Recommended Posts

Publicado (editado)

Iniciei este aquário em Julho, inicialmente pensei num aquário plantado, depois de muita pesquisa e visitas a lojas, lá me apaixonei pelos famosos Discos 🤑😅 Então tive de abdicar das plantas e manter só plantas fáceis e resistentes às temperaturas de 28/30 graus. 

Aquário de 120x50x50 sem tampas vidros extra claro.

Filtro é um EHEIM professionel 5e 600T com resistência para aquecer água. WiFi incorporado.

Quando há fauna muitos vão dizer que estou louco e misturei outros vão parar de ler 😅😁 o que é um facto é que tenho poucas baixas e muitos nascimentos, conto com 3 Discos (2 fêmeas e 1 macho) já foram 6 mas últimos 3 que comprei de um criador em Portugal duraram 1 semana,  6 corys, 2 botida palhaço, 3 limpa vidros, 2 otto, 1 pleco selvagem, 3 limpa vidros, 2 comedor de alga chines, 3 Platys(2 fêmeas 1 macho depois, 6 Guppys (4F +2M) depois , 2 espadas casal, 1 escalar branco prateado macho, 2 garra rufa.. 2 Ramirezi eletric blue, e por último não menos importante 1 camarão madeira. Tudo o que nasce vai para outro aquário que tenho mais pequeno.

Quem quiser seguir pode entrar no link do Instagram que tenho do aquário, seguir e acompanhar a evolução.

https://www.instagram.com/aquascaping_nature_tank?igsh=Y2lheHI3MGZiaDVt

Editado por Luís_Correia
Publicado:

Tens aí uma fauna muito variada, realmente, mas também tens muitos litros disponíveis! Se os peixes te parecem bem... continua. De qualquer forma, tens aí algumas espécies que são peixes de cardume (como os Otos, por exemplo) e que deviam estar em grupo.

Em relação ao tanque propriamente dito, parece-me muito agradável, e com bom equipamento. Só me parece ter a água um bocadinho turva. Como é a tua rotina de manutenção?

Publicado:
On 14/01/2026 at 12:07, JoseCarlosMarques disse:

Tens aí uma fauna muito variada, realmente, mas também tens muitos litros disponíveis! Se os peixes te parecem bem... continua. De qualquer forma, tens aí algumas espécies que são peixes de cardume (como os Otos, por exemplo) e que deviam estar em grupo.

Em relação ao tanque propriamente dito, parece-me muito agradável, e com bom equipamento. Só me parece ter a água um bocadinho turva. Como é a tua rotina de manutenção?

Boas, obrigado, Otos tinha uns 7 fui perdendo pouco a pouco.

Água turva foi numa das fotos tinha feito uma TPA e aspiração, corte de plantas, limpeza do tronco e pedras e aproveitei e coloquei o produto (clarity) da Seachem, e a água fica assim uma hora, nessa altura tirei a foto 😅

Publicado:

Ok... ok. Percebi. Vai controlando o tamanho desses peixes, e a sua reprodução. Os Discus são muito sensíveis, e imagino que não sejam baratos... se começas a ter muitos peixes e muito grandes, os parâmetros da água podem mudar e isso pode afectar os Discus. Tudo de bom para ti e para o teu tanque. Um abraço.

Publicado:
há 2 minutos, JoseCarlosMarques disse:

Ok... ok. Percebi. Vai controlando o tamanho desses peixes, e a sua reprodução. Os Discus são muito sensíveis, e imagino que não sejam baratos... se começas a ter muitos peixes e muito grandes, os parâmetros da água podem mudar e isso pode afectar os Discus. Tudo de bom para ti e para o teu tanque. Um abraço.

Sim, em termos de peixes só quero colocar 1 escalar fêmea para fazer companhia ao meu, não tenho assim mais Peixes para colocar