Montei um filtro, mas o que colocar?


Recommended Posts

Pessoal, montei um filtro baseado em alguns que encontrei por aqui..e essas são as fotos:

 

Pic_5597_3.jpg

Pic_5597_4.jpg

 

No primeiro T eu coloquei perlón para filtragem mecanica, e no segundo coloquei ceramica (Resun CR-250) e ate ai tudo bem, mas o PH da agua na torneira é de 6,2 e apos 3 dias no aquario é de 7,5.

 

- Seria a ceramica a elevar o PH?

- Haveria algo que possa colocar no filtro para baixar o PH?

- Se eu colocar um tronco para tentar baixar o PH, por quanto tempo ele teria esse efeito?

 

Obrigado a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

mas o PH da agua na torneira é de 6,2 e apos 3 dias no aquario é de 7,5.

Mas essa água da torneira provem de algum furo? Parece-me que é muito carbonatada, ou seja, com o desaparecimento do CO2 que se encontra dissolvido nela, o pH tende a aumentar.

Além do mais, que 6,2 parece-me um valor não muito usual para o pH de uma água proviniente de uma estação de tratamento. Estas costumam ter pH's ligeiramente básicos até (o tamponamento é mais fácil).

 

Haveria algo que possa colocar no filtro para baixar o PH?

Há... turfa por exemplo. Mas deixa-te a água amarelada/acastanhada.

 

Se eu colocar um tronco para tentar baixar o PH, por quanto tempo ele teria esse efeito?

Plagiando o Apisto, depende!!! Se o tronco for assim ou assado, se tiver sido tratado, com o quê, o tamanho, a área superficial, etc...

Geralmente os troncos baixam o pH, mas não penses que o pH diminui de um dia para o outro. Basicamente funcionam como a turfa. Decompõem-se e libertam ácidos húmicos que reagem com a água... mas isto tudo, num processo muito lento. E ainda para mais, ao serem feitas trocas de água, esse efeito de baixar o pH, quase nunca se nota.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ivanplanz, o eterno mago das alquimias :( ...tudo bem luis?

 

ironmaiden, sempre podes a voltar a carbonatar a agua, nomeadamente com a inserção de co2, caseiro ou não. A minha agua de rede é básica, e eu baixo o pH, exactamente com recurso ao co2. è, garantidamente, mais eficaz que o recurso ao tronco, isso é uma ajuda infima..

fica bem

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A questão de se usar o CO2 para baixar o PH é de quanto CO2 eu preciso injetar e quanto tempo uma garrafa de CO2 caseiro duraria?

 

Como o PH da rede é de 6,2 aproximadamente e no aquario ele aumenta para 7,5 ou um pouco mais... como eu poderia efetuar as TPA's sem provocar uma mudança brusca no PH ?

 

Obrigado!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

equilibrio, meu caro, equilibrio... é uma questão de ires experimentando e acertando as doses... se alguem aqui te disser que para o teu aquario tens de usar X quantidade, não acredites...podes é começar com as doses ditas normais do co2 caseiro e depois ires verificando aumentando ou diminuindo até chegares ao tal equilibrio, nomeadamente com o objetivo principal, que é baixar o pH, mas sempre com um olho nos peixes e outro nas plantas (se as tiveres), observando o seu bem estar...e isso não se faz num dia, vais ter de ter paciencia (como tudo em aquariofilia) e dar tempo ao tempo...

já agora, quando digo aumentar ou diminuir, não me refiro á qquantidade de fermento ou acuçar dentro da garrafa de 2lts, refiro-me a passares, por exemplo, de uma garrafa de 2lts para um garrafão de 5 lts, com o aumento proporcional dos ingredientes, é claro....

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A minha agua de rede é básica

Boas, F. Vicente segundo o teu perfil verifiquei que tambem moras em Setúbal e fiquei perplexo quando dizes que a agua da rede daqui é Básica...É que eu faço testes de PH a esta água á 11 anos e nunca verifiquei um PH igual ou superior a 7...Sempre medi(com testes diferentes) valores entre os 6.4 e os 6.8, tenho conhecimento de 2 aquariofilistas um na zona da camarinha e outro na azeda em que o PH por vezes não chega aos 6 :!: Tenho conhecimento aqui de quem reproduziu aqui discus em grandes quantidades sem qualquer injeção de co2, uso de turfas ou qualquer meio para acidificar a água, era só agua "Del cano". Como só tenho Africanos dos lagos, aqui em Setubal devo ser dos maiores consumidores de bicarbonato de sódio

:(

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e tens razão em ficar perplexo, meu amigo...

é que eu não moro em setubal, mas sim na quinta do conde... :(

a razão pela qual tenho setubal no perfil, é que, como ai trabalho, e passo a maior parte do dia, torna-se mais facil, no que diz respeito a trocas e compras/vendas fazê-lo em setubal...

um abraço

fvicente

ps: já agora,e acho que já foi dito isso aqui no forum, a aguas da companhia têm de estar dentro de certos parametros, e 6 acho que esta abaixo do admitido...é irem queixar-se ás aguas do sado, companheiros!!

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas eu moro em Setubal no Bairro do Liceu e a minha água sai da torneira entre os 7 e os 7.2 (a ultima vez que medi directamente foi hà meio ano)

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo.

 

Reparei agora numa coisa... que não tinha reparado ontem... :lol:

 

Dizes que o pH inicial da água é 6.2... mas como é que mediste esse valor? Com um teste colorimétrico? É que se esse é um pH medido electronicamente (rigoroso), a água ter CO2 dissolvido é um bocado difícil, pois apenas com CO2 o pH não baixa mais que 6.35 (valor para a água destilada, a 25º C). Por isso, se foi medido com um teste colorimetrico, em que discernir 6.35 de 6.2, é um pouco difícil (depende do rigor do teste), assim já acredito, ainda que me pareça um pouco difícil.

 

Ou seja, essa água parece-me ter algo mais que CO2 a baixar o pH, que pelos vistos também é volátil. E nesse caso só me ocorrem os sulfatos :? Mas para isso era necessário uma concentração de sulfatos ainda jeitosa. Eles não são prejudiciais (para nós humanos), apenas que provocam diarreia, quando consumidos em excesso :?

 

Mas eu inclino-me mais para o facto de teres algo a aumentar o pH da água da torneira.

Se puderes faz um teste (eu estou curioso). Num balde com uma capacidade de uns 4-5 litros, coloca uma power-head, ou uma bomba de ar a movimentar a água durante uns 2 dias. Depois mede o pH final da água. Se o pH não variar, então essa água contem ácidos que não o CO2 (acho muito estranho) a manter o pH nesse valor. Se for este o caso, então tens algo no aquário/filtro, que em contacto com a água, faz aumentar o pH (rochas de origem calcária... :))

Se por ventura o pH aumentar, então poderá ser CO2 dissolvido ou outro ácido qualquer volátil que ao escapar-se faz com que o pH suba.

 

Sem mais nada com que chatear.

Cumprimentos a todos.

Luís Fortunato

 

PS: Obrigado pelo elogio F.Vicente :P

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro esta engraçado mas não entendo como funciona...

assim de repente.. fallta-lhe um chupador numa ponta e um espalhador na outra... os "T" parecem ser pequenos para ter materia filtrante em quantidade suficiente...

esse tubo para baixo... qual a sua função?

não vi fio electrico nenhum... onde esta a bomba?

tiraste essa ideia de algum lado? de onde?

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

assim ta bem :roll:

parece funcionar, esta uma ideia gira, depois conta se funciona bem, nunca tinha visto esse esquema. Ta original.

o tubo que vem para baixo serve para que? para retirar agua do aquario?

 

Que material é esse?

Um Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá...filtro funciona muito bem...coloquei na primeira parte perlón e na segunda ceramica. e a vazão dele ficou em torno de 800L/h com uma bomba de 1000L/h...até que nao foi grande a perda. Quanto a derivação de baixo...é so abrir a torneira e a agua do aquario em vez de entrar no filtro sai para o esgoto facilitando as TPA's

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.