Montagem de um Aqua.


Recommended Posts

Olá malta.

 

Tou a pensar em montar um aqua novo.

Não sei de quantos litros hei-de comprar. Que tipo de Filtros nem que equipamento adicional comprar.

 

Tou a por este post para saber a vossa opinião acerca desta questão e tou a espera de grandes ideias.

 

Um abraço arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , benvindo ao forúm !

Tamanho do aquário: O maior que poderes comprar, quanto maior for o volume de água mais facil vai ser manter parametros da água em condições mais facil é a manutenção e os peixes agradecem #food

Já estou arrependido de ter comprado aquários de 300 e 240 litros, pois começam a parecer-me pequenos ;)

Quanto ao equipamento depende em muito dos peixes que pretendes manter: Tropicais de água doce? Quais? Um filtro e um aquecedor / termostato necessitas de certeza...Agora o tipo de filtro e sua potencia está relacionado com os litros de água que vais ter, assim como a potencia do termostato/termostatos.

Porque não pensas no biotopo que queres recriar e estudas as necessidades de espaço das espécies desse biotopo necessitam?

Cumps

Antonio Silva

Cumps

António Silva

APC#128

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou de acordo com tudo o que disse o Antonio Silva.

 

Mas fica aqui só uma sugestão, antes de avançares muito mais, pensa bem qual é o budget que tens #food e o espaço disponivel que podes ocupar, e depois segue as recomendações do Antonio Silva, que faço minhas também.

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Outra coisa a ter em conta é que a capacidade do filtro também tem a ver com os especimes que se queira colocar, se os peixes forem mais ou menos javardos, o filtro tem de ter mais ou menos potencia.

 

Se pretendes plantar o aquario também presizas de investir numa iluminação decente.

 

Se és completamente extreante nesta modalidade aconcelho leres o site http://faq.thekrib.com/pt/index.html, tens ai uma boa base para leres, releres e voltares a ler o que não percebeste de forma a começares da melhor maneira

 

Cumps, e força nesse projecto

Procuro pessoal do Sotavento algarvio para troca de material de aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muito obrigado malta.

 

O orçamento por enquanto não dá. Ando a juntar dinheiro para tal.

Quanto aos peixes e definitivamente de água doce, tropical. Tenho dois grandes amigos meus que já me conseguiram contagiar ainda mais. Isto porque tenho um de 20L que me foi oferecido oonde tenho 4 guppies e um corydora, (qual me foi oferecido). Uma planta e não sei bem qual é, parece uma anubia, mas qual não sei dizer bem.

Andem a ver os escalares, discus, e os betas. São peixes lindissimos. Mas tava a penar fazer como os meus amigos um ambiente amazónico.

 

Bem malta agradeço o vosso apoio e mais dicas, pois já k von investir num aqua quer k seja um gande aqua.

 

MC Arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para um amazónico o ideal será um aquário com 1m de frente. Se fores para discus deve também ser alto.

 

Agora atenção que o orcamento para um aquário de 1m de frente pesa um bocado.

Eu mandei fazer o meu aquário numa vidreira e ficou-me na altura só em vidro por cerca de 150€ (vidro de 10mm, 1m*50*50).

A isto juntas a silicone e mão de obra.

 

Depois tens o equipamento. Um bom filtro que não te sairá por menos de 120 a 150€, e uma iluminação decente também ela bem cara :evilbat:

 

Resumindo, aponta para algo na ordem dos 500€, embora possas cortar em algumas coisas se fizeres tu mesmo.

Mas depois também ficas com um bicho de 200L pelo menos que já te dá para muita coisa :evilbat:

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno pela tua opinião.

 

Mas tive a ver uns aqua com temas amazónicos e achem um piadão. A única coisa que não gosto muito da água amarela. Mas sei k sem isso o tema do aqua fica aasim um posto de lado.

KAnto a flora o k me aconselham??

 

Fico a espera.

 

MC

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água fica amarela devido aos troncos que fazem parte do biotopo.

 

Quanto a plantas digo-te isto:

 

www.tropica.com

Vais à pesquisa avançada e procuras por plantas sul-americanas :evilbat:

Ficas com uma boa lista delas.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Malta.

 

Olha tive a ver os site que me indicaram sobre as plantas. Nem sabia por onde comecar.

Isso das plantas fica para dpois atao. Primeiro tenho de pensar no aqua.

O que vcs axam dos aqua panoramicos??

 

MC

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os panorâmicos são bonitos para nós... penso que para os peixes não é o mesmo.

 

Um panorâmico tem por norma um vidro frontal concavo que faz um efeito interessante, embora distorça as formas nos cantos. O problema é que os peixes se orientam usando ondas e as formas curvas do vidro baralham as contas aos bichos.

 

Além disso por ser panorâmico pagas mais...

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Nuno.

 

Desse pequeno promenor não sabia.

Vi esse aqua no outro dia numa loja e achei um piadão ao panoramico.

Mas agora que me dizes isso já devo pensar duas vezes.

 

Decidi de vez que vou fazer um de 200L pelo menos.

Agora gostava que me dissesem o eqipamento ideal para um aqua desse tamanho.

 

MC

Arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ae vai uma opiniao de quem quebrou a cara num monstro de aquario.

Nao ponha mais de 60cm na altura! A nao ser que vc seja aranha daquelas com pernas enormes, fica complicadissimo mexer num aquario mais alto que este.

Aquarios com mais de 50 cm de largura: Cada 10 cm (a partir de 150 cm de comprimento) a mais levam pelo menos mais 15 kg de substrato somados ao que ja existe.

E nessa largura (50cm) voce ja vai precisar de filtros top de linha!!

Nem vou tocar no assunto do preco dos vidros. se voce for louco como eu e colar eles em casa sai um tiquinho mais barato e eu garanto que nao compensa. (vai um tubo de 300 gramas de silicone pra colar um (1)vidro de 160X70).

Nao esqueca que precisas de uma mesa e um sr chao pra aguentar esse peso todo. da mais de uma tonelada!!!

E e impossivel monta-lo sozinho! Vc vai sempre depender de outros pra te ajudar!

Por isso meu conselho final e 150 comp x 60 altura x 50 largura. (vidros 10mm

 

QQ duvida e so perguntar!

 

TAMO AEEEEEEEEEEEEE

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não sei a tua localização, mas podes sempre comprar um de 150/50/40, eu comprei um, na altura custou-me 215€, mas se fores de Lisboa sei que os há a cerca de 150€ já com iluminação. claro que a isto tens que juntar o filtro (podes encontrar no sub-forum oferta boas propostas), e se calhar uma melhoria na iluminação.

o meu ficou-me perto dos 500 a 600€, e o que ficou mais caro foi o movel, mas se fores de Lisboa acho que conseguers arranjar um móvel em conta.

 

 

abraço

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o meu aquario de 160x70hx60 so os vidros + silicone custaram 365 euros.

 

Com essa soma comprava um bom aquario de 150x60hx50 com mesa e tudo e ainda ganhava os peixes de presente!

 

E ainda nao teria toda a dor de cabeca que da um projeto maluco destes!!

 

E so pra quem gosta mesmo e procura passar o tempo.

 

no final uau imagine uma tela de 160x70 em frente a vc com os peixes nadando ate cansar!!!

 

e isso aeeeeeeee

super 500 litros feito a mao -espero que nunca vaze!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ha vidraceiras que vendem as 5 placas de vidro para um aquario de 100X40X50 a pc menos de 40 euros.* Tens é que pedir somente o vidro. A mão de obra da montagem do aquario é muito cara e na maioria das veses osacabamentos ficammuito mal. Por veses, com um pouco de paciencia, fica mais bem feito colado em nossa casa. (E claro.. bem mais economico)

 

*- Vidro de 6mm. Com vido de 8mm fica um pouco mais caro (È tambem mais recomendavel)

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá malta.

 

primeiro que tudo quero agradecer as vossas opiniões. tou a aprender mto com voçes e os meus colegas lá do trabalho. Tou a ver os aquas deles e eles estão a fazer um belo trabalho a nivel decorativo e flora e de peixes.

 

Eu queria ver se até ao final do ano já tinha tudo definido a nível de material e que plantas lá meter.

 

Agora gostava de ouvir a vossa opinião acerca de filtros e o resto.

Os meus colegas falam no CO2, isso ajuda no que exactamente??

 

Obrigado por td malta.

 

mc

arede

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O co2 é um elemento fundamental para o desenvolvimento das plantas. Estas consumem co2 durante o dia e oxigénio durante a noite. (sendo dispensavel a injeção de co2 em periodos nocturnos)

 

Existem injectores de co2 no mercado.. uns caros, outros menos caros, outros carissimos! como tudo..

Podes construir um injector de co2 caseiro,é muito facil de fazer e funciona quase tão bem como os injectores a venda no mercado.

Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar (Nietzsche F.)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.