Novo plantado 100x40x45 ( de volta ao hobby )


Recommended Posts

 

IMG-2719.jpg

Boa tarde a todos,

De volta ao hobby e aqui ao fórum, já por cá andei há uns 12 anos atrás, na altura com mbunas do Malawi. Passados estes anos sem aquários, decidi montar um plantado, projeto de iniciante nestas lides e num estilo natural. 

A montagem tem uma semana.

- Aquário 100x40x45 ( 180 litros )

- Termostato 200W

- Filtro ehiem 600plus ( 1000 l/h )

- Iluminação calha 2x55W PLL ( 6400K ), tenho uma régua de 900mm com 24W led 6500K, se achar necessário reforçar, para já,  assim parece bem.

- CO2 pressurizado, garrafa recarregável de 2K com válvula de solenoide, o difusor tenho de ir buscar um de 30mm, este é curto, vinha com o kit e tem de bombar mais gás para ficar ok  no dropchecker.

- Substrato JBL Manado ( 25 litros )

Iluminação 8 horas, CO2 a ligar e a desligar 1 hora antes da iluminação.

PH = 7 e KH = 8, medidos a meio do ciclo de CO2 a bombar.

Flora:

Ludwigia repens - Staurogyne repens - rotala rotundifolia - micranthemum " monte carlo" - Taxiphyllum barbieri 'Bogor Moss' - Vesicularia montagnei Christmas - Lobelia cardinalis mini Hygrophila pinnatifida - hygrophila corymbosa

Fertilização micros e macros com nutrientes Flourish na coluna de água, quantidades de acordo com o recomendado pelo fabricante para "maçaricos" - mais ou menos assim, vou ajustando pela observação, mas para já parece tudo a crescer bem. 

Fauna, ainda em avaliação.

Aceitam-se críticas e conselhos!

Obrigado

João Marques 

 

 

 

 

 

Editado por nortadaVIII
  • Gosto 1

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Publicado: (editado)

Tenho aproximadamente 7/8 à frente e para trás vai aos 12 cm, mas o manado precisa de altura para elas se irem agarrar lá mais em baixo, também é bom para tamponar alguns excessos de nutrientes.

Editado por nortadaVIII

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nortadaVIII said:

Tenho aproximadamente 7/8 à frente e para trás vai aos 12 cm, mas o manado precisa de altura para elas se irem agarrar lá mais em baixo, também é bom para tamponar alguns excessos de nutrientes.

Compreendo. Não conheço muito bem a marca, portanto não vou comentar mais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Publicado: (editado)
há 8 horas, JoseCarlosMarques disse:

Compreendo. Não conheço muito bem a marca, portanto não vou comentar mais.

o JBl manado é um substrato não fértil, mas muito bom para quem usa a fertilização líquida. A sua composição granulada, aspeto de grão de argila, concede-lhe uma grande área de colonização para as bactérias que absorvem detritos e outros poluentes, ajuda assim na filtragem, comportando-se também como uma massa filtrante auxiliar. Ajuda a controlar as algas quer em fases iniciais de montagem, quer em fases mais avançadas do ecossistema porque também tem a capacidade de absorver nutrientes em excesso e ir libertando conforme as necessidades. Também ajuda para que a dureza da água não tenha mudanças bruscas, ajudando assim a ter um PH mais estável. O aspeto também gosto bastante, dá aquele ar de terra dos bosques, a granulometria e a sua densidade é excelente para as raízes que rapidamente vão por aí a baixo. Contras, ao inicio como tem alguma leveza ficam alguns grãos a boiar, mas rapidamente afundam e os que não afundam, tiras bem com um camaroeiro. Também tens de ter algum cuidado a plantar na fase inicial para que as raízes fiquem bem fixas.   

Editado por nortadaVIII

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Fica uma atualização, passada uma semana. Nota-se a evolução e crescimento das plantas, o Monte Carlo está a multiplicar-se bem mas, estou a pensar fazer uns desdobramentos com replantação para acelerar o processo.

IMG-2782.jpg

  • Gosto 1

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está com bom aspecto, sim senhor! Continuo a não perceber porque sou o único que têm sempre as pedras verdes 😞 .

Em relação à Monte Carlo, eu deixava estar como está. Tem paciência e deixa-a crescer por si. Por vezes estragamos tudo por querer-mos estar constantemente a fazer alguma coisa e no final sai borrada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Está com bom aspecto, sim senhor! Continuo a não perceber porque sou o único que têm sempre as pedras verdes 😞 .

Em relação à Monte Carlo, eu deixava estar como está. Tem paciência e deixa-a crescer por si. Por vezes estragamos tudo por querer-mos estar constantemente a fazer alguma coisa e no final sai borrada.

 

há 1 hora, JoseCarlosMarques disse:

Está com bom aspecto, sim senhor! Continuo a não perceber porque sou o único que têm sempre as pedras verdes 😞 .

Em relação à Monte Carlo, eu deixava estar como está. Tem paciência e deixa-a crescer por si. Por vezes estragamos tudo por querer-mos estar constantemente a fazer alguma coisa e no final sai borrada.

Tens razão ... a pressa é inimigo da perfeição 😀 em relação ao verde das pedras, em tempos também tinha aquários com pedras verdes, mas mais em aquários de mbunas, sem plantas onde não tinham qualquer sombra ... acho que tem a ver com mais ou menos exposição de luz.

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2 hours ago, nortadaVIII said:

acho que tem a ver com mais ou menos exposição de luz

Pois tem. E eu sei disso. É o mal de ter Iwagumis... muita luz para a carpete e pouca massa verde.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

 

 

Boa tarde,

Passado 1 mês da montagem e depois de praticamente ter desaparecido um pequeno bum de diatomáceas, normais em montagens recentes, o aquário está a estabilizar e introduzi à cerca de 8 dias uma equipa de limpeza.

6 otocinclus 

6 amanos

Têm feito um trabalho exemplar, passam o dia a trabalhar e nestes 8 dias não introduzi qualquer alimento extra no aquário, sem que note que isso faça alguma diferença.

Deixo em baixo o link para ver os meninos a trabalhar e a foto atual do aquário.

 

 

 

 

1.jpg

 

 

 

Editado por Tozé Nunes
  • Gosto 1

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 9 horas, JoseCarlosMarques disse:

Vês... com paciência, as coisas estão a compor-se. A carpete está quase fechada.

Sim, vai devagar … penso que mais 2 ou 3 semanas deve fechar.

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

há 1 hora, Alvaro Silva disse:

Boas João Marques

O video não se vê, diz ( Video indisponível Este video é privado)

Saudações

Boas Álvaro, sim estava privado. Agora acho que já dá.

 

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

On 19/04/2024 at 23:20, Alvaro Silva disse:

Não dá nada

 

saudações

Faltavam umas autorizações ... agora penso que sim.

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Passados 33 dias está tudo equilibrado, luz, CO2, fertilização e introduzi mais fauna no passado sábado. 

Plantas com boa saúde e crescimento, vamos aguardar principalmente pelo crescimento dos musgos e fecho do tapete,  vão fazer toda a diferença. 

A fauna também parece feliz e contente 😀

Fica o vídeo de atualização:

 

  • Gosto 1

Cumprimentos,

João Marques

assinatura.jpg

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.