Projecto de nanoreef (alguma ajuda..)


Tiago Oliveira

Recommended Posts

Boas pessoal =)

 

Brevemente irei iniciar um projecto de um pequeno reef (60x50x40)

Como é de esperar as duvidas começam a aparecer. cá vai...

 

È possivel não usar escumador num aquario destas dimençôes?

 

A sump irá estar instalada a +/- 90cm abaixo do aquario principal, que bomba me indicam utilizar para o retorno da água?

 

Com que quantidade de rocha viva devo começar? ... e de rocha "morta"?

 

agradeço alguma ajuda visto de momento o que sei sobre aquarios marinhos é o que me informam e o que leio...

 

Abraços :roll:

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oi

no teu caso optava por ter escumador, sem ele nao te podes esticar nas TPA.

15kg de RV e 10kg de rocha morta por exemplo.

 

para a bomba convem saber que furos tens no aqua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Claro que podes não ter escumador, mas se tens sump para mim não faz muito sentido. Apenas terias que ser mais regular nas TPA´s

 

Vai ter um furo de 5 cm.

 

Esse deve ser de saída pelo tamanho - e o de entrada?

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tiago,

 

em primeiro lugar parabéns pela decisão!

 

Acho que, antes de mais, deverias pensar no que vais querer ter no aquário e depois trabalhas a envolvente tecnológica em função disso.

 

Fazer o contrário normalmente resulta em soluções longe do óptimo.

 

Queres ter corais? Se sim queres moles, duros? Destes queres LPSs, SPSs?

 

Vais tentar ter quantos e que peixes?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vou tentar fazer um setup doque tenho em mente. Espero que funcione mas certament devo ter certas coisas erradas, é o que vamos ver.

 

Tenho um aquario de 60x50x40 (o tamanho é ideal?)

 

Irei ter duas bombas de 600 l hora (n sei ainda quais exactamente) para a ciculação de agua)

Na iluminação irei ter uma calha para duas lampadas florescentes.

O sistema de filtragem ira ser feito na sump (obvio..) om rocha viva e macro algas.

No susbracto ira ser argonita

A sump é de 40x20x20.

 

Isto mt generalizado para se ter uma ideia daquilo que quero fazer, algo economico e funcional claro.

 

Não penso ter qualquer tipo de peixes incialmente para estudar o funcionamento do micro sistema marinho.

 

Quanto aos corais penso que pelo tamaho do aquario os SPSs sejam os mais indicados certo? Estes duros e moles.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Tiago,

 

Antes demais aconselho-te vivamente a leres o mais possível sobre este assunto e não avançar assim de repente para a montagem do aquário. Pelo que vejo das tuas mensagens, ainda estás a dar os primeiros passos po isso aconselho-te a ir com calma.

 

Não te aconselho SPS (corais duros de pólipod pequeno) pois são corais exigentes e não indicados para um iniciado. Com essa iluminação o ideal são os corais moles, mas mesmo assim não fazia mal nenhum teres mais duas lampadas além dessas duas que estás a pensar montar.

 

Em relação à filtragem acho um desperdício ter rocha viva na sump. Deves comprar a que necessitas para o aquário principal apenas.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Além de subscrever o que disse o Alexandre acrescento:

 

Quanto aos corais penso que pelo tamaho do aquario os SPSs sejam os mais indicados certo? Estes duros e moles.

 

De maneira alguma!

 

Para esse aquário colocaria corais moles não demasiado exigentes em termos de luz e talvez uns LPSs (Favia sp., Caulastrea, etc...) mais lá para a frente. Atenção que se não vais por peixes parece-me que o skimmer é mesmo dispensável.

 

Um aqua sem peixes dá mais liberdade para procurar soluções óptimas para os corais. Um skimmer pode ser óptimo num sistema que receba alimento diariamente mas num que só receba mudas e algum alimento para coral só prejudica porque retira plancton da água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim... mt fresco nesta matéria ainda.

Apesar da vontade de iniciar um reef ser muita quero fazer tudo com os pés bem acentes. Agredeço imenso a ajuda (:

 

Vejo agr a minha inocençia em materia dos corais. Podem-me indicar algum site onde poderei tirar informaçoes sobre estes?

 

Não sendo necessario o uso de rocha viva na sump poderei dispensar esta?

Li sobre nano's muito bem sucedidos sem qualquer tipo de filtragem - autosuficientes (caso possa chamar assim)

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais