Um Golpe de Sorte!!


Diogo Lopes

Recommended Posts

Olá,

 

Há pouco quando passei junto ao aquário reparei que o meu Mandarim se pavoneava em frente ao vidro todo esticado. Corri para ir buscar a máquina e resultado foi este:

 

Pic_5642_8.jpg

 

Espero que gostem!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa Diogo :o

 

 

realmente só uma foto oportunista destas para fazer acalmar os ânimos, depois de uns tópicos complicados... Parabéns pela foto.

 

 

Já agora esclarece-me uma coisa por favor: há mandarins com mais azul que outros dentro da mesma espécie não há? Alguma razão em especial? São mais difíceis de encontrar? é que gosto particularmente dos azuis e o teu é um espanto...

 

 

Um abraço,

Vitor Melo

De tudo, ficaram 3 coisas: A certeza de que estamos sempre a comecar... A certeza de que é preciso continuar... A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar... Portanto, devemos: Fazer da interrupcao, um caminho novo... Da queda, um passo de danca... Do medo, uma escada... Do sonho, uma ponte...E da procura um encontro...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já agora esclarece-me uma coisa por favor: há mandarins com mais azul que outros dentro da mesma espécie não há? Alguma razão em especial? São mais difíceis de encontrar? é que gosto particularmente dos azuis e o teu é um espanto...

 

Muito honestamente não sei - já tenho visto uns mais coloridos que outros, mas de facto este tem uma cor brutal - de notar que a foto foi tirada com flash, mas de qualquer forma está muito próxima da realidade.

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O gajo nem parece que nada ... voa!!! Excelente Diogo!

 

Vítor quanto aos mandarins, para além das diferenças dentro da própria espécie provocadas p.ex por uma deficiente alimentação e factores de stress que levem a exemplares menos coloridos, também podem ser de espécies diferentes - picturatus ou splendidus (mais comum)

 

Cumps

Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Diogo,

 

Estou completamente apaixonado por esse peixe.

Realmente cada vez que vou à Aquamagia fico horas a olhar para ele.

 

E estou a pensar colocar um no meu aquário no dia em que tiver condições para isso. Sei que neste momento o meu aquário é muitissimo jovem para esse peixe embora tenha uma serie incontável de bichos no areão e na rocha.

 

Ando a tentar apanhar o máximo de informações sobre o Mandarim para tentar criar as condições necessárias para o ter.

 

O que é que me podes contar desse peixe? uma das coisas que já li é que a sua alimentação é muito complicada ...

 

 

Abraços,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Para manter um mandarim saudável é necessário ter a RV bem maturada, com muita bicharada para ele se alimentar! Este já come outras coisas e está bem gordinho!!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo,

 

Mas foi fácil a sua adapatação a comida congelada? Qual?

A sua principal fonte de alimento continua a ser copepodes e anphipodes? Certo?

 

E a aclimatização? dizem que como é um peixe com muito muco é mais resistente a doenças. Verdade?

 

Abraços,

 

RMG

O minha primeira experiência com Reef.

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=21042

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está uma coisa que escrevi há tempos e que pode ser que te seja útil:

Classe: Actinopterygii

Ordem: Perciformes

Família: Callionymidae

Género: Synchiropus

Espécie: Synchiropus splendidus (Herre, 1927)

Outros nomes científicos: Callionymus splendidus, Pterosynchiropus splendidus, Neosynchiropus splendidus.

Nome comum: Mandarim.

Habitat: encontra-se em albufeiras ou ambientes semelhantes a baías. Poderá ser bastante vulgar em determinados locais, mas torna-se muito difícil de observar devido ao seu hábito de permanecer escondido. Geralmente, vive em locais em que existam corais com bastantes ramificações e, por vezes, é possível encontrá-lo em zonas de corais mortos. Encontra-se permanentemente em busca de alimento (pequenos invertebrados) entre as algas que cobrem os corais mortos.

Origem: parte ocidental do Oceano Pacífico.

Descrição: esta espécie tem o verde como coloração base e faixas vermelhas distribuídas aleatoriamente pelo corpo e pelas barbatanas em muito maior quantidade do que o Synchiropus picturatus. É normal ainda ver-se outras cores neste peixe, como o laranja, o amarelo, o azul e o castanho, o que torna esta espécie um verdadeiro festival de cores que chama a atenção de qualquer observador. O corpo é cilíndrico, a cabeça triangular e tem as barbatanas grandes, especialmente as peitorais, que se encontram em permanente movimento.

pH: 8,3 a 8,4.

Temperatura: 24 a 28 ºC (o mais estável possível).

Comprimento máximo: aproximadamente 10 cm.

Hábitos alimentares: pequenos crustáceos e algumas algas. Geralmente alimenta-se de pequenos seres do fundo do aquário e das rochas e raramente se interessa pelos alimentos fornecidos pelo aquariofilista.

Dimorfismo sexual: machos com espinha dorsal mais comprida e coloração mais forte.

Reprodução: alguns relatos indicam que a fertilização possa ser interna. Os ovos são disseminados na água e têm sido descritos como pelágicos (ao contrário de demersais, que são os depositados numa superfície no fundo). Apesar de este comportamento já ter sido observado em aquários, não se conseguiu ainda criar os alevins.

Sociabilidade: é um peixe muito tímido e é preferível mantê-lo num aquário calmo, sem peixes grandes e muito activos.

Capacidade mínima do aquário: 270 litros.

Disposição do aquário: o aquário deverá ter muitos esconderijos e grandes quantidades de rocha viva, as quais fornecerão a maior parte do alimento de que estes peixes necessitam.

Hábitos de natação: passa a maior parte do tempo no meio da rocha viva em busca de alimento vivo. É um peixe calmo e raramente se passeia livremente por zonas superiores e mais abertas do aquário.

Compatibilidade com invertebrados: peixe ideal para manter com invertebrados.

Recomendações: o aquário deverá ser grande e ter uma população escassa de peixes, assim como uma grande quantidade de rocha viva (pelo menos 40 kg por cada um destes espécimes). A existência de um refúgio também é importante. Evite comprar espécimes visivelmente magros, pois dificilmente irão sobreviver. Não devem ser colocados dois machos no mesmo aquário, pois o mais provável é entrarem em lutas.

A maior dificuldade desta espécie tem a ver com a sua alimentação. Estes peixes alimentam-se predominantemente de pequenos animais marinhos, como crustáceos (anfípodes, copépodes, etc.), que vivem no substrato ou nas rochas. É, portanto, essencial que o aquário esteja bem estabelecido e com uma boa população de microorganismos. É, também, fundamental fornecer periodicamente alimento vivo, como náuplios de artémia.

Estes peixes são habitualmente utilizados para controlar pragas de planária vermelha, apesar de alguns espécimes poderem rejeitar este tipo de seres. Contudo, se a praga já se encontrar a um nível completamente descontrolado, um mandarim não irá surtir qualquer efeito sobre a mesma.

Os mandarins deverão ser mantidos individualmente, ou então em casais estabelecidos. São peixes ideais para aquários de recife calmos e que contenham peixes pequenos e pacíficos. Cavalos-marinhos são companheiros ideais para estes peixes. Evite aquários com muito espaço a descoberto e com peixes grandes.

Há quem diga que o muco dérmico desta espécie é venenoso, um facto comummente assinalado em peixes que possuem padrões de cores muito exuberantes.

Abraço

João Cotter

If you're not part of the solution, you're part of the precipitate

http://www.bioaquaria.com

http://www.facebook.com/bioaquaria

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Mas foi fácil a sua adapatação a comida congelada? Qual?

A sua principal fonte de alimento continua a ser copepodes e anphipodes? Certo?

 

O meu Mandarim esteve na Redfish durante pelo menos 2 anos e por isso não te posso responder como se processou a adaptação à comida congelada!

Tenho a noção que prefere os copepodes e afins!

 

E a aclimatização? dizem que como é um peixe com muito muco é mais resistente a doenças. Verdade?

 

O meu apanhou um pouco de cripto quando tive o surto no aqua mas safou-se bem - penso que o facto de estar bem nutrido ajudou muito. De qualquer forma o texto do Cotter é ilucidativo!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Olá,

Tenho uma dúvida sobre mandarins: eles preferem pouca luz? É que o meu normalmente aparece com as actinicas ligadas ou entao quando aparece com a luz ligada, vai para um sítio com pouca luz. É normal? Ou será só impressão minha?

Adeus

André Moreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.