SantosNuno Publicado: Abril 8 Autor Publicado: Abril 8 Escova e dentes antes das TPA's . O Excel poderá ajudar.A escova e raspador tenho eu usado. As algas só aparecem na parte da Biobox porque de resto o aquário está limpo.Sent by Redmi Note 13 5G Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Abril 8 Publicado: Abril 8 4 hours ago, SantosNuno said: As algas só aparecem na parte da Biobox porque de resto o aquário está limpo. E queixas-te? Enquanto assim for, está tudo bem, rapaz. Dá para manter o aquário livre de algas com uma limpeza semanal? É isso que se quer. Citar
SantosNuno Publicado: Abril 9 Autor Publicado: Abril 9 E queixas-te? Enquanto assim for, está tudo bem, rapaz. Dá para manter o aquário livre de algas com uma limpeza semanal? É isso que se quer.Hehehe é o que dá querer tentar ser perfeccionista e ter o aquário bonito lolol.Agradeço por todas as dicas e tenho as seguido escrupulosamente. Daqui a uns dicas coloco novas fotos.Sent by Redmi Note 13 5G Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Abril 9 Publicado: Abril 9 3 hours ago, SantosNuno said: Hehehe é o que dá querer tentar ser perfeccionista e ter o aquário bonito lolol. Agradeço por todas as dicas e tenho as seguido escrupulosamente. Daqui a uns dicas coloco novas fotos. Eu sou igual. Não te critico. Mas lá está... enquanto for coisa que dê para resolver com uma TPA, para mim não é problema. Cá ficarei à espera de ver essas imagens. Citar
SantosNuno Publicado: Abril 14 Autor Publicado: Abril 14 Ora lá estão eles a passear no aquário todos felizeshttps://ibb.co/GvFGY6XYSent by Redmi Note 13 5G Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Abril 14 Publicado: Abril 14 Caraças... esse musgo está a crescer a olhos vistos. E o mais engraçado é que, como está preso às rochas, podes retirá-lo do aquário para o podar de vez em quando. Pessoalmente, teria optado por misturá-lo com outras plantas, mas com esse crescimento todo (e permite-me dar aqui uma de entendido - que não sou, mas aspiro, em aquascaping) eu tratava de arranjar umas pedras maiores que as que tens agora para a parte de trás do aquário... colava algum desse musgo que podes podar das pedras da frente, e começava a moldar umas moitas da planta, mais pequenitas à frente e crescendo em tamanho para trás. Ficaria uma coisa simples, mas muito bonita. Tipo isto: Citar
SantosNuno Publicado: Abril 14 Autor Publicado: Abril 14 Caraças... esse musgo está a crescer a olhos vistos. E o mais engraçado é que, como está preso às rochas, podes retirá-lo do aquário para o podar de vez em quando. Pessoalmente, teria optado por misturá-lo com outras plantas, mas com esse crescimento todo (e permite-me dar aqui uma de entendido - que não sou, mas aspiro, em aquascaping) eu tratava de arranjar umas pedras maiores que as que tens agora para a parte de trás do aquário... colava algum desse musgo que podes podar das pedras da frente, e começava a moldar umas moitas da planta, mais pequenitas à frente e crescendo em tamanho para trás. Ficaria uma coisa simples, mas muito bonita. Tipo isto: Boas, ya o musgo cresce bem. Já pensei em podar mas a paciência e tempo é pouco. Além de que jeito não é muito. As pedras maiores estão a frente nas laterais com musgo atrás são troncos com musgo lol. Estava a pensar colocar umas anubias e valisnerias quem sabe.Sent by Redmi Note 13 5G Citar
SantosNuno Publicado: Maio 4 Autor Publicado: Maio 4 Ora boas, Dia da manutenção do aquário:-muda de 20% de água que estava de lado já a 1 semana-fundo mais ou menos sinfonado (o jeito não é muito)-cerâmicas lavadas com a água do aquarioOs meus 20 endlers, 2 corridoras e come algas chinês andam todos contentes.O musgo lá ficou por podar, a minha esposa gosta como está xd (temos de fazer as vontades de vez em quando)A persistência do musgo verde na biobox é que não entendo, mas como a fauna não reclama vai se limpando. Depois meto fotos.Sent by Redmi Note 13 5G Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Maio 4 Publicado: Maio 4 39 minutes ago, SantosNuno said: -cerâmicas lavadas com a água do aquario Não precisas fazer isso em todas as TPA's. Aliás... eu raramente limpo o meu filtro e, mesmo assim, só as esponjas. As fotografias, para nós podermos criticar 😛 ? Citar
SantosNuno Publicado: Maio 4 Autor Publicado: Maio 4 Não precisas fazer isso em todas as TPA's. Aliás... eu raramente limpo o meu filtro e, mesmo assim, só as esponjas. As fotografias, para nós podermos criticar ?Claro que podem criticar xd, sejam construtivas ou destrutivas xd. As mídias e esponja já não eram lavadas a 1 mês prai um até que não estavam sujas.Sent by Redmi Note 13 5G Citar
Alvaro Silva Publicado: Maio 4 Publicado: Maio 4 Boas Santos Nuno Eu em norma só limpo o filtro quando vejo que está a perder força a saida da água, eu limpo o filtro +ou- de 6 meses em 6 meses,e quando limpo lavo as espojas,e as mídias lavo em água do aquário mas não muito,porque nesta operação perde-se muitas bactérias,e por vezes até desestabliza a biologia do aquário. O que eu lavo mais fezes é as mangueiras de 3 em três meses. A minha opinião é que só se deve lavar o filtro mesmo quando ele esta a precisar. Saudações Citar
SantosNuno Publicado: Maio 7 Autor Publicado: Maio 7 (editado) Actualizando https://ibb.co/prncrmTh Sim já sei o Musgo está a precisar de ir ao barbeiro :), mas......... ...... neste momento anda a esconder os novos habitantes (alevins já vi 3 pelo menos). https://ibb.co/Kj4Tf7Jj Na imagem acima vê-se uma bolinha branca (ate a rodeei a vermelho), dessas bolinhas existem mais umas 4 ou 5 dispersas pelos vidros, será ovo das corys? Tenho estas(es) https://ibb.co/Jw2mWfK4 Editado Maio 7 por SantosNuno Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Maio 7 Publicado: Maio 7 Eu não desgosto do musgo assim. Se ele continuar bem preso às rochas, até acho que podes criar um efeito engraçado. Incomodam-me mais as algas nos vidros e no filtro... e isso resolve-se muito facilmente com uma escova de dentes ou uma esponja daquelas verdes (mais abrasivas). Desligas o filtro, limpas bem isso, trocas a água e está feito. Habituando-te, e fazendo a coisa com regularidade, vais ver que ficas com um aquário muito mais agradável. Em relação às bolinhas no vidro, não te consigo ajudar. Nem sei como procriam as Corydoras 🙂 . Talvez o @Alvaro Silva tenha resposta para isso. Citar
SantosNuno Publicado: Maio 7 Autor Publicado: Maio 7 Eu não desgosto do musgo assim. Se ele continuar bem preso às rochas, até acho que podes criar um efeito engraçado. Incomodam-me mais as algas nos vidros e no filtro... e isso resolve-se muito facilmente com uma escova de dentes ou uma esponja daquelas verdes (mais abrasivas). Desligas o filtro, limpas bem isso, trocas a água e está feito. Habituando-te, e fazendo a coisa com regularidade, vais ver que ficas com um aquário muito mais agradável. Em relação às bolinhas no vidro, não te consigo ajudar. Nem sei como procriam as Corydoras . Talvez o [mention=33345]Alvaro Silva[/mention] tenha resposta para isso.Pois as ditas algas .... Na última TPA foi o que fiz esponja verde e escova de dentes com tudo desligado. Mas elas teimam em lá ficar xd.Sent by Redmi Note 13 5G Citar
Alvaro Silva Publicado: Maio 7 Publicado: Maio 7 Boas SantosNuno Isso pode muito bem ser ovos das coryodoras,elas quando colocam ovos é nos vidros ,nas plantas onde calha, mas claro de concreto e certo fica a duvida. Saudações Citar
SantosNuno Publicado: Maio 7 Autor Publicado: Maio 7 Boas SantosNuno Isso pode muito bem ser ovos das coryodoras,elas quando colocam ovos é nos vidros ,nas plantas onde calha, mas claro de concreto e certo fica a duvida. Saudações Boas Alvaro Silva, Obrigado pela dica, vamos aguardar xd.Grande abraço Sent by Redmi Note 13 5G Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Maio 8 Publicado: Maio 8 16 hours ago, SantosNuno said: Pois as ditas algas .... Na última TPA foi o que fiz esponja verde e escova de dentes com tudo desligado. Mas elas teimam em lá ficar xd. Tens que fazer alguma coisa para contrariar isso. Ou tens uma calha com demasiada potência, ou está ligada demasiadas horas por dia. Citar
SantosNuno Publicado: Maio 8 Autor Publicado: Maio 8 Tens que fazer alguma coisa para contrariar isso. Ou tens uma calha com demasiada potência, ou está ligada demasiadas horas por dia.Boas, A calha é de 10w. Ligo as 09h/10h e desligo á noite.Sent by Redmi Note 13 5G Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Maio 8 Publicado: Maio 8 42 minutes ago, SantosNuno said: A calha é de 10w. Ligo as 09h/10h e desligo á noite. É muito tempo, rapaz! Por isso é que isso está tudo verde. A minha calha está ligada 8 horas por dia a 30%. E mesmo assim já estou a abusar, porque tenho CO2, ainda fertilizo com Carbo e tenho uma equipa de limpeza bem jeitosinha. Compra um temporizador, e começa a ligar isso... sei lá... 7 horas por dia. Mas faz uma transição gradual! Citar
Alvaro Silva Publicado: Maio 8 Publicado: Maio 8 Boas Santos Nuno O Aquário ainda tem pouco tempo,não sei se já terá dois meses,ainda tem muito para ficar maduro,e é normal que possa aparecer algas,principalmente as "Algas Verdes"nos vidros e outros obejetos, com o tempo tem tendência a desaparecer, mas é claro que tens que ter a luz certa. Abraços Citar
SantosNuno Publicado: Maio 8 Autor Publicado: Maio 8 Boas Santos Nuno O Aquário ainda tem pouco tempo,não sei se já terá dois meses,ainda tem muito para ficar maduro,e é normal que possa aparecer algas,principalmente as "Algas Verdes"nos vidros e outros obejetos, com o tempo tem tendência a desaparecer, mas é claro que tens que ter a luz certa. Abraços Boas Alvaro Silva, Sim já tem 2 mesitos.A lâmpada é led de 10w e já veio com o aqua. Após a dica dada anteriormente agora só ligo a luz aí para as 15h e desligo as 22hSent by Redmi Note 13 5G Citar
JoseCarlosMarques Publicado: Sexta-feira às 12:59 Publicado: Sexta-feira às 12:59 16 hours ago, SantosNuno said: Após a dica dada anteriormente agora só ligo a luz aí para as 15h e desligo as 22h Na minha opinião, faz mais sentido. Com o tempo habituas-te a ver o aquário ligado apenas nessas horas. E os peixes descansam melhor. Citar
Recommended Posts