Ajuda!!! Reactor de CO2


Recommended Posts

Olá!

eu tenho na aquariofilia muito pouco tempo, e comecei por construir CO2 caseiro e a minha dúvida é a seguinte:

 

gostava que me informassem qual o melhor difusor ou reactor para dissolver o CO2 no meu aquário e também feito em casa "DIY".

 

 

Obrigado!

josé silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

gostava que me informassem qual o melhor difusor ou reactor para dissolver o CO2 no meu aquário e também feito em casa "DIY".

Bem... em termos de nomenclatura, geralmente, o reactor é onde é produzido o CO2. No caso mais conhecido, uma garrafa de sumo gaseificado com água, fermento, açúcar e bicarbonato de sódio.

O difusor, é a peça final que se introduz no aquário, de modo a que as bolhas sejam o mais pequenas possível, para assim se dissolverem melhor. Em termos de difusores, eu creio que os que têm uma membrana porosa, tipo os da ADA, são os melhores, visto as bolhas saírem minúsculas. Tens também o labirinto da Nutrafin. Mas em termos de DIY, são um pouco complicados de imitar. DIY o que tens, que dissolva melhor o CO2, é a pedra difusora com o copo invertido por cima, além de que o CO2 dura mais tempo. Só tem um senão a meu ver. Se não houver uma circulação de água nesse ponto, estabeleces um fenómeno de difusão. Ou seja, o CO2 vai-se dissolver por difusão (lento), pois a água em contacto com o CO2 gasoso está saturada, impedindo assim que o CO2 se dissolva tão bem como queriamos.

 

Espero ter ajudado.

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.