Cabomba - Mutação??!


waze

Recommended Posts

Boas! :twisted:

 

Tenho um aquário comunitário de 150l à cerca de um ano e meio, e, das plantas que sempre mantive foram cabombas e elódeas cujo crescimento frenético obrigam-me a poda-las semanalmente... no entanto, de à uma semana para cá aconteceu-me uma coisa única, que nunca me tinha acontecido... uma das cadombas quando atingiu a superficie, em vez de continuar a crescer e ficar a boiar como seria o normal, criou uma folha como uma espécie de nenúfar.. ora, já lá vai uma semana e está a desenvolver-se...! Até já tem uma flor fora de água, e 4 rebentos de flor a virem à superfície...

 

Não mudei nada no aquário nos ultimos meses, verifiquei os parametros e está tudo normal... Que explicação terá este fenómeno? É normal? Já vos aconteceu?? A primeira coisa que me ocorreu foi que fosse uma estranha mutação... (??!)

 

Aqui ficam as fotos:

 

1.jpg

2.jpg

3.jpg

 

(as fotos foram tiradas em dias diferentes. A terceira foi tirada hoje)

 

Alguém me consegue esclarecer? É pura curiosidade... :twisted:

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Folhas flutuantes com o objectivo de sustentar as flores, perfeitamente normal, apesar de não muito comum.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

 

O que aconteceu á tua Cabomba é um fenomeno perfeitamente natural pois que se trata da planta a ter uma inflorescência. É ao mesmo tempo um fenomeno inusitado em aquario, mesmo raro. Só consegui a inflorescência de Cabombas em tanques ao ar livre. Deves ter uma elevada intensidade luminosa no teu aquario.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, efectivamente tenho todos os meus aquários no meu quarto numa varanda fechada toda vidrada... tem um contra, nas paredes laterais do aquário que dão para a rua enchem-se de algas muito facilmente, mas, ao mesmo tempo ao menos teem luz natural durante o dia :lol: claro que não dispenso a luz artificial!

 

obrigado pelo esclarecimento! :lol:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais