Reproduzir barbos tigre


Mónica Nunes

Recommended Posts

Boas.

Gostaria de saber se alguem ja reproduzio barbos tigres, eu já tentei 2 vezes, alimentei-os bem, pus imensa vegetação e apenas uma pedra difusora e nunca os vi desovar, gostaria que relatassem experiencias com estes peixinhos.

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Os barbos tigre, são de fácil reprodução o “truque” está em acondicionar os machos e as fêmeas em aquas separados. Quando as fêmeas tiverem bem roliças coloca-as no aqua de desova durante a manhã ou no início da tarde, para elas se ambientarem ao aqua. Os machos só vão para o aqua à noite. Se tudo correr bem eles começam a desova ao amanhecer. Se a desova for efectuada deves retirar de imediato os progenitores.

Aquário de desova: um aqua de 50cm é suficiente para 2 fêmeas com 3 machos;

Deves meter uns molhos de plantas, tipo elodeas, que ocupem no mínimo ¼ do aqua, se o aqua for maior mete 2 molhos um de cada lado e deixa o meio do aqua livre. Se tiveres musgo de Java utiliza-o é excelente para proteger os ovos.

Temperatura 25ºC, os aquas de acondicionamento devem estar a 27ºC.

Eu não sei até que ponto está os teus conhecimentos sobre a espécie, se tiveres mais alguma duvida pergunta, vou tentar responder o mais breve possível, mas para já penso que já tens as informações que procuravas.

Boa sorte e não desistas à primeira

Até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Os ovos dos barbos tigres são adesivos? Sei que há uma boa tecnica para os ovos que não são adesivos, que é por calhaus no fundo do aquario e meter uma rede que os pais não caibam, os ovos caem e os pais não os conseguem comer.

Vou então acondicionar o macho e a femea em aquarios separados a ver se resulta.

Obrigada :D

All the pretty things are going to hell!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

Os ovos são adesivos e depois da eclosão os alevins ficam colados aos vidro o que facilita a confirmação do sucesso da desova, eles irão ficar colados aos vidros e as plantas aproximadamente 24 a 36horas, antes de começarem a nadar quando começarem a nadar vais ter de alimenta-los com infusório, pelo menos durante os primeiros 5 dias, quando começares a alimentação é que tens de te preocupar com a arejação/ agitação da superfície da água.

Não me dissestes se tinhas musgo de Java, se tiveres isso vai facilitar imenso tanto na protecção dos ovos como na alimentação inicial dos alevins.

Só tens um macho e uma fêmea? O ideal seria 2femeas e 3 machos, mas 1 macho e uma fêmea também vai dar, mas vai ser mais difícil, pois eles podem não se sentir a vontade para iniciar a desova. Se eles não desovarem no primeiro dia durante a manhã, sobe a temperatura para os 26-27ºC e à noite fazes uma mudança de água de maneira que a temperatura baixe para os 24-25ºC. para veres se desovaram observa se a fêmea tem o abdómen menos inchado, pois a visualização dos ovos não é assim tão fácil, se o aqua estiver bem “plantado”.

(Bem desculpa a salganhada deste texto, mas à muitos anos que não faço criação de barbos e dicas vêm aos solavancos).

O aqua não deve ter areão podes prender os tufos de plantas com fitas de chumbo, ou se tiveres musgo de Java metes este por baixo e as plantas soltas por cima.

Se tiveres mais duvidas, avança pois eu não sei o que tu já sabes e o que mais pretendes saber.

Boa sorte até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Muitas mudas, comida viva e água de qualidade e é quase impossível eles não desovarem.

 

Provavelmente desovam, mas como é o peixe mais guloso pelos próprios ovos que conheço, nunca notaste.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais