filtro quimico + filtro de carvão


Recommended Posts

Boa noite , esta é a minha 1ª participação neste forum. Tenho um aquario de 60 cm , tenho um filtro com esponja (quimico) mas estou a pensar adicionar um filtro com carvão activado (tb será quimico), pq comprei um kit que trazia um filtro fraco e comprei um filtro melhor, e agora tenho um filtro "parado" , um colega meu tem um filtro semelhante mas retirou-lhe a esponja e aplicou-lhe uma meia de vidro com carvão activado no seu interior, e como tenho um filtro "parado" estou a pensar em usar os 2 filtros (esponja + carvão activado) :wink: . Gostava de ler opiniões sobre esta possibilidade.

caramelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ccaramelo!

 

Antes demais: BEM VINDO AO FORUM!

 

Acho que essas ideias estão um pouco baralhadas.

 

Filtro apenas com esponja--->Filtração mecânica. A esponja apenas retêm as partículas sólidas eu vagueiam na água.

 

Filtro com carvão activo----> "Filtração química"(1). O Carvão activo devido a sua polaridade atrai a si moléculas polares e iões que existem "misturados" nas moléculas de água. É por isso que se usa carvão activo depois de um tratamento com o fim de retirar as moléculas do medicamento. Elas são "retiradas" da água pois ficam agarradas ao carvão activo. O Carvão activo de uma maneira empírica é um hímen para as moléculas e iões soltas na água.

 

 

Utilizei aspas em Filtração química (1) pois normalmente é mais usual chamarmos filtração química a filtração da água através de bactérias, isto é, remoção/eliminação de moléculas maléficas com ajuda de bactérias. Exemplo das bactérias nitrificantes. Estas bactérias alojam-se em todo o aquários. Como quantas mais bacterias melhor, usamos matérias como Siporex que devido a sua porosidade tem grande superfície de contacto para estas bactérias se alojarem.

Claro que uma esponja depois de algum tempo num aquário também é colonizada por essas bactérias, logo também acaba por fazer filtração química.

 

 

Espero ter ajudado!!

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Relativamente ao carvao activado teras que ter em conta que uma vez atingido o periodo de vida util do mesmo, havera uma tendencia de o carvao voltar a libertar os compostos absorvidos para agua. Alguem dos entendidos na materia me corriga se eu estiver errado, s.f.f.

 

Inte

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Jadso!

 

uma vez atingido o periodo de vida util do mesmo, havera uma tendencia de o carvao voltar a libertar os compostos absorvidos para agua.

 

À algum aqui no forum discutimos isso.

Eu não posso dar certezas absolutas pois não sou nenhum carvão activo! :P:)8):lol::P Mas como já utilizeu carvão activo em algumas experiencias de laboratorios tenho +/- ideia como funciona. O Carvão activo tem centros activos que atraiem e agarram moleculas polares. Sendo assim, ele deixa de o fazer quando tiver todos esses centro activosocupados. Apartir daqui ele não agarra mais nda mas também não liberta as agarradas. Não sei de onde vem essa ideia de ele libertar passado algum tempo....

 

 

Abraços!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há varias opiniões quanto a ulização de carvãoa activo sem ser necessario. E necessario para muitas gente é a seguir a um tratamento.

Eu pessoalmente utilizei Carvão activo durante muito tempo mas agora só o uso a serguir a tratamento.

 

 

A filtração mecanica atraves de esponja e/ou de lã de vidro é obrigatoria em qualquer aquario!!!

Eu aconselho-te a filtração mecanica e também filtração quimica atraves das varias materias que existe para o efecto como por exemplo biobolas e siporex (este ultimo é sem duvida o melhor).

 

Teres uma boa filtração (mecanica e quimica) só tras vantagens!!!!!!!

 

 

Abraço!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Nuno Carvalho

uma vez atingido o periodo de vida util do mesmo, havera uma tendencia de o carvao voltar a libertar os compostos absorvidos para agua.

 

Não sei de onde vem essa ideia de ele libertar passado algum tempo.....

 

Axo que sobrecarreguei a minha memoria com tanta leitura que fiz ultimamente, lol, que acabei de ficar confuso

 

Obrigado

" Uma opinião tem o peso da mesma"

Setup em http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...21&start=25

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

filtração quimica atraves das varias materias que existe para o efecto como por exemplo biobolas e siporex (este ultimo é sem duvida o melhor).  
pois normalmente é mais usual chamarmos filtração química a filtração da água através de bactérias, isto é, remoção/eliminação de moléculas maléficas com ajuda de bactérias.

 

Normalmente chamamos a este tipo de filtração de Filtração Biologica e não Quimica.

 

Quanto ao uso de carvão activado acho que não é aconselhavel caso seja um aquario plantado, porque remove nutrientes necessarios às plantas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Joao_m_gil!

 

Obrigado por me corrigires!! Agora que me chamaste a atensão reparei que eu prorpio estava a confundir! :)

 

Então é assim:

 

Filtração mecanica---> Esponjas, lã de vidro, etc

Filtração quimica----> Carvão activo, resinas, etc

Filtração biologica---->Bacterias (utiliza-se Biobolas, Siporex,etc, para as bacterias e fixarem)

 

 

Desculpem a minha confusão!

 

 

Abraço!!

Nuno Carvalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.