PROJETO DE NOVO AQUÁRIO


Recommended Posts

Boa tarde,

Estou a pensar fazer um upgrade do meu aquário 100L com filtro interno, para um display com 330L com sump para discus, com possibilidade de eventual modificação para água salgada (caso a ideia venha a surgir).

Recolhi a informação que necessitava, e as conclusões às quais cheguei, aproximam-se do que apresento.

O projeto não está finalizado, faltam definir a elétrica, iluminação, quadro, prateleiras, revestimentos, tampas, acrílicos, etc.

Ficheiro PDF - Atualizado automaticamente

large.Capturadeecr2024-03-19214640.png

A informação necessária é a seguinte:

O aquário ficará junto a um pilar de betão (500x500) à esquerda, e de uma alvenaria não estrutural na traseira. Uma vez que habito em apartamento, irei aplicar fixações do móvel ao pilar e alvenaria para não descarregar exclusivamente na laje.

A estrutura do móvel foi calculada, tal como a espessura dos vidros, a definição do overflow pelo Bean Animal como sendo das mais fiáveis, e só tenho espaço para o colocar à esquerda do aquário. O volume do sump com aproveitamento máximo do espaço, os termostatos em função do volume total da água, a bomba de retorno entre as 10 e 12x L/h sobre o volume total. Bomba AC, porque pondero colocar tomadas IP68, e o transformador das DC, torna-se um problema, para além do preço superior e leio muita reclamação acerca da fiabilidade de alguns modelos.

As curvas do overflow terão um furo em cima para criar o efeito sifão, uma vez que as extremidades ficarão submersas.

Uma vez que irei fazer TPAs diretamente da rede para o sump, incluindo os metais pesados e o cloro, o tubo de retorno entre a bomba e o sump, permitem aplicar o Seachem Prime (P. Ex) e que os termostatos tenham tempo de auxiliar na regulação da temperatura antes de voltar a efetuar o circuito para o Display.

As esponjas de poliuretano (Poret Foam), foram o sistema que li que tem o melhor desempenho, com a excepção do K1 em movimento (que implica mais uma bomba de ar e o ruído).

Necessito do parecer dos mais experientes, relativamente à bomba de retorno (marca, modelo), dimensões do sump, layout das tubagens, se as esponjas no sump permitem um fluxo suficiente para a bomba, etc.

Estou a pensar elaborar o projeto completo previamente à execução, que no final irei partilhar toda a informação, incluindo mapa de quantidades com os custos de execução individuais e custos de manutenção mensal. Estou a ter algumas dificuldades em encontrar sites em pt com todos os acessórios em PVC, especialmente um passa muros de aba larga como os que vejo aplicados nos overflow.

Irei demorar meses a concluir, uma vez que disponho de pouco tempo livre e vou avançando apenas quando posso, e preciso estudar as diferentes soluções.

Grato pelo tempo que possam dispensar,

Jorge

 

Editado por jmrodrigues78
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que grande empreitada vais ter pela frente. Admiro a tua coragem! Por enquanto parece-me que tens tudo muito bem delineado, mas eu não percebo nada de SUMP's 🙂 . Vou ficar ansiosamente à espera de ver o que vai sair daí.

  • Gosto 1
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.