Terra de bonsai e barro.


Fábio Gomes

Recommended Posts

Boas pessoal.

Tenho visto alguns membros com barro e terra de bonsai em plantados com bons resultados, mas o que eu ainda não consegui perceber é em que é que o barro e a terra são uteis, nutrientes certos, mas quais? Efeitos secundários há?

Abraços e desculpem a ignorância.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso do "terra de bonsai"... os bonsais podem ser plantados em varios substratos, conforme o bonsai conforme o tipo de cuidados que se lhe quer dar, etc...

 

quando dizem "terra de bonsai" o que deviam dizer é um substrato de argila cozida que é apenas um dos muitos substratos utilizados para bonsais.

 

a argila cozida fica bastante agregada e com muita resistencia á submersão para além de muito porosa e muito leve permitindo uma boa circulação a nivel do substrato. A nivel de nutrientes as argilas teem composição muito variada conforme a sua origem e são ricas em muitos elementos, com concentrações que variam muito de proveniencia para proveniencia. Isto faz variar a cor e a agregação quando cozida. No entanto tipicamente são ricas em ferro e em grande parte dos chamados "micronutrientes". Para além de a argila cozida demorar a desagregar-se e portanto nao saltar para a coluna de agua tudo o que é nutriente de uma vez,os nutrientes estão disponiveis para as raizes das plantas os agarrarem.

 

quanto ao barro...desaconselho pois facilmente se liberta para a coluna de agua, compacta e nao permite circulação no substrato.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais