Substrato e Areia


Recommended Posts

Estou a pensar montar um aquário novo de 140L lá para Agosto. Tenho mais uma questão, quantos cm de substrato devo colocar antes de colocar a Areia? No que tenho de 110L coloquei 1.5cm. Algumas plantas tem se dado muito bem mas tem outras que nem por isso. Mesmo dando CO2 e Fertilizante liquido algumas não aguentam. Será 1.5cm curto? Coloquei 1.5cm no centro e nas pontas nada por uma questão de estética. Obrigado a todos pelas dicas 🙂

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas rbarcia

Se vêz que no aquário que tens agora colocastes 1,5cm de substrato e viste que havera plantas que não estão bem,podes colocares 2cm ou 2,5cm no outro que vais montar em Agosto,para as plantas não existe estética,elas querem é solo para as suas raizes se esticarem.

 

Saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas rbarcia

Se vêz que no aquário que tens agora colocastes 1,5cm de substrato e viste que havera plantas que não estão bem,podes colocares 2cm ou 2,5cm no outro que vais montar em Agosto,para as plantas não existe estética,elas querem é solo para as suas raizes se esticarem.

 

Saudações

Thanks.

Posso colocar 2.5cm no meio e deixar as pontas sem para a estética, desde que as plantas fiquem fora das pontas certo? Saudações.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim,mesmo que coloques no meio 3cm,e que velha a escorrer para a frente e junto ao vidro da frente fica 1,5cm.

 

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças que essa altura de que falas depende muito do substrato que vais utilizar. Eu já usei ADA Amazonia, e agora optei pelo da Tropica. Se fores para essas marcas que vendem substratos mais ricos em nutrientes, consegues bons resultados até com 1cm de substrato (claro que tudo depende das plantas que vais utilizar, e durante quanto tempo vais manter o aquário, porque, mais cedo ou mais tarde, todos os substratos se esgotam). Opta por um substrato de maior qualidade, e terás com toda a certeza melhor resultados. Por vezes queremos poupar e acabamos por não fazer as coisas como devem ser feitas. 

Só uma dica... mesmo com o melhor dos substratos (neste caso quero dizer o mais rico em nutrientes), que julgo ser o da ADA, e dependendo, mais uma vez, das plantas que vais utilizar, vais ter sempre que fertilizar a coluna de água. A introdução de CO2 também ajuda bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 10 horas, JoseCarlosMarques disse:

Não te esqueças que essa altura de que falas depende muito do substrato que vais utilizar. Eu já usei ADA Amazonia, e agora optei pelo da Tropica. Se fores para essas marcas que vendem substratos mais ricos em nutrientes, consegues bons resultados até com 1cm de substrato (claro que tudo depende das plantas que vais utilizar, e durante quanto tempo vais manter o aquário, porque, mais cedo ou mais tarde, todos os substratos se esgotam). Opta por um substrato de maior qualidade, e terás com toda a certeza melhor resultados. Por vezes queremos poupar e acabamos por não fazer as coisas como devem ser feitas. 

Só uma dica... mesmo com o melhor dos substratos (neste caso quero dizer o mais rico em nutrientes), que julgo ser o da ADA, e dependendo, mais uma vez, das plantas que vais utilizar, vais ter sempre que fertilizar a coluna de água. A introdução de CO2 também ajuda bastante.

Sim, vou ter de investir num bom substrato. O que tenho feito e resultado +/- no meu de 110L é CO2 liquido, florena e ferropol gotas. +/- porque tem zonas que acho que o substrato é demasiado curto e as plantas sem ele não rendem. Tive o surto brutal de algas verdes que ia matando o aquário mas resolvi com um filtro UV. Desde então a água ficou cristalina e o aquário sem algas nenhumas. Claro que esteticamente mais um filtro interno ... Mas um dia troco a Biobox 2 e este filtro UV por algo em condições. Mas como está a funcionar bem agora vou manter para não ter mais um gasto. Mas se tudo correr bem com o novo, coloco filtro igual depois mais tarde. Thanks pelas dicas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 10/05/2024 at 13:58, JoseCarlosMarques disse:

Com esse relato, ainda me convences a comprar um filtro UV. Eheh. Tenho que pesquisar mais sobre isso 😉 . Um abraço.

Fiquei FAN do filtro UV. Li e vi muitos vídeos no Youtube e boa parte funcionava após 2/3 dias. Ao fim de 1 semana já pensava devolver o meu. Ao fim de 2 semanas do nada o aquário ficou limpo e não mais voltou. Provavelmente depois de uma manutenção ao filtro devo ter posicionado o mesmo corretamente. Mas para este aquário de 140L que irei comprar ando a ver se compro algo externo. Ou seja que ligue ao filtro Oase Biomaster 350 ou 600. Já vi uns que usam a mangueira da marca Eheim. Já comprei o Purigen(É caro, espero que dure uns meses lol) e já estou a experimentar. Se funcionar como espero que sim faço o 2 em 1. Uso filtro UV e Purigen. O objetivo é ter o mínimo de trabalho com manutenção possível. Um aquário com água cristalina e limpa diminui a manutenção, melhora a qualidade dos peixes/plantas e diminui os custos. Ainda estou a aprender muita coisa mas chego lá.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

12 hours ago, rbarcia said:

Fiquei FAN do filtro UV. Li e vi muitos vídeos no Youtube e boa parte funcionava após 2/3 dias. Ao fim de 1 semana já pensava devolver o meu. Ao fim de 2 semanas do nada o aquário ficou limpo e não mais voltou. Provavelmente depois de uma manutenção ao filtro devo ter posicionado o mesmo corretamente. Mas para este aquário de 140L que irei comprar ando a ver se compro algo externo. Ou seja que ligue ao filtro Oase Biomaster 350 ou 600. Já vi uns que usam a mangueira da marca Eheim. Já comprei o Purigen(É caro, espero que dure uns meses lol) e já estou a experimentar. Se funcionar como espero que sim faço o 2 em 1. Uso filtro UV e Purigen. O objetivo é ter o mínimo de trabalho com manutenção possível. Um aquário com água cristalina e limpa diminui a manutenção, melhora a qualidade dos peixes/plantas e diminui os custos. Ainda estou a aprender muita coisa mas chego lá.

Mas explica lá melhor o que faz o filtro UV. Faz com que o aquário fique sem algas?

O Purigen dura-te muito tempo. Quando estiver saturado, colocas num recipiente com lixívia e deixas lá ficar 24 horas. Depois passas por água até já não sentires o cheiro da lixívia e voltas a colocar no filtro. Claro que com as lavagens e a utilização, vais perdendo alguns grãos e é essa diminuição de matéria que faz com que mais tarde tenhas que comprar outro saco, caso contrário podias usar o mesmo para sempre 🙂 .

Olha que as mudanças de água não servem só para deixar o aquário limpo... também servem para repor parâmetros. Uma por semana é o recomendável.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais