heyplanche Publicado 20 horas Publicado 20 horas Boas! Queria partilhar convosco as minhas primeiras impressões sobre o SUNSUN HW-3000, um filtro externo que me chamou a atenção sobretudo pela relação entre capacidade, caudal e preço. É um filtro bastante grande e tem quatro cestos para matéria filtrante, com uma capacidade anunciada na ordem dos 8–10 litros. Para mim, esta é uma das características mais interessantes, porque permite colocar uma quantidade considerável de matéria filtrante mecânica e biológica. O filtro vem com material filtrante, mas não traz material para filtragem biológica. Pessoalmente não vejo isso como um grande problema, porque prefiro escolher a minha própria matéria biológica . Outra coisa interessante são as mangueiras de 20/25 mm, que permitem um bom volume de circulação. Os pipes de entrada e saída também são bastante completos e o conjunto inclui um skimmer integrado, o que pode ser bastante útil para manter a superfície da água limpa. Caudal Aqui está provavelmente um dos pontos fortes do HW-3000. A marca anuncia um caudal entre 1200 e 3000 L/h, ajustável através de 6 níveis diferentes. Ainda não tenho experiência suficiente para dizer se os 3000 L/h anunciados correspondem ao caudal real em funcionamento, com as mangueiras, matéria filtrante e altura de elevação, mas a possibilidade de regular o caudal é bastante interessante. Permite adaptar o fluxo ao tamanho do aquário e, principalmente, às plantas e peixes que temos. UV integrado Outra característica que me fez optar por este modelo foi o esterilizador UV de 9 W integrado. É controlado através do próprio filtro e podemos definir durante quantas horas queremos que esteja ligado. Acho isto particularmente interessante porque permite encontrar um equilíbrio entre a utilização do UV e o consumo de energia. O UV pode ajudar no controlo de algas em suspensão, algumas bactérias e outros microrganismos, contribuindo para manter a água mais limpa. Uma pequena particularidade é que não conseguimos confirmar visualmente se a lâmpada UV está ligada, uma vez que fica dentro do filtro. Consumo O consumo anunciado varia entre aproximadamente 10 e 30 W, dependendo do nível de caudal utilizado. Não me parece particularmente elevado tendo em conta a capacidade do filtro e o facto de incluir UV, embora isto seja algo que quero acompanhar melhor com a utilização real. Arranque O sistema de arranque por sifão também é interessante. Inicialmente achei o processo um pouco estranho, porque é necessário encher os tubos com água antes de ligar o filtro. Depois disso, o próprio filtro trata do resto e começa a funcionar normalmente. E o preço? Foi provavelmente a parte que mais me convenceu. Paguei 120 € pelo filtro. Por esse valor, ter um filtro externo com bastante espaço para matéria filtrante, caudal regulável até 3000 L/h, skimmer integrado e UV de 9 W parece-me, pelo menos no papel, uma proposta bastante interessante. Agora falta a parte mais importante: ver como se comporta ao longo do tempo. Ainda não posso dizer se foi realmente um bom negócio — isso só vou conseguir avaliar depois de alguns meses de utilização, principalmente em relação ao ruído, caudal real, facilidade de manutenção, durabilidade e eficácia do UV. Se alguém aqui já utiliza o SUNSUN HW-3000, gostava muito de saber a vossa experiência, principalmente ao fim de vários meses/anos de utilização. Já agor se quiserem ver um pouco melhor a coisa, aqui fica um video onde falo sobre o filtro: 1
JoseCarlosMarques Publicado: 4 horas Publicado: 4 horas (editado) 120€ por isso tudo!?!?!? Tu vai dando atualizações, porque se ele cumprir com tudo o que promete é um negócio da China 🙂 . Para mim não, porque tenho um aquário de apenas 90cm, mas com certeza existirão versões mais pequenas, dentro da mesma gama, que poderão ser igualmente interessantes. Obrigado pela partilha! Já agora, estás a utilizá-lo num aquário de quantos litros? Editado 4 horas por JoseCarlosMarques
heyplanche Publicado: 4 horas Autor Publicado: 4 horas A promessa é grande sem dúvida. Sei que existem outros modelos da marca mais pequenos. Quanto aos litros do aquário, estamos a falar de um tb de 90, de algo como 182 litros… Até agora o que posso dizer é que em termos de volume de água a coisa está a portar-se bem, tenho colocado no nível 4 com duas saídas de água e está a funcionar bem sem ser demasiado movimento. Está com este nível apesar de poder ter mais abaixo, mas pq há ali algum hardscape com uns cantos tramados e quero que haja ali algum movimento de água. Vou dando mais notícias.Sent from my iPhone using Tapatalk
Recommended Posts