SantosNuno Publicado: Sábado às 09:59 Autor Publicado: Sábado às 09:59 Bom dia, Aquário alterado a meu gosto e das mulheres da casa. Guppys activos e contentes. Os pequenitos lá andam de um lado pro outro.Enviado do meu 2312DRAABG através do Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Sábado às 19:37 Publicado: Sábado às 19:37 Se está ao gosto das mulheres aí de casa, está bem 😄 . Mas deixa-me dizer-te que, com tão pouca massa verde, é bom que controles bem essa luz! Citar
SantosNuno Publicado: Sábado às 19:43 Autor Publicado: Sábado às 19:43 Se está ao gosto das mulheres aí de casa, está bem . Mas deixa-me dizer-te que, com tão pouca massa verde, é bom que controles bem essa luz! Se as mulheres da casa não mandarem um pouco e pah...... A Luz só ligo aí por volta das 16h/17h até às 22h e pouco mais. Pode existir um dia ou outro que está mais tempo ligada mas é raro. Já agora tenho o termostato desligado se o ligar devo deixar nos 26 graus ou mais? Pergunto isto porque quando os dias estiveram quentes o aquário aqueceu (termostato sempre desligado e ainda está nos dias de hoje) e sem querer mentir ele deve ter passado os 28 senão mais.Enviado do meu 2312DRAABG através do Tapatalk Citar
JoseCarlosMarques Publicado: ontem às 09:54 Publicado: ontem às 09:54 14 hours ago, SantosNuno said: A Luz só ligo aí por volta das 16h/17h até às 22h e pouco mais. Pode existir um dia ou outro que está mais tempo ligada mas é raro. Porque não lhe metes um temporizador? Ficavas com a coisa mais estável. 14 hours ago, SantosNuno said: Já agora tenho o termostato desligado se o ligar devo deixar nos 26 graus ou mais? Pergunto isto porque quando os dias estiveram quentes o aquário aqueceu (termostato sempre desligado e ainda está nos dias de hoje) e sem querer mentir ele deve ter passado os 28 senão mais. Eu costumo manter o meu nos 23º. Para as plantas é melhor que seja assim mais baixo, e os peixes não se queixam. Já o aquário do meu Beta está regulado para os 25º. Não vejo necessidade de ir além disso. É normal que no verão as temperaturas subam um bocado, mas não há grande coisa que possas fazer em relação a isso. Há quem coloque sacos com gelo dentro da água, para baixar a temperatura... há quem use ventoinhas de arrefecimento. No meu caso, como nunca tive grandes problemas, retiro só o termóstato do aquário e deixo-o entregue ao seu destino 🙂 . Verdade seja dita que a água também nunca passou muito dos 25º. A tua pergunta, se percebi, vai no sentido de regulares a temperatura pelo valor da temperatura exterior? Isso não faz grande sentido. Deves ter uma temperatura ideal, e deve ser para essa que o termostato deve ser regulado. A ideia é que no Inverno ela não desça muito, e aí sim, o termostato entra em funcionamento. Já agora... se tens o termostato desligado, é bom também que o tires de dentro de água e o guardes num sitio qualquer. Pelo menos é isso que eu faço. Citar
SantosNuno Publicado: ontem às 10:30 Autor Publicado: ontem às 10:30 Eu costumo manter o meu nos 23º. Para as plantas é melhor que seja assim mais baixo, e os peixes não se queixam. Já o aquário do meu Beta está regulado para os 25º. Não vejo necessidade de ir além disso. É normal que no verão as temperaturas subam um bocado, mas não há grande coisa que possas fazer em relação a isso. Há quem coloque sacos com gelo dentro da água, para baixar a temperatura... há quem use ventoinhas de arrefecimento. No meu caso, como nunca tive grandes problemas, retiro só o termóstato do aquário e deixo-o entregue ao seu destino . Verdade seja dita que a água também nunca passou muito dos 25º. A tua pergunta, se percebi, vai no sentido de regulares a temperatura pelo valor da temperatura exterior? Isso não faz grande sentido. Deves ter uma temperatura ideal, e deve ser para essa que o termostato deve ser regulado. A ideia é que no Inverno ela não desça muito, e aí sim, o termostato entra em funcionamento. Já agora... se tens o termostato desligado, é bom também que o tires de dentro de água e o guardes num sitio qualquer. Pelo menos é isso que eu faço.Boas, Tenho 1 temporizador mas ainda não descobri onde o coloquei . Então recomenda que deixe o termostato nos 23° e tanto as plantas como os guppys e o caracol ficam ambientados e sem problemas é isso?CumprimentosNuno Santos By Redmi Note Citar
JoseCarlosMarques Publicado: 3 horas Publicado: 3 horas On 9/7/2025 at 11:30 AM, SantosNuno said: Tenho 1 temporizador mas ainda não descobri onde o coloquei . 😄 Assim não serve de muito. On 9/7/2025 at 11:30 AM, SantosNuno said: Então recomenda que deixe o termostato nos 23° e tanto as plantas como os guppys e o caracol ficam ambientados e sem problemas é isso? Sim, a minha recomendação seria essa. Mas atenção que por vezes, como acho que aqui já foi dito, os 23º no termostato não significam 23º na água... ou seja... a maior parte dos termostatos tem que ser colocada nos 25 ou 26 graus, para termos os 23 na água. Só uma vez tive um termostato que aquecia a água à temperatura que indicava. Tem que controlar a temperatura com o termómetro (eu uso um eletrónico, daqueles de bebé, que sobrou do tempo do COVID). Quando o tempo começar a arrefecer, coloca o termostato com indicação de 23º no aquário e depois vai medindo a temperatura da água... se estiver abaixo desse valor, vai aumentando no termostato até ter os tais 23º na água. Espero ter-me explicado bem. Citar
Recommended Posts