Verdade ou mentira. As Carpas só se dão com Carpas?


Recommended Posts

Eis a questão.

 

Estou um pouco confuso. Tenho um aqua de 57 L com uma Carpa (um pouco agressiva) e estsva tentado a colocar 2 orandas e 2 telescópios...mas na loja onde comprei a carpa , dizem que é possivel....outros dizem que não.

 

NB: Ela conseguiu acabarcom um Dourado Cauda de Cometa...ja tem atecedentes criminais.

 

Alguem pode partilhar opiniões ou casos ja experimentados de combinações de espécies ?

 

Cumprimentos.

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Tenho um aqua de 57 L com uma Carpa (um pouco agressiva) e estsva tentado a colocar 2 orandas e 2 telescópios...mas na loja onde comprei a carpa , dizem que é possivel....outros dizem que não.

 

Só te falta juntar a cebola, o tomate e os temperos...levares ao lume...e tens uma bela caldeirada. #food

 

Achas mesmo que cabem 5 peixes desse tamanho em 57litros?

 

 

NB: Ela conseguiu acabarcom um Dourado Cauda de Cometa...ja tem atecedentes criminais.

Alguem pode partilhar opiniões ou casos ja experimentados de combinações de espécies ?

 

Já mantive carpas (selvagens) com peixes-vermelhos "normais" (Carassius auratus) sem problemas, até as carpas saltarem para fora.

Consegui isto num lago em minha casa...

Manteres carpas num aquário em casa não é muito lógico, e muito dificilmente vão sobreviver.

 

Devolve a carpa á loja, e não voltes a comprar até teres um aquário ou lago com tamanho suficiente para manter um bicho desses.

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Prezados amigos,

 

Segundo estudos comprovados e devidamente publicitados na literatura ou na Internet, os aquários ditos de água fria devem respeitar 190 cm2 de superfície por cada 2,5 cm de comprimento de peixe... daqui tirem as vossas conclusões e façam as contas.

Há muito tempo atrás quando não fazia estas contas e não sabia que as carpas ( Cyprinus carpio ) podem atingir entre 25 a 80 cm no estádio adulto ( há maiores ), também as mantinha em aquário.

Como resultado disso alguns exemplares desenvolviam comportamentos anormais para a espécie, porque seria ?

Penso que pelas mesmas razões de quando se encerram as pessoas num estabelecimento prisional a cumprirem pena.

Snan não quero ser mal interpretado nem criar melindres mas há espécies que não se deviam sequer vender para aquário.

Em lago nunca tive problemas com as espécies citadas e já chegaram mesmo a ocorrer cruzamentos indesejados entre ambas.

Com as minhas melhores saudações

 

Miguel Andrade

 

http://www.viviparos.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos.

 

Depois de tão veementes respostas, como iniciante nestas andanças comecei a questionar aespecie que tenho em casa.

 

Assim sendo postei as seguintes fotos:

 

http://www.megagaleria.com/view_album.asp?...p?Album_ID=5593

 

Que especie é que me venderam? São capazes de me ajudar ?

 

Já agora, gostava de comprar um bom livro de referência aquarofilista, para não ficar a nadar :)

 

PS: Esta é a minha primeira tentativa de postar fotos, caso não funcione....alguem pode ajudar-me ?

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Espero que não leves a mal, mas coloco as fotos aqui para que todos vejam...sem terem de ir ao teu albúm de fotos:

 

Pic_5593_1.jpg

Pic_5593_2.jpg

Pic_5593_3.jpg

 

Trata-se de um peixe vermelho (ou dourado) - Carassius auratus.

Na minha opinião continua a ser um peixe demasiado grande, quando adulto, para manter num aquário tão pequeno. Não atinge o tamanho enorme das carpas, mas chega facilmente aos 15-20cm.

 

Cumps,

Nuno Reis

Ps- para colocar fotos, utiliza as tags tal como fizeste para o url....mas desta vez utiliza o endereço das fotografias. Por exemplo http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_5593_2.jpg.

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é um "vulgar" Peixe Dourado

:D

 

Já estou mais descansado. :)

Achas que está em boa forma ?

Quando o comprei, faltava uma escama. Será que a recupera ?

Leva muito tempo a sarar?

Ou vai desenvolver ulceração?

 

Desculpem estar sempre a martelar com perguntas, mas é que aprendi a gostar deste "malandro" e quero melhor para este ou outro que venha a seguir.

 

E já agora mantem o vosso teu ponto de vista, que colocar pelo menos +2 (orandas ou telescópios) pequenos será demais?

 

Tenho consciência que um aqua de 100L era o ideal, mas por vezes é dificil arranjar espaço para o ter .

 

Qundo vi globos de 2 L, achei desumano... e pensei porque não 30 ou 54L.

E considerei este ultimo como valor minimo.

 

Talvez no futuro ganhe mais espaço ca em casa..... :twisted:

 

Que a força esteja convosco

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Achas que está em boa forma ?

Quando o comprei, faltava uma escama. Será que a recupera ?

 

O peixe parece-me em excelente forma! :)

Este ano tive uma fêmea dessa espécie (nascida aqui no meu lago) que foi tão brutalmente perseguida pelos 2 machos que acabou por perder todas as escamas em ambas as laterais do corpo.

Desinfectei duas vezes com Betadine (estava a ganhar fungos) e passados +/- 2 meses, recuperou a forma (ainda não verifiquei se tem as escamas todas) e continua a comer muito bem. Se ao teu lhe falta uma escama...não te preocupes!

 

Leva muito tempo a sarar?

Ou vai desenvolver ulceração?

 

Se notares que se começa a formar uma pequena ferida ou a ganhar fungos desinfecta-a, fora de água, com uma compressa (não uses algodão) embebida em Betadine. De seguida coloca-a alguns segundos dentro de um tupperware - com água do aquário, que posteriormente deitas fora - e de seguida, passados alguns segundos, volta a colocar no aquário.

Para esta operação, segura-a com o camaroeiro ou coloca-a deitada sobre compressas ou toalhas molhadas...Não uses as tuas mãos para segurar nela, a não ser que uses luvas molhadas.

 

E já agora mantem o vosso teu ponto de vista, que colocar pelo menos +2 (orandas ou telescópios) pequenos será demais?

 

Eu acho demais :twisted: .

Mantém a tua peixita sozinha (acho que é uma fêmea), e mais tarde compra um aquário maior...e uma companhia para "ela".

 

Já agora, que alimentação dás ao peixe? É simplesmente flocos, ou dás algum preparado ou comida congelada?

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a usar o seguinte esquema:

 

2 x Dia ( pequenas quantidades que perfazem o maxímo de 3 minutos no total)

 

7 Dias (14 refeições) :

 

6 Refeições Flocos Astra para Peixes Dourados

2 Refeições de Alface

2 Refeições de Krill Astra

2 Larvas Congeladas

2 Espirulina da Nutrafin Max

 

15 em 15 Dias introduzo Vitaminas liquidas da Waterlife (complemento alimentar)

 

O que achas? Está equilibrado?

 

NB: Com a tua experiência , qual será o tamanho ideal para um aquário de Carassius Auratus com 4a 5 exemplares ?

 

E com este de 57L que peixes porias nele? Agua quente ? Agua fria ?

 

Saudações amigas

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Bem me parecia que alimentavas o teu peixe de forma adequada, como referi, parece em excelente forma...daí ter perguntado. :arrow:

O teu "menu" é de fazer inveja a muitos.

 

Com a tua experiência , qual será o tamanho ideal para um aquário de Carassius Auratus com 4a 5 exemplares ?

 

A minha experiência com peixes-vermelhos limita-se aos exemplares que mantive em lago. Aquando de um pequeno desastre no meu lago, no ano passado, fui obrigado a manter todos os meus peixes-vermelhos (na altura 5) num "pequeno" aquário de 120 litros (100*30*40).

Junto com eles tinha também algumas (G a m b ú s i a s) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] e verdemãs, e ficaram assim por algumas semanas. Tinha uma boa filtragem e o aquário devidamente ciclado, sendo que todos os peixes se comportavam de forma normal.

Assim, para 4 ou 5 exemplares, talvez 120litros seja suficiente. Não se tratam de peixes agressivos fora da época da reprodução, mas durante a mesma poderão "chatear-se" uns aos outros.

Procura no fórum (função "Pesquisar") por aquários de água fria montados por membros do fórum, alguns são bastante bonitos.

Aconselho-te a colocar algumas plantas e a utilizar uma boa filtragem e respectiva iluminação suficiente para manter uma flora em condições (+/- 0,5W de lâmpadas fluorescente por cada litro de água -> 60W em 120litros).

Pessoalmente não sou nada adepto de peixes como o "telescópio" ou "olho.de.bolha" devido ao seu aspecto pouco ortodoxo. Portanto, na minha opinião, creio que o ideal seria adquirires peixes-vermelhos comuns (ou "cauda de cometa", por exemplo) de cores variadas se assim preferires.

 

E com este de 57L que peixes porias nele? Agua quente ? Agua fria ?

 

Se fosse no meu caso, montava um pequeno nano-reef (salgado) ou um aquário monoespecífico para ciclideos anões. :arrow:

Mas como o aquário não é meu...podes optar por peixes de água fria (menor escolha de espécies) ou tropicais (as escolhas são mais que muitas).

Para água fria é dificil encontrar espécies adequadas para serem mantidas nesse tipo de aquário, apesar de haver "meia dúzia" passível de ser aí mantida.

Para água quente...são muitas as espécies, é uma questão de leres um pouco mais sobre o assunto, nomedamente neste fórum. 8)

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia a todos.

 

Depois de pesquisar exaustivamente as paginas deste forum, confesso que adorei muitos dos aquários montados.

 

Só de ver aquelas belezas, fico logo a magicar onde por mais um aqua de 200 L.

 

Por enquanto estou a começar com este de 57L, vamos ver o que o tempo ensina.... :D , se for bem sucedido, considerarei a evolução do meu aqua para 200 L ( onde terei os meus 2 cometas, 2 orandas, e 2 telescópios)a ideia de construir um Mini-Reef encantou-me.

 

São realidades diferentes, permitem a pessoa evoluir os seus conhecimentos e disfrutar de forma diferente os seus encantos.

 

Os movimentos graciosos e rápidos dos dourados fascinam, as cores policrómaticas dos peixes de agua salgada, os movimentos oscilatórios das plantas etc..... :evilbat:

Acho que estou a ficar apanhado :evilbat:

 

Diesel Car o teu aqua é um espanto, deves ter levado muito tempo a construir ?

 

Se montasses um Mini-Reef qual seria o Setup que sugerias para aqua 57L ?

Gostaria de começar um projecto de raiz (assim na actual situação terei a oportunidade de começar 2 :twisted: ), com tempo e cautela.

 

Aceito sugestões.

 

Saudações amigas

 

Snan

" O ser humano aprende facilmente a lidar com os sucessos e ganhos, mas tem grande dificuldade em aprender a lidar com os fracassos e perdas. " Augusto Cury

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olás,

 

Diesel Car o teu aqua é um espanto, deves ter levado muito tempo a construir ?

 

Obrigado!

Na realidade não fui eu que construi o aquário, comprei-o ja contruído e em 2ª mão. É simplesmente um aquário em vidro, não sei o que tem de espantoso. :evilbat::evilbat:

 

Se te referes á montagem "interior" do reef, está neste momento com 9 meses e meio...com mais 1 ano de busca de informação e aquisição de material.

O tanganyika (não sei se foi este que viste), está com 1 ano de montagem.

 

Se montasses um Mini-Reef qual seria o Setup que sugerias para aqua 57L ?

Gostaria de começar um projecto de raiz (assim na actual situação terei a oportunidade de começar 2 Laughing ), com tempo e cautela.

 

Sugiro-te que vejas o setup do aquário do Duarte Conceição, é muito bom para teres uma noção do que é necessário:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...&highlight=reef

 

Cumps,

Nuno Reis

Diesel_Car....Vrummmmmmm!

18_3_103.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais