro não comi-as...

 

No entanto esse casal devorador ao longo do tempo e com a estabilidade necessária foi-se deixando de comer os ovos, pq é extremamente bonito ver os pais nadar com os putos..e a tomar conta deles ;)

 

Alias à semelhança do q ja referi aqui no forum sobre kribs, tb abocanham os fugitivos e recolocam no grupo...

 

Eu com azul de metileno e arejamento por baixo dos ovos sempre tive 80 a 90% de eclosão, e conheço mais pessoas nesta situação

 

o teu caso em q não tiveste eeclosão, já te tinha dito pessoalmente o q achava, mas penso q pura e simplesmente não houve fecundação dos mesmos....pq segundo o q me disseste ficaram todos brancos em 1/2 dias.....

 

Qto ao fishman, acho q ele refere taxas de perda certo? corrige-me sff qdo puderes

 

Abraços

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O "Aviario" que referi devia de servir de exemplo para os que tu falas, pois a dedicação do Miguel de tudo aquilo que me mostrou era de "louvar", a bela produção que ele lá tem e desde já lhe dou os parabens por tudo o que ele me mostrou é espetacular.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Valter,

 

Isso é muito bom.

 

Depois da femea colocar os ovos colocas logo os dois num aqua a parte ou deixas eles ficarem lá algum tempo???

 

O Azul de metileno em que altura metes depois de retirares os pais de lá?

 

Eu queria usar Azul de metileno mas acho que me vou ter de contentar com Anti Ictio porque já n fazem isso.

 

Já agora onde ainda arranjas isso???

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epa,

 

Obrigada acho que ainda lhe vou pedir hoje porque possivelmente vou ter outra postura hoje ou amanha, depois ligo-lhe.

Cumprimentos

-------------------------------------------------------

Meu Aquario de 240L: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=53516

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Amigos dos Escalares!!!

Antes de mais quero dar os parabens ao Valter pelos peixes na Batalha!!!

Quanto aos Escalares...

O ano passado e durante meio ano tive no meu aquario de200 l varias posturas, 3 femeas e 2 machos a porem ovos constantemente, em media tinha 3 posturas por semana...Bastava fazer uma muda de água, e mais uma postura, as vezes duas...

No final do ano deixaram de por ovos (entretanto morreu um macho e 2 femeas) :wink: Actualmente estou a ter novas posturas, mas já dos escalares nascidos cá em casa...

O que mais me fascina e ao mesmo tempo me entristesse, é que quando pensamos que sabemos alguma coisa, logo chegamos á conclusão que pouco ou nada sabemos...Sem razão aparente os escalares mais antigos deixaram de por ovos...2 criações com cerca de 1 mês sem razão aparente morreram em 2 dias...

Bom, Então cá vai...

Os escalares põem os ovos, 24 horas depois retiro os ovos atraves do tubo do ar para outro aquario, a mesma água, a mesma temperatura...

Quando começam a nadar mudo 80% de água todos os dias...

Por norma não uso azul de metileno ( já agora se forem á farmacia e pedirem azul de metileno a 5%, eles fazem, bem pelo menos aqui fazem, já que estamos a falar de medicamentos se alguem quiser fazer a tripla, depois diga, pois só precisamos de 3,7 % de verde de malaquite mas só vendem 50g e custa cerca de 60 eur) a não ser que sejam muitos ovos mortos, mas eu retiro os ovos mortos com uma pinça, para evitar a contiaminação dos outros...Tenho cerca de 90 % de ovos eclodidos...

Anibal Mota

Link to comment
Partilhar nas redes sociais