Recommended Posts

Publicado

Viva,

Infelizmente cá estou eu de novo neste tópico...

Apos o meus guppys terem recuperado, o meu aqua abriu! ficando só com uns 20 litros de agua....

Tendo comprado um aquario anteriormente(hospital) de 20 litros coloquei lá as minhas duas guppys femeas, as unicas que tinham sobrevivido.

Mandei de volta o aquario a loja onde o tinham montado, arranjaram-no passado 1 mês, desmontei o filtro e reparei que alem de cheirar mal tinha já uma colonia de fungos, limpei todas as esponjas do filtro com agua a ferver, e voltei a montar o aqua: agua, arião, 2 pedras vulcanicas.

Deixei o filtro a trabalhar durante uma semana, comprei uns cardinais, 1 guppy macho 1 outro femea, no aqua tinha entao 4 guppys e cardinais

No dia a seguir quando acordei tinha todos os cardinais mortos e o macho a nadar de lado acabando por morrer... e todos as outros guppys sem cor

tirei entao os restantes guppys coloquei-os de volta no aqua pequeno onde estao optimos...

Alguem me pode ajudar? será que os homens limparam o aqua com algum produto toxico?

Muito obrigado...

Publicado:

Olá

Na minha optica isso foi provocado por envenenamento por amónia devido ao facto de teres lavado o filtro e teres eliminado a colonia de bactérias nitrificantes. Não voltes a lavar o filtro com água a ferver. Usa água retirada do próprio aquário.

Jacinto

Publicado:
arranjaram-no passado 1 mês, desmontei o filtro e reparei que alem de cheirar mal tinha já uma colonia de fungos, limpei todas as esponjas do filtro com agua a ferver (....)

Deixei o filtro a trabalhar durante uma semana, comprei uns cardinais, 1 guppy macho 1 outro femea, no aqua tinha entao 4 guppys e cardinais

Concordo com o Jacinto.

O aquário não deve ter ciclado em condições apenas em 1 semana. Devias ter vestígios de amônia ou nitritos.

O problema não foi o limpar o filtro. Se esteve desligado 1 mês fizeste bem em limpar.

Podias era ter deixado o filtro a trabalhar, por exemplo, num balde com o resto da água do aquário comunitário.

Outra coisa, aconselho-te a não meter para já mais peixes. Tens de deixar o aquário ciclar uns 15 dias e depois ires metendo gradualmente alguns peixes...

Cumprimentos,

Nuno

Publicado:

Viva,

O meu aquario tem 70 litros.

Só acho estranho é da primeira vez em que montei o aquário fiz exactamente o mesmo processo e não morreu nenhum....

Vou esperar entao os 15 dias e depois colocar um guppy femea, ja que me pareceu ser o mais resistente para ter entao as tais bactérias.

Muito obrigado