Recommended Posts

Publicado:

Ainda não tinha comentado neste post, mas tenho vindo a acompanhá-lo. Eu gosto destas montagens assim mais simples, que me lembram muito os meus tempos de adolescente, onde quase todas as casas tinham um aquário e o que mais interessava eram os peixes e menos a tecnologia. De qualquer forma, o hobby mudou, e apesar de muitas vezes até conseguirmos manter os animais por muito tempo dentro de 5 vidros com água, isso não quer dizer que eles estejam bem, ou tão bem como deveriam. Também tenho um aquário muito simples em casa, que uso como tanque de transição para os vivos quando desmonto o meu maior, mas pensei nele (desde o início) com esse fim e, tentando simplificar ao máximo o equipamento que ia lá meter, procurei as soluções mais baratas (em lojas dos chineses, principalmente) que me permitissem dar conforto aos animais. Dito isso, e já deves perceber onde esta conversa vai chegar, acho que devias pensar muito bem no tipo de filtro que escolheste para este tanque. Existem filtros de mochila que custam pouco mais de 10€ nos chineses que já permitem manter o aquário estável. Combinando um filtro desses com boa Media, irias melhorar bastante o teu tanque. Mantê-lo como está (e peço desculpa pela sinceridade) não acho correcto. Não precisavas fazer mais nada, mas esse "upgrade" acho absolutamente necessário. Pensa nisso. Sei que já foi discutido aqui atrás... só venho reforçar a ideia. Um grande abraço, e continua a desfrutar do hobby (com consciência 😉 ).

Publicado:
há 35 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ainda não tinha comentado neste post, mas tenho vindo a acompanhá-lo. Eu gosto destas montagens assim mais simples, que me lembram muito os meus tempos de adolescente, onde quase todas as casas tinham um aquário e o que mais interessava eram os peixes e menos a tecnologia. De qualquer forma, o hobby mudou, e apesar de muitas vezes até conseguirmos manter os animais por muito tempo dentro de 5 vidros com água, isso não quer dizer que eles estejam bem, ou tão bem como deveriam. Também tenho um aquário muito simples em casa, que uso como tanque de transição para os vivos quando desmonto o meu maior, mas pensei nele (desde o início) com esse fim e, tentando simplificar ao máximo o equipamento que ia lá meter, procurei as soluções mais baratas (em lojas dos chineses, principalmente) que me permitissem dar conforto aos animais. Dito isso, e já deves perceber onde esta conversa vai chegar, acho que devias pensar muito bem no tipo de filtro que escolheste para este tanque. Existem filtros de mochila que custam pouco mais de 10€ nos chineses que já permitem manter o aquário estável. Combinando um filtro desses com boa Media, irias melhorar bastante o teu tanque. Mantê-lo como está (e peço desculpa pela sinceridade) não acho correcto. Não precisavas fazer mais nada, mas esse "upgrade" acho absolutamente necessário. Pensa nisso. Sei que já foi discutido aqui atrás... só venho reforçar a ideia. Um grande abraço, e continua a desfrutar do hobby (com consciência 😉 ).

Olá e obrigado por te juntares a esta minha aventura 🙂

O aquário é um daqueles de kit, já trazia LED, aquecedor e... "filtro". E digo "filtro" porque de facto também já me tinha apercebido que não está a conseguir despachar, mas quis testar. O sistema da marca é inteligente em termos de negócio ao venderem cartuchos de biomedia, mas "aprisiona" o cliente. Além disso, entope demasiadas vezes. Já perdi a conta à quantidade de vezes que tive de tirar o filtro, passar a esponja em água do aquário, limpar a turbin(inh)a e recolocar para, no dia seguinte, estar quase igual. Podia resolver a questão do biomedia com materiais comprados por mim, como já aqui foi sugerido, mas infelizmente não resolve o problema da potência, que é de 270 litros/hora de acordo com o fabricante.

Posto isto, penso que tenho aqui um problema de estrutura e peço a vossa ajuda porque têm mais experiência. O aquário tem tampa e uma calha/rebordo interno onde a tampa assenta, com dois centímetros de espessura em todo o interior do aquário. É aqui que entra o meu problema: um filtro de mochila, além de precisar de ter estes dois cm de gancho/suporte para se apoiar, depois não me permite fechar a tampa e, com os killi, é importante porque são peixes que podem saltar.

As opções além do de mochila são um filtro interno melhor, ou um ou dois filtros de esponja, ou um de "balde/exterior", que me parece ser demasiado. Curiosamente nunca vi nada nas lojas chinesas, mas também já não entro numa há muito, muito tempo, portanto é uma questão de ir espreitar.

Por fim, juntei há pouco tempo uma airstone pequena ao aquário e uma bomba de 1,5W, só para ajudar a oxigenar e criar mais alguma troca de gases, já que o filtro pouco o faz e o aquário tem tampa fechada.

Obrigado desde já

Publicado:
19 hours ago, Gonçalo Teles said:

Por fim, juntei há pouco tempo uma airstone pequena ao aquário e uma bomba de 1,5W, só para ajudar a oxigenar e criar mais alguma troca de gases, já que o filtro pouco o faz e o aquário tem tampa fechada.

Fizeste bem. Há muita gente que pensa que isso é coisa do passado, e com a tecnologia que usamos hoje em dia até acaba por ser, porque há muitos filtros que (pela sua potência) já permitem um agitar considerável da superfície da água e consequentemente a troca de gases. No teu caso, acho que fizeste bem. Eu também uso uma no meu (quando desligo o CO2 - mas isso já por outras razões).

Em relação ao teu outro "problema", realmente acaba por ser um pouco limitador ter um tanque com tampa. A solução mais "radical" seria retirar a tampa... fiz isso no meu primeiro tanque... mas se ela lá está, por alguma razão é (para dar estabilidade aos vidros, imagino!), portanto a tua única opção mais imediata seria colocar um filtro interno com mais capacidade. Acho que foi a Oase que lançou recentemente um filtro desse género que já é muito mais capaz em termos de filtragem, porque realmente é um tipo de filtro que muita gente continua a utilizar, e eles criaram uma solução mais eficaz - julgo que é o BioPlus. De qualquer forma, também já existem filtros de mochila mais pequenos que podem ser uma boa opção para ti, sem teres que alterar a tua tampa. O que te sugiro é que contactes uma loja especializada (na Soluções Aquáticas, por exemplo, costumam ser muito prestáveis em relação ao atendimento, e como trabalham com muitas marcas podem até ter soluções que desconheço) para perguntar o que te aconselham. Tenta tirar algumas fotografias da estrutura do tanque, e ter todas as suas especificações, para poderem dar-te uma resposta mais adequada. Podes enviar um email com toda essa informação e/ou ligar diretamente para eles. Como essa, qualquer outra loja mais especializada. A Pro-Aquarium também é muito porreira, aqui no Norte.

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas @Gonçalo Teles

Bem vindo ao hobby, tenho andado bastante desaparecido aqui do fórum por motivos pessoais, mas vou sempre acompanhando alguma coisa, fico contente por ver malta nova a entrar nesta aventura do aquarismo, seja com que tipo de setups forem, o que importa realmente é o processo, o descobrir e o aprender coisas novas dentro do hobby.
Neste fórum vais encontrar muito boa gente que te irá ajudar no que precisares, tal como me ajudaram quando iniciei o hobby e tal como ajudaram outros, neste momento considero que já começo também a estar do lado de quem ajuda, como tal, caso precises de alguma coisa é só dar tag e tentarei responder o mais brevemente possível.

Diverte-te!

Publicado:
On 24/08/2026 at 12:32, JoseCarlosMarques disse:

Em relação ao teu outro "problema", realmente acaba por ser um pouco limitador ter um tanque com tampa. A solução mais "radical" seria retirar a tampa... fiz isso no meu primeiro tanque... mas se ela lá está, por alguma razão é (para dar estabilidade aos vidros, imagino!), portanto a tua única opção mais imediata seria colocar um filtro interno com mais capacidade. Acho que foi a Oase que lançou recentemente um filtro desse género que já é muito mais capaz em termos de filtragem, porque realmente é um tipo de filtro que muita gente continua a utilizar, e eles criaram uma solução mais eficaz - julgo que é o BioPlus. De qualquer forma, também já existem filtros de mochila mais pequenos que podem ser uma boa opção para ti, sem teres que alterar a tua tampa.

Peço desculpa desde já o tempo que demorei a responder, mas não fui notificado destas atualizações.

A tampa não é estrutural, mas a calha em que assenta é. Já andei a ver opções e entretanto consegui melhorar substancialmente o meu filtro atual ao trocar e reorganizar os materiais de filtragem (não deitei os antigos fora, claro, para não matar o ciclo todo). Continua a ter "pouco" caudal para o aquário (270 l/h para 40 litros de volume real), mas há claramente mais movimento de água. E acho que ainda o consigo melhorar mais.

Quanto a opções: ou um filtro interno com o dobro do caudal (400 a 500 litros/hora), ou um filtro de esponja com compartimentos para biomédia, mas obriga-me a comprar uma bomba de ar mais potente e possivelmente é uma situação mais ruidosa. Quanto a filtros de mochila, por causa da forma como a tampa funciona, não há mesmo compatibilidade. Ou sai a tampa, ou fica entreaberta. Além disto, a calha tem 2 centímetros de largura e por isso o filtro teria de ter pelo menos esse espaçamento. Se tiverem referências de modelos - já fui ver esse Oase - digam, por favor!

Já agora, aproveito para perguntar se sabem onde comprar plantas online. Não tenho tido sorte absolutamente nenhuma nas lojas a que fui fisicamente, acerto sempre em baixas de stock. Quero algo que me ajude a preencher o aquário tanto em volume como em altura: fetos de Java, cabomba (já sei que é considerada praga e supostamente está proibida), valisneria, sagittaria, por aí. Idealmente, plantas que se alimentem por rizoma/filtragem e não pela raiz, e que ocupem espaço.

Quanto ao aquário em si, tenho uma Red Cherry cheia de ovos que parecem estar a evoluir bem, os killi têm comportamentos de reprodução diariamente mas ainda não vi ovos. Sei que era melhor dar-lhes uma "esfregona" dedicada a isso, mas ainda é cedo para mim. Se reproduzirem na mesma nas condições atuais, melhor. As rasboras cresceram ligeiramente e acho que se distingue bem as fêmeas e o machos. Têm um brilho cobre muito engraçado debaixo de alguns ângulos de luz. Os otos e os neritina estão bem.

Tive um problema com diatomáceas que, depois de uma limpeza à mão, retirada de plantas mortas/a morrer e redução de horas de luz, parece ter acalmado. Reduzi também a quantidade de comida que dou, era demasiada.

há 20 horas, sTeVe- disse:

Boas @Gonçalo Teles

Bem vindo ao hobby, tenho andado bastante desaparecido aqui do fórum por motivos pessoais, mas vou sempre acompanhando alguma coisa, fico contente por ver malta nova a entrar nesta aventura do aquarismo, seja com que tipo de setups forem, o que importa realmente é o processo, o descobrir e o aprender coisas novas dentro do hobby.
Neste fórum vais encontrar muito boa gente que te irá ajudar no que precisares, tal como me ajudaram quando iniciei o hobby e tal como ajudaram outros, neste momento considero que já começo também a estar do lado de quem ajuda, como tal, caso precises de alguma coisa é só dar tag e tentarei responder o mais brevemente possível.

Diverte-te!

Obrigado, cá estou para aprender 🙂

Publicado:
4 hours ago, Gonçalo Teles said:

Peço desculpa desde já o tempo que demorei a responder, mas não fui notificado destas atualizações.

Não te preocupes com isso. Isto não é como o Facebook ou o Instagram... hás de perceber com o tempo. Às vezes o pessoal responde depois do problema estar resolvido, mas é assim o Fórum. Paciência é o que mais aqui cultivamos 😄 .

A tampa não é estrutural, mas a calha em que assenta é. Já andei a ver opções e entretanto consegui melhorar substancialmente o meu filtro atual ao trocar e reorganizar os materiais de filtragem (não deitei os antigos fora, claro, para não matar o ciclo todo). Continua a ter "pouco" caudal para o aquário (270 l/h para 40 litros de volume real), mas há claramente mais movimento de água. E acho que ainda o consigo melhorar mais.

Quanto a opções: ou um filtro interno com o dobro do caudal (400 a 500 litros/hora), ou um filtro de esponja com compartimentos para biomédia, mas obriga-me a comprar uma bomba de ar mais potente e possivelmente é uma situação mais ruidosa. Quanto a filtros de mochila, por causa da forma como a tampa funciona, não há mesmo compatibilidade. Ou sai a tampa, ou fica entreaberta. Além disto, a calha tem 2 centímetros de largura e por isso o filtro teria de ter pelo menos esse espaçamento. Se tiverem referências de modelos - já fui ver esse Oase - digam, por favor!

Por muito que consigas melhorar esse filtro, nunca será o ideal. Não lhe vais mudar o motor ou a capacidade, portanto ficará sempre aquém. Não quero com isto dizer que não consigas bons resultados, mas como aqui estamos treinados a aconselhar a "melhor solução possível", vamos sempre dizer-te para trocar. Se estiveres disposto a abdicar da tampa, tenho a certeza que arranjarias uma solução para os tais 2cm de calha, mas não sei se ficarias com uma coisa muito "bonita". Sinceramente não sei o que te posso aconselhar. Já tentaste falar com as lojas que referi no comentário anterior? Eles, melhor do que ninguém, já devem ter passado por situações semelhantes e saberão, com certeza, aconselhar-te melhor.

Já agora, aproveito para perguntar se sabem onde comprar plantas online. Não tenho tido sorte absolutamente nenhuma nas lojas a que fui fisicamente, acerto sempre em baixas de stock. Quero algo que me ajude a preencher o aquário tanto em volume como em altura: fetos de Java, cabomba (já sei que é considerada praga e supostamente está proibida), valisneria, sagittaria, por aí. Idealmente, plantas que se alimentem por rizoma/filtragem e não pela raiz, e que ocupem espaço.

Quando quero uma encomenda maior de plantas, e mais específica, recorro à AquaEden. Não te sei dizer ao certo como funcionam em termos de dias, mas se não estou em erro acho que recebem encomendas até quinta para despachar na terça seguinte.

Sei que era melhor dar-lhes uma "esfregona" dedicada a isso

Acho que o musgo é suficiente. Não queiras apressar essas coisas... aproveita o teu aquário. Quando os peixes começam a reproduzir-se em demasia a coisa pode virar-se contra ti... às tantas tens um aquário cheio de peixes e camarões sem espaço adequado para todos.

Continuação de bom trabalho! Vai colocando imagens 😉 .

• Gosto 1