Opiniões sobre iluminação


Recommended Posts

Olá pessoal

Gostava que me dessem a vossa opinião sobre uma coisa

Como nesta altura o calor é muito, eu tenho normalmente nos meus aquas na parte da tarde temperaturas na ordem dos 29ºC.

Exprimentei o seguinte:

Como a minha sala na parte da tarde é bastante iluminada (sem ser directo nos aquas) fiz o seguinte periodo de iluminação:

Das 9.00h (para dar comer) ás 12.00h e depois das 17h ás 22h

A temperatura desceu entre 1 a 1,5 graus

Resta dizer que estes aquas não tem plantas são de mbunas e de ciclideos americanos.

Visto ter sempre claridade entre os 2 periodos de iluminaçaõ será muito prejudicial?

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá vizinho...

eu não conheço bem esses peixes, mas creio que o beneficio de baixar a temp se sobrepoe ao prejuizo da temperatura alta... agota o que não percebi é que se os aquas estão com luz solar, se bem que não directa, o dias todo... ai é que axo em demasia....é que se eles esttiverem com a iluminação desligada, mas a sala for soalheira, eles vão estar no periodo diurno, e das 9 á 22 é um pouco excessivo...mas se calhar fui eu que não percebi bem...

cumps

fvicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não eles não tem luz solar directa.A sala é que tem claridade suficiente para não haver, digamos assim: 3h dia, 5h noite e novamente 5h dia.

A minha duvida é se não lhes quebra o ciclo diario que seria normal com 8,9h seguidas de iluminação ligada.

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se a ideia é baixar a temperatura, podes desligar totalmente a iluminação durante este período do ano, ja que não tens plantas e a sala é bem iluminada. Os peixes não vão sofrer de raquitismo por causa disso :)

 

Ou então escolhe apenas um fotoperíodo que coincida com uma fase do dia menos quente (fim da tarde/noite). Assim, sempre podes ver os peixes

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.