Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas amigos, após mais de 20 anos nesse mundo dos aquários plantados e na tentativa de manter o "bichinho" ativo decidi participar, através do convite do meu amigo Andre "AquaWoods" Conceição, pela primeira vez de um desafio de Aquascape "7.º Desafio Aquascaping do fórum Aquariofilia.net". Esta participação representa, para mim um recomeço, uma oportunidade de conhecer pessoalmente pessoas que até então conhecia somente através dos grupos e contas no Instagram e de reencontrar outras que já conhecia porém de maneira muito rápida sem tempo para uma "boa" conversa e partilhar da mesma paixão. Além de ser um desafio, seria também um momento de trocas de experiências e aprender um pouco mais sobre o tema. 
Gostaria também de agradecer a todos que lá estavam pelo acolhimento e simpatia.
Pedro Moreira e Fábio Frog 😅🤣😀, meus companheiros de viagem que não dormiram durante todo o percurso de  mais de 700km tornando menos cansativo o deslocamento realizado.
Tozé obrigado pela paciência, pessoa ímpar com uma energia incrivel.

Esse convivio serviu também para reforçar o que já acreditava. O Aquapaisagismo Português não tem nem pode ter dono. Ego, vaidade e entrigas só prejudicam a evolução e mantenimento do mesmo. O ambiente estava leve, a malta se ajudava e tudo fluiu de forma positiva.

Que venham muitas outras! ⛰️🌿🐟

Detalhes:
1 - Nome do Aquário

•  Less is more

2 - Data da montagem

•  27/09/2026

3 - Dimensões do aquário  

•  ILA 45x30x30 extra-claro

4 - Equipamentos Instalados
  4.1 - Filtro

•  Aquael FZN PRO 400

4.2 - Termostato

•  Hyger Mini Pro Aquarium Heater 

4.3 - Iluminação/Foto-período

•  Twinstar Light 450EC

4.4 - Sistema de CO2

•  Strideways Pro CO2 system 

5 - Substratos & Hardscape
  5.1 - Substrato

• 2Hr APT Feast Aquasoil + Sera white fine sand + Sera mix coarse gravel

5.2 - Hardscape

• Ryouh Stone

• Black Slim Wood

6 - Fertilização (fertilizantes utilizados e plano de fertilização) 

• APT 1 Zero 3x Semana

7 - Fauna

• Até o momento Caridina Babaulti

8 - Plantas

• Bucephalandra Mix

• Anubias barteri var. nana 'Bonsai'

• Eleocharis sp.'Minima'

• Cryptocoryne parva

• Eriocaulon sp. 'Dong Ha'

• Rotala Rotundifolia 'Orange Juice'

• Rotala Blood Red
  • Staurogyne Repens
  • Ludwigia Arcuata
  • Hemianthus Callitrichoides
  • Nesea Pedicellata 'Golden'
  • Hydrocotyle Sibthorpioides 'Variegata'

large.WhatsAppImage2026-09-30at17_33.42(

Já finalizado 

large.WhatsAppImage2026-09-30at17_33.43(

Editado por Marcelo Barros
  • Gosto 5
Publicado: (editado)

O nome deste tanque diz muito, Marcelo. Simples, mas muito belo. Os meus parabéns por teres a ousadia de contrariares a tendência atual dos aquários de concurso. Acho que tens a montagem perfeita para mostrares ao vivo aquilo que pode ser um belo aquário e quase aposto que vais inspirar alguns visitantes da Pet a experimentar o hobby. Vou seguir a tua evolução. Um grande abraço!

Editado por JoseCarlosMarques
Publicado:
há 9 horas, JoseCarlosMarques disse:

O nome deste tanque diz muito, Marcelo. Simples, mas muito belo. Os meus parabéns por teres a ousadia de contrariares a tendência atual dos aquários de concurso. Acho que tens a montagem perfeita para mostrares ao vivo aquilo que pode ser um belo aquário e quase aposto que vais inspirar alguns visitantes da Pet a experimentar o hobby. Vou seguir a tua evolução. Um grande abraço!

Viva Jose, 
Primeiro muito obrigado pelas palavras, confesso que quando vejo os trabalhos dos outros participantes me preocupo um pouco com o que apresentei. Penso que temos estilo e saber fazer diferentes. Nunca gostei de aquario com hardscape muito pesado ( isso não é uma critica a ninguem ), mesmo um trabalho só com rochas tento deixar muita area para a fauna e flora. Espero que ele evolua bem e que as plantas possam dar um destaque melhor a ele. O classico nunca falha. Assim penso eu. Em relação a inspirar outras pessoas, olha espero bem que sim. Nosso hobby precisa de renovação. Eu sempre brinco com os meus que o aquario tem que ser prazeroso e simples, tanto é que nem parametros de agua eu acompanho e/ou controlo.
Forte abraço.

Publicado:

Boas Marcelo!
Desde já foi muito bom ter-vos conhecido a todos!
E muitos parabéns por este maravilhoso layout, pois quando olho, faz-me lembrar o porquê ter entrado neste hobby! Ansioso para ver o resultado final!
Muitos parabéns!

Publicado:

Aqui é só a prova que o clássico nunca passa de moda, mesmo com um twist aqui ou ali👌

Publicado:

Sempre a brilhar o meu amigo Marcelo.

Ainda bem que te convenci a manter o layout! Vais brilhar, tal como mereces!